O ensino de eletricidade por aprendizagem baseada em projetos: contribuições da extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66325

Palavras-chave:

Ensino de fí­sica, Extensão universitária, Aprendizagem baseada em projetos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar contribuições para a formação acadêmica de uma prática de extensão universitária, que envolveu acadêmicos do terceiro perí­odo de curso de engenharia de uma universidade pública. Para tanto, os acadêmicos realizaram atividades práticas e experimentais para ensinar conteúdos de eletricidade básica, para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio (EM). Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos universitários e suas respostas analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, buscando inferências da Aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que a atividade favoreceu um aprofundamento nos conhecimentos dos acadêmicos, bem como cumpriu o papel de aproximar a universidade da comunidade.

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Biografia do Autor

Ederson Carlos Gomes, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Possui graduação em LICENCIATURA EM FíSICA pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Especialista em Educação Tecnológica para EJA (2006) e Especialista em Ensino de Ciências (2014), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Educação Para a Ciência e a Matemática (2017) pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Doutor em Educação Para a Ciência e a Matemática (2021) pela Universidade Estadual de Maringá-PR.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Fí­sica com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino.

Polônia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Fí­sica- UEM (1988) mestrado em Ensino de Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Gomes, E. C., Batista, M. C., & Fusinato, P. A. (2022). O ensino de eletricidade por aprendizagem baseada em projetos: contribuições da extensão universitária. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 202–213. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66325

Edição

Seção

Artigos