Literatura e Astronomia: análise de uma imagem do conto “Mais coisas do céu†de Monteiro Lobato, a partir da leitura de imagem interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70776Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Literatura Infantil, Monteiro Lobato, Leitura de imagem, Fases da LuaResumo
A Literatura e a Astronomia possuem potencialidades quando são incorporadas em práticas de ensino interdisciplinares que, em geral, visam instigar nos estudantes a atenção e a curiosidade, que são elementos essenciais para a construção da aprendizagem. No presente trabalho, objetivamos analisar uma imagem do conto “Mais coisas do céu†da obra “Serões de Dona Benta†de Monteiro Lobato, buscando investigar as potencialidades da imagem para a área de Educação em Astronomia. Para tanto, utilizamos a teoria de Leitura de Imagem Interdisciplinar. Os resultados mostram que a imagem pode ser ponto de partida para a abordagem do processo de construção de conhecimento de Astronomia, especificamente para o conceito de fases da Lua, além de salientar a importância das práticas experimentais. Além disso, o conceito que a na imagem apresenta vai ao encontro das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.
Downloads
Referências
AZEVEDO, C. L.; CARMAGOS, M.; SACCHETTA, V. Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia. São Paulo: Editora SENAC, 1997.
BATISTA, M. C.; CONEGLIAN, D. R.; ROCHA, D. R; Astronomia e literatura: uma possibilidade interdisciplinar no conto as estrelas a obra Viagem ao Céu de Monteiro Lobato. In: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, 10., 2019, Paraná. Anais... Campo Mourão: Integrado, 2019.
BATISTA, M. C., VIEIRA, T. F.; OLIVEIRA, C. M. Uma Possibilidade Interdisciplinar para o Estudo da Revolução Científica Revista Ilustração. Cruz Alta, v. 3, n. 3, p. 21-31, 2022.
BORGES, E. F. M. A Literatura Infantil no ensino da Astronomia: modelos mentais sobre sistema solar e estrelas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. 216f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 23 jun. 2021.
CATINARI, A. F. Monteiro Lobato e o projeto de educação interdisciplinar. 2006. 172f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Letras, Rio de Janeiro, 2006.
CAVALHEIRO, E. Monteiro Lobato: Vida e obra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956.
DUARTE, L. C. Literatura e escola em Serões de Dona Benta: entre a formação e a informação. In: Congresso de Leitura do Brasil, 17., 2009, São Paulo. Anais... Campinas: UNICAMP, 2009.
GOMES, M. Lendo imagens: ilustrações das obras de Monteiro Lobato. Revista Desenredo, v. 6, n. 2, 2010.
GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no Ensino De Ciências. 2012. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2012.
LAJOLO, M. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. 2. ed. São Paulo: Salamandra, 2006.
LOBATO, M. Serões de Dona Benta. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1937.
LOBATO, M. Serões de Dona Benta. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1944.
MACHADO, M. C. G.; MARTINELI, L. P. MONTEIRO LOBATO E O IDEÍRIO ESCOLANOVISTA: UM MODELO DE ESCOLA NO SíTIO DO PICA-PAU AMARELO. Revista Contrapontos, v. 17, n. 1, p. 94-116, 2017.
MONDEK, S. A. Indícios de alfabetização científica e a relação com o saber em uma proposta fundamentada na aproximação entre literatura infantil e ensino de ciências. 2018. 99f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
MACEDO, G. L. N.; RAZENTE, C. C. S.; PRADO, E. C. M. LEITURA DE IMAGEM COM ENFOQUE CTS: PNEUS DEPOSITADOS NA COSTA DE FORT LAUDERDALE DE STEVE SPRING. Vitruvian Cogitationes. Maringá, v. 2, n. 2, p. 48-58, 2021.
OLIVEIRA, C. M.; BATISTA, M. C. A relação da Literatura com a Astronomia a partir da análise de uma imagem do conto “O nosso sistema solar†de Monteiro Lobato. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 16, p. e60101623150-e60101623150, 2021.
OLIVEIRA, C. M. LITERATURA E ASTRONOMIA: UMA ANÍLISE DESCRITIVA DO CONTO `O NOSSO SISTEMA SOLAR´ DA OBRA `SERÕES DE DONA BENTA´ DE MONTEIRO LOBATO. 2021. 77f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Maringá, 2021.
OLIVEIRA FILHO, K. S; SARAIVA, M. F. O. Astronomia e Astrofísica. Departamento de Astronomia - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/livro.pdf, acesso em: 15 ago. 2021.
PENTEADO, J. R. W. Os filhos de Lobato. Rio de Janeiro: Dunya, 1997.
SANTOS, T. P. Concepções de ciências nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro serões de Dona Benta. 2011. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru/SP, 2011.
SILVA, J. A. P. METODOLOGIA DE ANÍLISE DE IMAGEM: LEITURA DE IMAGEM INTERDISCIPLINAR – LI. In: MAGALHíES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. (org). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá: Gráfica e Editora Massoni, 2021.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências. Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136, 2016.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v.31, n. 103, p. 23-38, 2018.
SILVEIRA, F. L. As variações dos intervalos de tempo entre as fases principais da Lua. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 300-307, 2001.
SILVEIRA, M. P. Literatura e ciência: Monteiro Lobato e o ensino de química. 2013. 297f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C. ANÍLISE DE INVESTIGAÇÕES SOBRE TEMAS DE ASTRONOMIA E SUAS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Vitruvian Cogitationes. Maringá, v. 3, n. 2, p. 01-16, 2022.
ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 2003.











