Pareço Verde, Logo Sou? Uma Análise das Associações Feitas Após Exposição a Peças Publicitárias Com Apelos Verdes

Palavras-chave: Preocupação ambiental, Marketing verde, Greenwashing, Comportamento do consumidor.

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar as associações feitas pelos consumidores após a exposição a peças publicitárias com apelos verdes. Para tanto, o trabalho realizou um levantamento junto à literatura pertinente, focando-se na contextualização da questão ambiental, no marketing verde e greenwashing e nas possíveis influências destas práticas no comportamento do consumidor. O estudo se caracterizou por uma abordagem hipotético-dedutiva, com foco na validade interna dos resultados, realizado por meio de dois experimentos, realizados juntos a 138 e 122 participantes, respectivamente, ambas as amostras não probabilísticas, escolhidas por conveniência e distribuídas de forma aleatória entre os tratamentos. Os dois testes contaram com o mesmo procedimento, que consistiu na apresentação de uma determinada embalagem (produto folhas de papel A4 da marca Aro com selo ecológico FSC ou falso e produto esponja de aço multiuso da marca Bombril com e sem greenwashing), seguido da mensuração das associações que os participantes faziam livremente à marca. Como resultado, observou-se uma forte capacidade de influência dos apelos verdes no comportamento do consumidor, tendo em vista que as associações verdes se mostraram de forma majoritária, inclusive diante dos casos de greenwashing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Pasquotto Andreoli, Coordenadora do curso de Administração - Faculdade Anhanguera Pitágoras Votorantim
 Graduação em Administração - Universidade Estadual de Maringá (UEM)    Mestrado em Administração - Universidade de São Paulo (USP)Doutorado em Administração - Universidade Municipal de São Caetano (USCS)
Leandro Leonardo Batista, Professor Dr. - Escola de Comunicação -Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Mestrado em Propaganda - University of North Carolina (1990)

Doutorado em Comunicação Social - University of North Carolina (1996)

Publicado
2020-09-10
Como Citar
Andreoli, T. P., & Batista, L. L. (2020). Pareço Verde, Logo Sou? Uma Análise das Associações Feitas Após Exposição a Peças Publicitárias Com Apelos Verdes. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(2), 113-125. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i2.42902
Seção
Artigos