O processo de interpretação dos signos: uma proposta de análise semiótica para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63600Palavras-chave:
Semiose, Peirce, Estratégia, Ensino-aprendizagemResumo
A aplicação da análise semiótica no ensino de ciências ainda é um processo em desenvolvimento no Brasil, necessitando não só de pesquisas na área, mas de propostas capazes de transformar suas principais concepções em elementos que possam auxiliar professores e estudantes na realização de suas interpretações dos signos científicos. Este artigo tem por objetivo desenvolver um percurso de análise semiótica para a significação dos signos científicos, contribuindo para a aprendizagem dos alunos, bem como apresentar uma estratégia de ensino para favorecer esta análise semiótica, auxiliando o professor no desenvolvimento de suas aulas. Este percurso de análise e a estratégia de ensino-aprendizagem estão embasadas na estrutura principal da semiótica de Peirce. Trata-se de uma pesquisa puramente bibliográfica, que apresenta e discute os elementos da semiótica peirceana dentro de uma proposta ainda em âmbito teórico, mas que poderá se desdobrar, posteriormente, em pesquisas de âmbito mais prático e experimental.
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