A inclusão educacional de estudantes autistas nas aulas de Matemática sob a ótica de pais e mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63968

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Estudantes autistas, Inclusão educacional, Pais e mães de autistas

Resumo

No presente texto, são apresentados resultados de uma pesquisa com a qual se objetivou discutir o ensino e a aprendizagem de Matemática para estudantes autistas sob a ótica de pais e mães. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas do tipo semiestruturadas com quatro colaboradores, sendo três mães e um pai de autistas, os quais foram convidados a falarem, a partir de um roteiro, acerca de temas como: inclusão educacional, concepções de autismo, aulas de Matemática, atuação dos docentes, metodologias de ensino etc. A análise dos dados foi orientada segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo, com as definições das seguintes etapas: unitarização, descrição das ideias individuais dos entrevistados, categorização e análise das categorias elaboradas. Como resultados, destacam-se: a importância do diálogo entre pais/responsáveis e os agentes escolares; o desconhecimento docente em relação ao tema autismo; e a necessidade de melhorias no ensino de Matemática para estudantes autistas com vistas í  inclusão educacional.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Educação Para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Joyce Evellyn da Silva Cruz, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Possui graduação em Quí­mica pela Universidade Paulista (2021). Atualmente empossada no concurso público pela UNESPAR.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Borges, F. A., & Cruz, J. E. da S. (2022). A inclusão educacional de estudantes autistas nas aulas de Matemática sob a ótica de pais e mães. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 76–93. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63968

Edição

Seção

Artigos