A poluição luminosa na Universidade Estadual de Londrina, seus impactos e o potencial do tema para a conscientização ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025007

Palavras-chave:

Poluição luminosa, observação celeste, educação ambiental, sustentabilidade, universidade

Resumo

Este artigo aborda a Poluição Luminosa (PL) no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), destacando seus impactos e propondo projetos de mitigação e educação ambiental. A pesquisa revelou como a iluminação afeta negativamente a observação celeste e apresenta a proposta de implementação de programas de conscientização, monitoramento contínuo da PL e revisões das práticas de iluminação pública no campus. Além disso, sugere a criação de materiais educativos, eventos de observação astronômica e a inclusão de tópicos sobre PL nos currículos das disciplinas de Física e áreas afins. Essas iniciativas buscam envolver toda a comunidade universitária na promoção da sustentabilidade e na preservação do céu noturno, contribuindo para um ambiente educacional mais consciente e responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Fábio Calabrio Evangelista da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Gustavo Iachel, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Física (UNESP/Bauru), Doutor em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru) e Mestre pelo mesmo Programa. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Centro de Ciências Exatas - Departamento de Física.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação pública: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação pública: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação viária: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2024.

AGÊNCIA DA UEL. Imagem. Agência UEL de Notícias, Londrina, 2017. Disponível em: https://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=25363. Acesso em: 29 jul. 2024.

AIRLES, D. A educação ambiental como ferramenta contra a crise ambiental planetária. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, dez. 2014. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/40/a-educao-ambiental-como-ferramenta-contra-a-crise-ambiental-planetaria. Acesso em: 29 jul. 2024.

BARGHINI, A. Antes que os Vaga-Lumes desapareçam ou influência da iluminação artificial sobre o ambiente. São Paulo, Annablume, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.

CARLOWICZ, M. Imagem. NASA Earth Observatory, 2017.

CASTILLA, N.; LLINARES, C.; BISEGNA, F.; BLANCA-GIMÉNEZ, V. Affective evaluation of the luminous environment in university classrooms. Journal of Environmental Psychology, Amsterdam, v. 58, p. 52-62, Aug. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2018.07.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2018.07.010

DARK SKY TEXAS. Imagem. Dark Sky Texas, 2024. Disponível em: https://darkskytexas.org/what-is-skyglow/. Acesso em: 29 jul. 2024.

DUQUE, E.; VALEGGIA, C.; DE LA IGLESIA, H. O. Moonstruck sleep: Synchronization of human sleep with the moon cycle under field conditions. Science Advances, Washington, DF, v. 7, n. 5, eabe0465, 29 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1126/sciadv.abe0465

FALCHI, F.; CINZANO, P.; DURISCOE, D.; KYBA, C. C. M.; ELVIDGE, C. D.; BAUGH, K.; PORTNOV, B. A.; RYBNIKOVA, N. A.; FURGONI, R. The new world atlas of artificial night sky brightness. Science Advances, Washington, DF, v. 2, n. 6, e1600377, 10 Jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1126/sciadv.1600377

FLYNN, C. G.; RICE, M. T. Seeing the night sky. Proceedings of the ICA, Gottingen: v. 2, p. 1-8, 01 Jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.5194/ica-proc-2-33-2019

FRAKNOI, A. (ed.). Universe at your fingertips: an astronomy activity and resource notebook. San Francisco: Astronomical Society of the Pacific, 1996.

HECK, A. Information handling in Astronomy. Dordrecht: Springer: Imprint, 2000. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-011-4345-5

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 55-66, nov. 2008. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v7n12008-20390

KYBA, C. C. M.; ALTINTA?, Y. Ö.; WALKER, C. E.; NEWHOUSE, M. Citizen scientists report global rapid reductions in the visibility of stars from 2011 to 2022. Science, Washington, DC, v. 379, n. 6629, p. 265-268, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1126/science.abq7781

KYBA, C. C. M.; KUESTER, T.; MIGUEL, A. S.; BAUGH, K.; JECHOW, A.; HÖLKER, F.; BENNIE, J.; ELVIDGE, C. D.; GASTON, K. J.; GUANTER, L. Artificially lit surface of Earth at night increasing in radiance and extent. Science Advances, Washington, DC, v. 3, n. 11, e1701528, 3 nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.1126/sciadv.1701528

LEMES, B. F. Planetário: ambiente não formal de aprendizagem e educação ambiental – proposta para a cidade de Maringá-PR. 2019. Artigo (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá, Maringá, 2019.

LO, Y.-C.; CAI, J.-Y.; TASI, M.-S.; TASI, Z.-Y.; SUN, C.-C. Side-illuminating LED luminaires with accurate projection in high uniformity and high optical utilization factor for large-area field illumination. Optics Express, Washington, DC, v. 22, n. S2, A365-A375, 10 Mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1364/OE.22.00A365

MITTON, J. A concise dictionary of astronomy. Oxford: Oxford University Press, 1991.

NARISADA, K.; SCHREUDER, D. Light pollution handbook. Dordrecht: Springer, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-2666-9

PERCY, J. R. Light pollution: education of students, teachers and the public. In: SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL ASTRONOMICAL UNION, 196., 2001, Canberra. Anais [...]. Canberra: IAU, 2001. Disponível em: https://adsabs.harvard.edu/full/2001IAUS..196..353P. Acesso em: 29 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1017/S0074180900164344

PET FÍSICA UEL. Imagem. Facebook, 2024. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=932429462230052&set=pb.100063890206703.-2207520000&type=3&locale=pt_BR. Acesso em: 29 jul 2024.

ROMANZINI, J.; BATISTA, I. L. Os planetários como ambientes não-formais para o ensino de ciências. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 7, Florianópolis, 8 nov. 2009. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. p. 1-11. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1197.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.

SCHWARZ, H. E. Light pollution: the global view. Dordrecht: Springer Netherlands, 2003. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-0125-9

SILVA, F. C. E. A medição da poluição luminosa na UEL: aspectos teóricos e práticos e sua influência na observação celeste. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.

SILVA, F. C. E. O Planetário como resposta à Poluição Luminosa. Revista de Divulgação de Astronomia e Ciências da Natureza AstroNova, [s. l.], Ano 9, n. 37, p. 09-14, mar. 2023.

SILVA, F. C. E.; IACHEL, G. Do céu iluminado ao céu estrelado: planetários como ferramenta de conscientização sobre a poluição luminosa. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 4, n. extra, p. 222-232, 21 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70789 DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70789

STELLARIUM. Stellarium Astronomy Software. 2020. Disponível em: http://stellarium.org/en/. Acesso em: 29 jul. 2024.

VIEIRA, F.; PESSO, G.; SANTOS, N. M. Memória do Planetário do Rio. Rio de Janeiro. 2007.

WALKER, C. E.; POMPEA, S. M.; SPARKS, R. T.; DOKTER, E. Teaching illumination engineering using light pollution education kits. Proceedings of SPIE - The International Society for Optical Engineering, San Diego, 19 Aug. 2010. DOI: https://doi.org/10.1117/12.862713

Downloads

Publicado

2025-03-25

Como Citar

Silva, F. C. E. da, & Iachel, G. (2025). A poluição luminosa na Universidade Estadual de Londrina, seus impactos e o potencial do tema para a conscientização ambiental. Vitruvian Cogitationes, 6, e025007. https://doi.org/10.4025/rvc.025007

Edição

Seção

Artigos