Outros corpos e anfí­bias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre “mundos epistêmicos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024019

Palavras-chave:

Ensino Biologia, Epistemologias Decoloniais, Linguagem Corporal, Oralituras

Resumo

Este ensaio é uma composição de textos e reflexões que apresentam “outras†possibilidades de olhares para o corpo e suas relações, concepções de corpo que envolvem “outros†modos de produção de conhecimento cientí­fico, junto com questionamentos que buscam tensionar conceitos hegemônicos de corpo e de modos de aprender ciências biológicas e produzir conhecimento cientí­fico. Partindo de minha pesquisa de TCC, trago compreensões que envolvem as linguagens corporais, as performances das oralituras e outras noções de corpo como potencialidades que baseiam diferentes epistemes para pedagogias decoloniais e contracoloniais. Ao apresentar “outras†maneiras de produção de conhecimento, questiono se “outras ciências†não estão passando e acontecendo í  nossa frente? Ou não estamos lendo as grafias que as processam? Se as diferentes formas de linguagens constituem fronteiras entre “mundos epistêmicosâ€, talvez devamos reaprender a ler os corpos para “transitar entre mundosâ€, como anfí­bios em submersões, travessias e cruzamentos.

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Biografia do Autor

Mel Yan, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrande no Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica. Atualmente se dedica í s pesquisas relacionadas ao corpo e as linguagens corporais voltadas í  educação em ciências em perspectiva decolonial.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Gonçalves, M. Y. M. . (2024). Outros corpos e anfí­bias epistemologias: olhares para as possibilidades de pensar o corpo, travessias e cruzamentos entre “mundos epistêmicos” . Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024019. https://doi.org/10.4025/rvc.e024019

Edição

Seção

Artigos