Educação, comunicação e saberes locais nas práticas interculturais no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024013Palavras-chave:
educação, comunicação, ciência, saber localResumo
Cada povo tem seu próprio conhecimento sobre aquilo que faz-lhe resistir e afirmar a sua identidade e pertencimento. Através da sua língua e do seu hábito de viver se pode dizer que há formas de capital cultural, capital simbólico e capital do conhecimento dentro de um povo. Nesse sentido, o que pretendemos é abordar de forma descritiva a relação entre a linguagem, a educação e a comunicação no entendimento da lógica do saber local. Procuramos usar a linguagem como meio para facilitar a nossa compreensão sobre o que está no jogo da compreensão, quando se fala na valorização dos saberes do povo na construção da ciência, que estamos pensando em explorar. Além disso, procuramos trazer os saberes da ancestralidade dos povos originários para a cultura educativa das escolas, como uma forma de considerar sistematicamente a valorização da produção do conhecimento local/tradicional em diferentes perspetivas que podem dialogar com outras histórias além da verdade imposta a nós ao sul global sobre o mundo no qual vivemos.
Downloads
Referências
BALTAZAR, N. Crescer com a Internet: Desafios e Riscos. In: ACTAS DO III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO, 2009, Covilhã. Anais eletrônicos [...]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009. v. 4, p. p. 427-432, 2005. Disponível em https://www.bocc.ubi.pt/pag/baltazar-neusa-crescer-internet-desafios-riscos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
BORGES, M. M; LOPES, A. T. Comunicação formal da ciência: a sustentabilidade da revista científica. In: ENCONTRO IBÉRICO EDIBCIC, 4., 2009, Coimbra. Anais eletrônicos [...]. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. v. 2, p. 465-467. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/13951. Acesso em: 15 out. 2024.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CARDOSO, G. Os media na sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006).
CARVALHO, M. B. As agências da construção da educação e formação de professores em Timor-Leste: produção e reprodução do discurso pedagógico de português. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C; ARAÚJO, I.S.B. (org.)., Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p. 41-73.
CARVALHO, M. B. Desafio e dificuldades do ensino da língua portuguesa nas escolas básicas em Timor-Leste. In: ARAÚJO, I. S. B; BAPTISTA, M. C; BRITES D. C. S; PAULINO, V. (org). Leituras atuais sobre língua, ensino e didática em Timor-Leste. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p. 59-88.
CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. (O poder da identidade; v. II)
FIRMINO, E.S. Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista. Guarabira: Universidade Estadual da Paraíba, 2011.
FONSECA, S. A importância da motivação para o sucesso da aprendizagem. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C.; ARAÚJO, I. S. B. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p. 29-39.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FONSECA, S. A importância da motivação para o sucesso da aprendizagem. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C.; ARAÚJO, I. S. B. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p.29-39.
GIDDENS, A. Viver numa sociedade pós-tradicional. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Lisboa: Celta Editora, 2000. p. 53-104.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HALLIDAY, M. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1978.
LAPPAN, G., SCHRAM, P. Communication and reasoning: critical dimensions of sense making in Mathematics. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (ed.). New directions for elementary school Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 14-30.
LÉVY, P. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
LOPES, V. O uso dos materiais didáticos utilizados no dia-a-dia na aula Matemática aos níveis do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste. In: CARVALHO, M. B.; PAULINO, V. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: práticas profissionais no ensino. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p. 181-201.
MARQUES, M. O. A eticidade da ciência, ciência e ambiente. Santa Maria: Edições da UFSM, 1996.
MARTíN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTíN-BARBERO, J. Dos meios í s mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación: las extensiones del ser humano. Barcelona: Editorial Paidós, 1996.
MENESES, M. P. Diálogo de saberes e pedagogias decoloniais. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 11, n. 1, p. 12-31, 2021. Uberaba – MG, Brasil, 2021. https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5565
MENEZES, L. Matemática, linguagem e comunicação. Millenium, Viseu, n. 20, p. 178-196, 2000. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/899/6/56789934589_mlc.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
PARO, V. H. Parem de preparar para o trabalho: reflexão acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERREIA, C. (org). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.
PAULINO, V. Currículo nacional e cultura educativa entre conflitos e resistências. In BARBOSA, A.T; DINIZ, V. L.; PAULINO, V. (org.). Currículo e educação: Timor-Leste em destaque. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2020. p. 39-54.
PAULINO, V. Timorização dos timorenses no sistema da educação de Timor-Leste. Perspectiva, Florianópolis, v. 40, n. 1, p. 1-20, jan./mar. 2022. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e66240
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, nesp., p. 49-67, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
SERRA, P. A Internet como recurso educativo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo-internet-recurso-educativo.pdf. Acesso em 17 mar. 2024.
SETTON, M.G. Mídia e Educação: uma nova matriz de cultura. São Paulo: Contexto, 2011.
SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
SOUSA, I. D. O lado negro da Internet. Lisboa: FCA-Editora, 1999.
TEODORO, A. Globalização e educação: políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Afrontamento, 2003.
USISKIN, Z. Mathematics as a Language. In: ELLIOTT, P. C; KENNEY, M. J. (ed.). Communication in Mathematics. Reston: NCTM, 1996. p. 231-243.
VARELA, G.; CYRINO, M. C. C. Formação de professores que ensinam matemática na perspectiva de etnomatemática no Timor-Leste. In: CARVALHO, M. B.; PAULINO, V (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: práticas profissionais no ensino. Díli: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p.121-132.
WAGNER, D. If mathematics is a language, how do you swear in it? The Mathematics Enthusiast, Missoula, v. 6, n. 3, p. 449-458, 2009. https://doi.org/10.54870/1551-3440.1164
WALSH, C. Interculturalidade e (des) colonialidade: perspectivas críticas e políticas. In: CONGRESSO ARIC, 12., 2009. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ARIC, 2009. Disponível em: https://pdfcoffee.com/walsh-interculturalidade-e-descolonialidade-pdf-free.html. Acesso em: 25 mar. 2024.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.