O olhar docente acerca das metodologias ativas de aprendizagem: uma análise a partir da teoria das representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63592

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ensino, Formação de Professores, Senso comum, Análise prototí­pica

Resumo

O advento das tecnologias tem impulsionado inúmeras transformações sociais que modificaram nossa forma de agir e se relacionar com o mundo. Esse processo convoca a educação a repensar seus próprios processos de ensino, buscando alternativas para proporcionar uma aprendizagem efetiva e que atenda as demandas sociais. Dentre essas alternativas surgem as Metodologias Ativas, cujo enfoque propõe que o estudante seja estimulado a assumir uma postura ativa em relação a produção do saber. Nesse cenário, o professor atua como orientador e facilitador da aprendizagem e não apenas o detentor do conhecimento. Sendo os professores um grupo que partilha da mesma realidade social, essa pesquisa procurou compreender as Representações Sociais de um grupo de professores de Ensino Médio integrado de um Colégio situado no noroeste do Paraná a partir do termo indutor “Metodologias Ativas†por meio da Técnica de Evocação Livre de Palavras. Identificou-se que os professores associam o termo “Metodologias Ativas†como atividade prática, ensino, métodos e estudante ativo. Apesar dos elementos direcionarem para uma prática pedagógica menos expositiva, foi possí­vel identificar que o grupo pesquisado entende essa forma de ensinar baseada nos métodos utilizados e não ao processo de ativar o aluno, o que denota necessidade de ampliar a discussão sobre essa temática no ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Suelen de Gaspi, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Mestre em Ensino de Ciências Ambientais (UEM). Licencianda em Ciências Biológicas. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2010) pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2007).

Rômulo Mateus Duarte, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática e Mestre em Ensino de Ciências Ambientais ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Tecnologia em Sistemas de Informação (2007), especialização em Recursos da Tecnologia da Informação Aplicados a Administração de Empresas(2008), ambas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011) e Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/PT (2016) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018).

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Gaspi, S. de, Duarte, R. M. ., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2022). O olhar docente acerca das metodologias ativas de aprendizagem: uma análise a partir da teoria das representações sociais. Vitruvian Cogitationes, 1(1), 135–149. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63592

Edição

Seção

Artigos