Diferentes práticas pedagógicas utilizadas na Educação Permanente em Saúde: percepção dos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025002

Palavras-chave:

atividades práticas realí­sticas, ensino e aprendizagem, qualificação profissional, autonomia

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de aprendizagem e uma possibilidade de gerar reflexão e mudanças de direção em ambientes que o cuidado ao paciente é vital. Pesquisa qualitativa em Educação, com objetivo de identificar as percepções dos profissionais de saúde sobre as práticas pedagógicas de EPS realizadas durante processo formativo. Participaram a pesquisadora e 30 sujeitos, entre técnicos de enfermagem, coordenadores e integrantes da equipe. Foram propostas três oficinas: Lesão por Pressão, Parada Cardiorrespiratória e Comunicação de Más Notí­cias. As atividades foram gravadas, transcritas e analisadas pela Análise de Conteúdo. As práticas obtiveram boa assertividade junto aos envolvidos, os quais relataram que as vivências proporcionaram melhor compreensão dos processos. O diálogo e a reflexão durante e após cada atividade são destaque, além, do comprometimento e engajamento dos profissionais. A ampliação de atividades práticas de EPS para as demais unidades do hospital são sugestões para trabalhos futuros.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Zorzan de Paula, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM (2006). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma- Celer (2010). Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança - 

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Cientí­fico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUí)

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Paula, R. M. Z. de, & Santos, E. G. dos. (2025). Diferentes práticas pedagógicas utilizadas na Educação Permanente em Saúde: percepção dos participantes. Vitruvian Cogitationes, 6, e025002. https://doi.org/10.4025/rvc.025002

Edição

Seção

Artigos