Ações evidenciadas na criação de cenas teatrais cientí­ficas sobre a lua mediante a utilização de referenciais imagéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63675

Palavras-chave:

Teatro Cientí­fico, Referencial imagético, Divulgação Cientí­fica

Resumo

Esta pesquisa visa analisar as ações evidenciadas na criação de cenas teatrais cientí­ficas mediante a utilização de imagens como referencial de criação. A pesquisa configura-se como qualitativa e exploratória, na perspectiva da pesquisa participante, e foi desenvolvida com um grupo da comunidade escolar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde os sujeitos da investigação participaram de uma oficina para a produção de uma peça teatral de temática cientí­fica. Os dados foram constituí­dos a partir de diário de bordo áudio-gravado, gravações em áudio e ví­deo de encontros presenciais e grupo focal. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Diante da análise dos dados constatou-se que para a criação de cenas teatrais cientí­ficas a partir de imagens, as ações evidenciadas são: escolher a referência, relacionar a referência com o conhecimento cientí­fico, relacionar a Arte e a Ciência, atuar e ao mesmo tempo divulgar a Ciência.

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Biografia do Autor

Renan Sota Guimarães, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especializado em Ensino de Quí­mica pela FAIARA, Especializado em Educação Ambiental e Ensino de Ciências pela UNINA. Licenciado em Quí­mica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015).

Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em bacharelado (2003) e licenciatura (2008) em Quí­mica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Quí­mica Orgânica (2006) e doutorado em Quí­mica Orgânica (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Leila Inês Follmann Freire

Possuo graduação em Licenciatura em Quí­mica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Quí­mica) pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2021) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Sou professora Adjunta do Departamento de Quí­mica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciono disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Guimarães, R. S. ., Souza, L. de B. P. de ., & Freire, L. I. F. . (2022). Ações evidenciadas na criação de cenas teatrais cientí­ficas sobre a lua mediante a utilização de referenciais imagéticos. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 13–22. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63675

Edição

Seção

Artigos