Rio: um filme de animação para refletir Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63683

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Enfoque CTS, Filmes, Educação, Cinema

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de discussão sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) articuladas ao meio ambiente, com uso de filmes de animação. O filme escolhido foi “Rioâ€, uma produção norte-americana do ano de 2011, que subsidiará as discussões. Basicamente, o filme conta a história de Blu, uma ararinha-azul brasileira que foi capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer. Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda, mas ao descobrir que a ararinha-azul pode ser o último macho de sua raça, Linda concorda em ir para o Rio de Janeiro na tentativa de salvar a espécie. Na metodologia, apresentamos uma análise fí­lmica com enfoque CTS para ser utilizada como uma estratégia didática no Ensino de Ciências. Como conclusões, podemos estabelecer o avanço na discussão em relação a pensamentos mais abrangentes e crí­ticos sobre as temáticas focadas no filme, em especial í s questões ambientais envolvendo o contrabando e animais em extinção, refletindo-as em nosso tempo e mundo atuais.

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Biografia do Autor

Thaí­s Mendes Rocha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Pedagogia pela UNINTER. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM.

Marina Silveira Bonacazata Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Ciências Biológicas nas habilitações bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia EAD pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).

Gabriel Agostini Tonelli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2020) e Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da mesma instituição.

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Adjunto Não-Titular efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), lotado no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutor pelo mesmo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2013), da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

Rocha, T. M., Santos, M. S. B., Tonelli, G. A., Silva, J. A. P. da, & Oliveira, A. L. de. (2023). Rio: um filme de animação para refletir Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 137–149. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63683

Edição

Seção

Artigos