A constituição docente e as espirais autorreflexivas: investigação-formação-ação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63585

Palavras-chave:

Investigação-Formação-Ação, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Professores Investigadores

Resumo

Este estudo é uma narrativa de pesquisadores ativos do campo da formação de professores em Ciências, que tem por base o conhecimento prático produzido por meio da reflexão pelo modelo da Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC). Para mediar a discussão, investimos no desenvolvimento e análise de um Componente Curricular (CCR) de IFAC junto a um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, levando em conta narrativas reflexivas produzidas por professores investigadores em Diários de Formação (DF) e em Relatos de Experiência (RE). Junto a esses meios, em paralelo estão dois movimentos de pesquisa quanto ao desenvolvimento das espirais autorreflexivas indicadas pelo modelo da Investigação-Ação (IA): num primeiro movimento, está a busca de compreensões possibilitadas pelo desenvolvimento do CCR IFAC, investindo-se na análise de Diários de Formação produzidos pelos professores investigadores (mestrandos) e, num segundo movimento, está a compreensão das concepções de ensino/formação dos investigadores envolvidos, considerando racionalidades definidas no arcabouço do referencial de IA como sendo: i) Técnica; ii) Prática e iii) Crí­tica/Emancipatória. Ademais, também nos esforçamos sobre a compreensão de espirais autorreflexivas dos investigadores envolvidos em diálogo com os tipos de relatos de experiências produzidos, que emergiram as seguintes categorias: i) Técnico; ii) Narrativo e iii) Formativo. O diálogo implica pensar possibilidades e desafios do modelo de IFAC, com o propósito de qualificar, intervir e transformar os processos de ensinar e aprender em Ciências.

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Biografia do Autor

Franciele Siqueira Radetzke, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Possui graduação em Quí­mica-Licenciatura (2018) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Segunda Licenciatura em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Mestrado em Ensino de Ciências (2020) pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Doutorado em Educação nas Ciências ( 2023) pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí­). Atualmente professora de Ciências- Séries Finais do Ensino Fundamental e também professora das Séries Iniciais no municí­pio de Porto Lucena/RS.

Roque Ismael da Costa Gí¼llich, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUí, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. 

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFAR

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí­ (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí­ (2015). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas. 

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Radetzke, F. S., Gí¼llich, R. I. da C., & Emmel, R. (2022). A constituição docente e as espirais autorreflexivas: investigação-formação-ação em Ciências. Vitruvian Cogitationes, 1(1), 65–83. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63585

Edição

Seção

Artigos