Princípios do Cooperativismo de Plataforma na Construção de Arranjos de Mercado

Palavras-chave: Cooperativismo de plataforma, plataformas digitais, cooperativismo, governança, arranjos de mercado

Resumo

A economia do compartilhamento, em especial as plataformas digitais, tem ganhado relevância no debate acadêmico de marketing e consumo dado o seu impacto na transformação dos arranjos de mercado. Contudo, na esteira desse processo, observa-se consequências negativas derivadas dos desequilíbrios provocados pela concentração de poder nos proprietários das plataformas. Na busca por arranjos de mercados capazes de assegurar a distribuição de valor gerado de forma compartilhada e mitigar os seus desequilíbrios, perspectivas recentes têm recuperado a noção de cooperativismo para projetar modelos mais justos de plataformas digitais. Neste ensaio teórico, buscamos refletir e mapear a construção de novos arranjos de mercado em uma economia compartilhada e cooperativa. Para isso, reconhecemos o cooperativismo de plataforma como um modelo alternativo àquele controlado por grandes corporações. Finalmente, nós combinamos os princípios do cooperativismo e de governança distribuída para propor uma tipologia para as diferentes configurações dos arranjos de mercado vinculados a plataformas cooperativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Dalmoro, Centro de Gestão Organizacional - UNIVATES

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor do Programa de PósGraduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – Universidade do Vale do Taquari (Brasil) e Professor Convidado da NOVA IMS Information Management School – Universidade de Lisboa.

Douglas Wegner, Fundação Dom Cabral

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor da Fundação Dom Cabral.

Janaina Mortari Schiavini, Hub 528Hz

Doutora em Administração pela UNISINOS. Pesquisadora independente.

Publicado
2023-01-29
Como Citar
Dalmoro, M., Wegner, D., & Schiavini, J. M. (2023). Princípios do Cooperativismo de Plataforma na Construção de Arranjos de Mercado. Revista Interdisciplinar De Marketing, 13(1), 47-58. https://doi.org/10.4025/rimar.v13i1.66452
Seção
Artigos