Ações evidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a lua mediante a utilização de referenciais imagéticos
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63675Palavras-chave:
Teatro Científico, Referencial imagético, Divulgação CientíficaResumo
Esta pesquisa visa analisar as ações evidenciadas na criação de cenas teatrais científicas mediante a utilização de imagens como referencial de criação. A pesquisa configura-se como qualitativa e exploratória, na perspectiva da pesquisa participante, e foi desenvolvida com um grupo da comunidade escolar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde os sujeitos da investigação participaram de uma oficina para a produção de uma peça teatral de temática científica. Os dados foram constituídos a partir de diário de bordo áudio-gravado, gravações em áudio e vídeo de encontros presenciais e grupo focal. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Diante da análise dos dados constatou-se que para a criação de cenas teatrais científicas a partir de imagens, as ações evidenciadas são: escolher a referência, relacionar a referência com o conhecimento científico, relacionar a Arte e a Ciência, atuar e ao mesmo tempo divulgar a Ciência.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70 ed. Lisboa: Almedina, 2003. 280 p.
BRITO, N., SILVA, A. P. B.; SILVEIRA, A. F. O Teatro como Estratégia de Comunicação da Ciência. In: I CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇíO NA REGIíO
NORDESTE., 12, 2010, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2010.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e Cultura. São Paulo, vol. 37, n. 1, p. 1420-1427, 1995.
CUNHA, Márcia Borin da. Divulgação Científica: diálogos com o ensino de ciências. 1° ed. Curitiba: Appris editora, 2019. 118 p.
EIROA, Camila. Fases da Lua, Altoastral, 2018. Disponível em: https://altoastral.blogosfera.uol.com.br/2018/03/13/fases-da-lua-entenda-como-elas-podem- influenciar-as-suas-emocoes/. Acesso em: 30 jul. 2019.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; et al. O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. V. 14, n. 3, 2014, p. 79-100.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991, 176 p.
GLETTE, Gabriela. Colonizar Marte. Hypeness, 2019. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2019/10/nave-com-que-pretende-colonizar-marte-e- apresentada-por-elon-musk-confira/. Acesso em: 10 mai. 2019.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. 1° ed. São Paulo:
Cortez. 2010, p 104.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes. 1° ed. São Paulo: Cortez, 2015, p. 128.
GUIMARíES, Renan Sota.; SILVA, Camila Silveira da. A presença do Teatro Científico nos Anais do ENEQ: um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos do evento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUíMICA, 18, 2016. Florianópolis. Anais...,
Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016, p. 1-12.
GUIMARíES, Renan Sota; SOUZA, Luciana de Boer Pinheiro de; FREIRE, Leila Inês Follmann. O lugar do Teatro Científico na pesquisa em ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica nas Atas do ENPEC. Revista Valore. Volta Redonda, v. 3, n. 1, p. 165-176. 2018.
HIGINO, Gracielle. Guia de bolso do divulgador de Ciência. 1° ed. Maceió: Marcos Vital, 2015. p. 22.
LEDUBINO, Adilson Doniseti. O processo colaborativo na formação do ator. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
LOOS, Pedro. Porque os astronautas flutuam? Universo Racionalista, 2013. Disponível em: https://universoracionalista.org/por-que-os-astronautas-flutuam/. Acesso em: 30 jul. 2019.
LUPETTI, Karina Omuro. et al. Ciência em cena: teatro e divulgação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUíMICA, 14, 2008. Curitiba. Anais...,
Curitiba: UFPR, 2008. p. 1-9.
MASSARANI, Luisa. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. 177 f. Dissertação (mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, IBICT-ECO/UFRJ, Rio de Janeiro, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes. 2002. p. 79.
REVISTA GALILEU. NASA cria site que transmite missão Apollo 11 ao vivo. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/07/nasa-cria- site-que-transmite-missao-apollo-11-ao-vivo.html. Acesso em 30 jul. 2019.
OLIVEIRA, Thiago Ranniery Momeira de. Encontros possíveis: Experiências com jogos teatrais no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 559-573, 2012.
GATURAMO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO. Superlua e as marés gigantes. 2016. Disponível em: https://www.astro.ufes.br/superlua2016. Acesso em: 10 mai. 2019.
VITORIO, Tamires. Empresa transformará pedras da Lua. Revista Exame, 2019. Disponível em: https://exame.com/ciencia/empresa-transformara-pedras-da-lua-em-oxigenio- e-materiais-de-construcao/. Acesso em: 30 jul. 2019.