Proposta de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem sobre espectroscopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63581

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Experimentação, Espectroscopia

Resumo

As escolas públicas brasileiras estão passando por um perí­odo de transformações devido í  baixa qualidade do ensino. De acordo com o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde 2011 não há um crescimento educacional no paí­s, refletindo consequentemente no Ensino de Ciências, no qual o Brasil se encontra nas últimas posições de acordo com os dados obtidos pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), ficando atrás de paí­ses vizinhos como a Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. Diante dessa realidade, o presente estudo tem o objetivo de propor uma sequência de ensino investigativa pautada nos os pressupostos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), bem como a contribuição de Vygotsky, relacionando a experimentação de baixo custo para abordar um conteúdo de Fí­sica Moderna e Contemporânea. Essa sequência didática será proposta como contexto da educação básica para alunos da 3º Série do Ensino Médio, abordando a Espectroscopia. A proposta busca utilizar a experimentação numa perspectiva investigativa a fim de possibilitar uma aula mais interativa para os alunos, permitindo desenvolver habilidades relacionadas a Alfabetização Cientí­fica. Desta forma espera-se que a partir dos pressupostos do ENCI encontrados na sequência didática, ofereça uma participação mais ativa promovendo a Alfabetização Cientí­fica dos alunos no Ensino de Fí­sica no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Thiago Silva Paiva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2022) e graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2018). Mestre em Ensino Profissional de Fí­sica pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2022). Atualmente é professor de Matemática e Fí­sica - Escola Kennedy em Eunápolis - BA e Professor de Fí­sica na Colégio COOEDUC em Eunápolis - BA.

Maxwell Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC

Graduado em Fí­sica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Fí­sica pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (ensino de Fí­sica e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e na pós-graduação.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Paiva, T. S., & Siqueira, M. (2022). Proposta de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem sobre espectroscopia. Vitruvian Cogitationes, 1(1), 36–49. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63581

Edição

Seção

Artigos