O processo de elaboração conceitual na leitura interativa em contexto de formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.73705Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Textos de Divulgação Científica; Mediação.Resumo
O presente artigo contempla uma análise acerca de uma prática de leitura interativa de um Texto de Divulgação Científica (TDC) na formação inicial de professores. A partir da leitura mediada e em voz alta do TDC Uma Maçã por Dia, objetivamos qualificar o posicionamento do licenciando frente ao texto, principalmente no que se refere ao estabelecimento de relações conceituais, de modo especial, com o direcionamento para o conceito de Substância Química. Esse processo se caracteriza como uma intervenção experimental e, com o aporte do referencial histórico-cultural, os resultados foram construídos pelo uso da Análise Microgenética que possibilitou um acompanhamento mais minucioso do processo pedagógico vivenciado. Os resultados indiciaram que, por meio da mediação da professora pesquisadora, os licenciandos atingiram novos níveis de compreensão para o significado de Substância Química, o que reforça a importância do uso da leitura interativa como potencializadora do processo de significação conceitual na formação inicial de professores.
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