O processo de interpretação dos signos: uma proposta de análise semiótica para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63600

Palavras-chave:

Semiose, Peirce, Estratégia, Ensino-aprendizagem

Resumo

A aplicação da análise semiótica no ensino de ciências ainda é um processo em desenvolvimento no Brasil, necessitando não só de pesquisas na área, mas de propostas capazes de transformar suas principais concepções em elementos que possam auxiliar professores e estudantes na realização de suas interpretações dos signos cientí­ficos. Este artigo tem por objetivo desenvolver um percurso de análise semiótica para a significação dos signos cientí­ficos, contribuindo para a aprendizagem dos alunos, bem como apresentar uma estratégia de ensino para favorecer esta análise semiótica, auxiliando o professor no desenvolvimento de suas aulas. Este percurso de análise e a estratégia de ensino-aprendizagem estão embasadas na estrutura principal da semiótica de Peirce. Trata-se de uma pesquisa puramente bibliográfica, que apresenta e discute os elementos da semiótica peirceana dentro de uma proposta ainda em âmbito teórico, mas que poderá se desdobrar, posteriormente, em pesquisas de âmbito mais prático e experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Possui bacharelado, licenciatura e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2007), licenciatura em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2018), especialização em Educação Digital pelo Centro Universitário SENAI/SC (2023) e em Metodologias para Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2021). Atualmente é professor efetivo dos curso de Ciências da Natureza da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Eder Joacir de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Primavera do Leste.

Anderson Ercí­lio dos Reis Franco, Rede Municipal de Ensino de Vigia - PA

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá- PR, Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará, especialista em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará, especialista em Matemática Fundamental pela Universidade Federal do Pará, especialista em Docência em Libras pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin, Especialista em Educação Especial Deficiência Visual pela Universidade Leonardo da Vinci e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Letras Libras pela Faculdade Atual (FAAT), Ciências Naturais-Fí­sica (UEPA), Ciências Biológicas (UFPA) e Formação de Professores (UEPA), com averbação do Tí­tulo de PEDAGOGO. Atualmente é professor do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de ensino no municí­pio de Vigia de Nazaré - PA.

Referências

ALVES, Leonardo Marcondes. O signo: elementos semióticos de Peirce. Ensaios e Notas, 2016. Disponí­vel em: https://wp.me/pHDzN-38G. Acesso em: 14 jun. 2021.
FERNANDES, José David Campos. Introdução í  semiótica. In: ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa; LEITE, Jan Edson Rodrigues (Org.). Linguagens: usos e reflexões. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2011. v.8.
FERREIRA, Soraya. O poder apelativo da Coca-Cola. A semiose das peças televisivas “Sempre Viva”. Tese de doutorado, PUC-SP, 1997.
FIDALGO, António; GRADIM, Anabela. Manual de semiótica. Covilhã, Portugal: Ubi, 2004.
JAIME, Prof. Rui. Energia: O mundo da eletricidade. Disponí­vel em: https://profruijaime.wixsite.com/saberefazer/energia-eletricidade. Acesso em: 29 jun. 2021.
LIMA, Luí­s Gomes de. A abstração no ensino e aprendizagem da fí­sica: Contribuições da teoria dos registros de representação semiótica na resolução de problemas. 2018. 243f. (Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo.
MANECHINE, Selma Rosane Santiago. Construção de signos matemáticos: Uma proposta didático-metodológica para as séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 304 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência, Írea de Concentração: Ensino de Ciências) – Curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista.
MELO, Desirée Paschoal de; MELO, Venise Paschoal de. Uma introdução í  semiótica peirceana. Guarapuava, PR: Edunicentro, 2015.
NOTA POSITIVA. Molécula (Resumo). Disponí­vel em: https://notapositiva.com/molecula- resumo/# Acesso em: 29 jun. 2021.
Ní–TH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Introdução í  semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017. (Coleção Introduções).
Ní–TH, Winfried. Panorama da semiótica: De Platão í  Peirce. São Paulo: Annablume, 1995. PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
POZO, Juan Ignacio; GÓMEZ CRESPO, Miguel Íngel. A aprendizagem e o ensino de ciências: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientí­fico. Trad. Naila Freitas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
SANZOVO, Daniel Trevisan. Ní­veis Interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em ciências biológicas acerca das Estações do Ano por meio da utilização da estratégia de Diversidade Representacional: uma Leitura Peirceana para sala de aula. 2017. 192f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina.
SILVA, Marcus Viní­cius Duarte. Uma proposta de análise semiótica do processo de integração de múltiplas representações. 2016. 194f. Tese (Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa: Educação e Ciências) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
UNIVERSITY OF COLORADO BOULDER. PhET Interactive Simulations. Disponí­vel em: https://phet.colorado.edu/pt_BR. Acesso em: 29 jun. 2021.
VEECTEEZY. Experimento cientí­fico do circuito elétrico. Disponí­vel em: https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/1879215-ciencia-experimento-do-circuito-eletrico. Acesso em: 29 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Favreto, E. K., Lima, E. J. de, & Franco, A. E. dos R. (2022). O processo de interpretação dos signos: uma proposta de análise semiótica para o Ensino de Ciências. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 150–167. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63600

Edição

Seção

Artigos