Diferentes práticas pedagógicas utilizadas na Educação Permanente em Saúde: percepção dos participantes
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.025002Palavras-chave:
atividades práticas realísticas, ensino e aprendizagem, qualificação profissional, autonomiaResumo
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de aprendizagem e uma possibilidade de gerar reflexão e mudanças de direção em ambientes que o cuidado ao paciente é vital. Pesquisa qualitativa em Educação, com objetivo de identificar as percepções dos profissionais de saúde sobre as práticas pedagógicas de EPS realizadas durante processo formativo. Participaram a pesquisadora e 30 sujeitos, entre técnicos de enfermagem, coordenadores e integrantes da equipe. Foram propostas três oficinas: Lesão por Pressão, Parada Cardiorrespiratória e Comunicação de Más Notícias. As atividades foram gravadas, transcritas e analisadas pela Análise de Conteúdo. As práticas obtiveram boa assertividade junto aos envolvidos, os quais relataram que as vivências proporcionaram melhor compreensão dos processos. O diálogo e a reflexão durante e após cada atividade são destaque, além, do comprometimento e engajamento dos profissionais. A ampliação de atividades práticas de EPS para as demais unidades do hospital são sugestões para trabalhos futuros.
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