O processo de elaboração conceitual na leitura interativa em contexto de formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.73705

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Textos de Divulgação Cientí­fica; Mediação.

Resumo

O presente artigo contempla uma análise acerca de uma prática de leitura interativa de um Texto de Divulgação Cientí­fica (TDC) na formação inicial de professores. A partir da leitura mediada e em voz alta do TDC Uma Maçã por Dia, objetivamos qualificar o posicionamento do licenciando frente ao texto, principalmente no que se refere ao estabelecimento de relações conceituais, de modo especial, com o direcionamento para o conceito de Substância Quí­mica. Esse processo se caracteriza como uma intervenção experimental e, com o aporte do referencial histórico-cultural, os resultados foram construí­dos pelo uso da Análise Microgenética que possibilitou um acompanhamento mais minucioso do processo pedagógico vivenciado. Os resultados indiciaram que, por meio da mediação da professora pesquisadora, os licenciandos atingiram novos ní­veis de compreensão para o significado de Substância Quí­mica, o que reforça a importância do uso da leitura interativa como potencializadora do processo de significação conceitual na formação inicial de professores. 

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Biografia do Autor

Camila Carolina Colpo, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora de Quí­mica da SEDUC- Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciências (2021) pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS, com Bolsa CAPES/DS. Licenciada em Quí­mica pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo (2017).

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Quí­mica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007; 2013). É professora adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente atua como coordenadora acadêmica do Campus Cerro Largo.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

Colpo, C. C., & Wenzel, J. S. (2024). O processo de elaboração conceitual na leitura interativa em contexto de formação inicial de professores. Vitruvian Cogitationes, 5(1), 143–157. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.73705

Edição

Seção

Artigos