Rio: um filme de animação para refletir Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63683Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Enfoque CTS, Filmes, Educação, CinemaResumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de discussão sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) articuladas ao meio ambiente, com uso de filmes de animação. O filme escolhido foi “Rioâ€, uma produção norte-americana do ano de 2011, que subsidiará as discussões. Basicamente, o filme conta a história de Blu, uma ararinha-azul brasileira que foi capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer. Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda, mas ao descobrir que a ararinha-azul pode ser o último macho de sua raça, Linda concorda em ir para o Rio de Janeiro na tentativa de salvar a espécie. Na metodologia, apresentamos uma análise fílmica com enfoque CTS para ser utilizada como uma estratégia didática no Ensino de Ciências. Como conclusões, podemos estabelecer o avanço na discussão em relação a pensamentos mais abrangentes e críticos sobre as temáticas focadas no filme, em especial í s questões ambientais envolvendo o contrabando e animais em extinção, refletindo-as em nosso tempo e mundo atuais.
Downloads
Referências
FIGUEIREDO, F. Filme rio e o tráfico de animais silvestres. 2012. In: Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filme-rio-trafico- animais-silvestres.htm. Acesso em: 18 ago. 2021.
FREITAS, D. de. et al. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos: estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. In: Colóquio Luso- Brasileiro sobre Questões Curriculares, 3, 2006, Braga, Portugal. 1 CD-ROM. Anais [...]. III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2006. Disponível em: http://www.ufscar.br/ciecultura/textos.php. Acesso em: 23 jun. 2021.
GUEDES, B.; SCHEMES, C.; ARAUJO, D. C. O filme rio e a pluralidade cultural do brasil. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 1565-1582, out. 2014.
GONÇALVES, L. V.; PAULA, A. A.; JÚNIOR, A. F. N. Educação Ambiental Crítica e Cinema: Uma discussão a partir do filme Rio. In: Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura coloca em pauta resistência e transbordamento de fronteiras, 5, Campinas, 2018. Anais... Campinas: UNICAMP, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/edicc- 2018/papers/educacao-ambiental-critica-e-cinema--uma-discussao-a-partir-do-filme-rio. Acesso em: 18 ago. 2021.
RENCTAS - REDE NACIONAL DE COMBATE AO TRÍFICO DE ANIMAIS SILVESTRES. 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. 2014. Disponível em: https://www.renctas.org.br/wp-content/uploads/2014/02/REL_RENCTAS_pt_final.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
REIS, P.; GALVíO, C. Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em Ensino de Ciências, Instituto de Física, UFRGS. v. 10, n. 2, junho de 2005.
RIO (2011). IMDb. Disponível em: https://m.imdb.com/title/tt1436562/?ref_=nv_sr_srsg_3. Acesso em: 04 abr. 2021.
RIO. Direção: Carlos Saldanha. Produção: Bruce Anderson; John C. Donkin. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2011. 1 Filme. (96 min.), son., color.
SANTOS, A. Q.; MACEDO, G. E. L. de. O contexto do filme Rio e a descontextualização da ararinha azul. In: Congresso de Educação, 7, 2020. Anais [...]. CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3489_26092020211302.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.110-132, jul./dez. 2000.
SILVA JUNIOR, N. Ciência e Cinema: um encontro didático pedagógico em Anjos e Demônios e O Nome da Rosa. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018.
SILVA, J. A. P. et al. Imagens na Educação Científica: uma abordagem CTS. In: LAURINDO, A. P.; SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Educação para a ciência e CTS: um olhar interdisciplinar. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. E-book. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/educacao-para-a-ciencia-e-ctsum- olharinterdisciplinar/47. Acesso em: 14 jun. 2021.