Outros corpos e anfíbias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre “mundos epistêmicosâ€
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024019Palavras-chave:
Ensino Biologia, Epistemologias Decoloniais, Linguagem Corporal, OraliturasResumo
Este ensaio é uma composição de textos e reflexões que apresentam “outras†possibilidades de olhares para o corpo e suas relações, concepções de corpo que envolvem “outros†modos de produção de conhecimento científico, junto com questionamentos que buscam tensionar conceitos hegemônicos de corpo e de modos de aprender ciências biológicas e produzir conhecimento científico. Partindo de minha pesquisa de TCC, trago compreensões que envolvem as linguagens corporais, as performances das oralituras e outras noções de corpo como potencialidades que baseiam diferentes epistemes para pedagogias decoloniais e contracoloniais. Ao apresentar “outras†maneiras de produção de conhecimento, questiono se “outras ciências†não estão passando e acontecendo í nossa frente? Ou não estamos lendo as grafias que as processam? Se as diferentes formas de linguagens constituem fronteiras entre “mundos epistêmicosâ€, talvez devamos reaprender a ler os corpos para “transitar entre mundosâ€, como anfíbios em submersões, travessias e cruzamentos.
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