Prossumo: Experiências Práticas no Contexto Atual de Consumo

  • Guilherme de Farias Shiraishi Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Prossumo, Transformação Digital, Sociedade

Resumo

Na sociedade pós-industrial, o fenômeno do "prossumo"—a junção de produção e consumo—ganha destaque com a transformação digital e demandas por sustentabilidade. Conceituado por Alvin Toffler, o prossumo hoje se manifesta em atividades mediadas por tecnologia, como autoatendimento em supermercados, criação de conteúdo online, geração de energia solar doméstica e avaliações em aplicativos. Nessas situações, os consumidores participam ativamente da produção de produtos e serviços, frequentemente sem perceber. Compreender o prossumo é essencial para profissionais de marketing melhorarem a jornada do cliente e reconhecerem a geração de valor, analisando impactos nas receitas e benefícios percebidos. Neste trabalho, busca-se refletir, por meio de ilustrações cotidianas, sobre como o conceito de prossumo evidencia transformações na oferta de bens e serviços, bem como suas consequências práticas e atuais na sociedade.

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Biografia do Autor

Guilherme de Farias Shiraishi, Universidade de São Paulo

Professor da FEA/USP

Referências

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Toffler, A. (1980). The third wave. Bantam Books.

Publicado
2025-02-28
Como Citar
Shiraishi, G. de F. (2025). Prossumo: Experiências Práticas no Contexto Atual de Consumo. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 148-151. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.74455
Seção
Pensata