A inclusão educacional de estudantes autistas nas aulas de Matemática sob a ótica de pais e mães
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63968Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Estudantes autistas, Inclusão educacional, Pais e mães de autistasResumo
No presente texto, são apresentados resultados de uma pesquisa com a qual se objetivou discutir o ensino e a aprendizagem de Matemática para estudantes autistas sob a ótica de pais e mães. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas do tipo semiestruturadas com quatro colaboradores, sendo três mães e um pai de autistas, os quais foram convidados a falarem, a partir de um roteiro, acerca de temas como: inclusão educacional, concepções de autismo, aulas de Matemática, atuação dos docentes, metodologias de ensino etc. A análise dos dados foi orientada segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo, com as definições das seguintes etapas: unitarização, descrição das ideias individuais dos entrevistados, categorização e análise das categorias elaboradas. Como resultados, destacam-se: a importância do diálogo entre pais/responsáveis e os agentes escolares; o desconhecimento docente em relação ao tema autismo; e a necessidade de melhorias no ensino de Matemática para estudantes autistas com vistas í inclusão educacional.
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