Proposta de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem sobre espectroscopia
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63581Palavras-chave:
Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação, EspectroscopiaResumo
As escolas públicas brasileiras estão passando por um período de transformações devido í baixa qualidade do ensino. De acordo com o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde 2011 não há um crescimento educacional no país, refletindo consequentemente no Ensino de Ciências, no qual o Brasil se encontra nas últimas posições de acordo com os dados obtidos pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), ficando atrás de países vizinhos como a Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. Diante dessa realidade, o presente estudo tem o objetivo de propor uma sequência de ensino investigativa pautada nos os pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), bem como a contribuição de Vygotsky, relacionando a experimentação de baixo custo para abordar um conteúdo de Física Moderna e Contemporânea. Essa sequência didática será proposta como contexto da educação básica para alunos da 3º Série do Ensino Médio, abordando a Espectroscopia. A proposta busca utilizar a experimentação numa perspectiva investigativa a fim de possibilitar uma aula mais interativa para os alunos, permitindo desenvolver habilidades relacionadas a Alfabetização Científica. Desta forma espera-se que a partir dos pressupostos do ENCI encontrados na sequência didática, ofereça uma participação mais ativa promovendo a Alfabetização Científica dos alunos no Ensino de Física no âmbito escolar.
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