A poluição luminosa na Universidade Estadual de Londrina, seus impactos e o potencial do tema para a conscientização ambiental
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.025007Palavras-chave:
Poluição luminosa, observação celeste, educação ambiental, sustentabilidade, universidadeResumo
Este artigo aborda a Poluição Luminosa (PL) no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), destacando seus impactos e propondo projetos de mitigação e educação ambiental. A pesquisa revelou como a iluminação afeta negativamente a observação celeste e apresenta a proposta de implementação de programas de conscientização, monitoramento contínuo da PL e revisões das práticas de iluminação pública no campus. Além disso, sugere a criação de materiais educativos, eventos de observação astronômica e a inclusão de tópicos sobre PL nos currículos das disciplinas de Física e áreas afins. Essas iniciativas buscam envolver toda a comunidade universitária na promoção da sustentabilidade e na preservação do céu noturno, contribuindo para um ambiente educacional mais consciente e responsável.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação pública: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação pública: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5101: Iluminação viária: procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2024.
AGÊNCIA DA UEL. Imagem. Agência UEL de Notícias, Londrina, 2017. Disponível em: https://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=25363. Acesso em: 29 jul. 2024.
AIRLES, D. A educação ambiental como ferramenta contra a crise ambiental planetária. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, dez. 2014. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/40/a-educao-ambiental-como-ferramenta-contra-a-crise-ambiental-planetaria. Acesso em: 29 jul. 2024.
BARGHINI, A. Antes que os Vaga-Lumes desapareçam ou influência da iluminação artificial sobre o ambiente. São Paulo, Annablume, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
CARLOWICZ, M. Imagem. NASA Earth Observatory, 2017.
CASTILLA, N.; LLINARES, C.; BISEGNA, F.; BLANCA-GIMÉNEZ, V. Affective evaluation of the luminous environment in university classrooms. Journal of Environmental Psychology, Amsterdam, v. 58, p. 52-62, Aug. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2018.07.010
DARK SKY TEXAS. Imagem. Dark Sky Texas, 2024. Disponível em: https://darkskytexas.org/what-is-skyglow/. Acesso em: 29 jul. 2024.
DUQUE, E.; VALEGGIA, C.; DE LA IGLESIA, H. O. Moonstruck sleep: Synchronization of human sleep with the moon cycle under field conditions. Science Advances, Washington, DF, v. 7, n. 5, eabe0465, 29 jan. 2021.
FALCHI, F.; CINZANO, P.; DURISCOE, D.; KYBA, C. C. M.; ELVIDGE, C. D.; BAUGH, K.; PORTNOV, B. A.; RYBNIKOVA, N. A.; FURGONI, R. The new world atlas of artificial night sky brightness. Science Advances, Washington, DF, v. 2, n. 6, e1600377, 10 Jun. 2016.
FLYNN, C. G.; RICE, M. T. Seeing the night sky. Proceedings of the ICA, Gottingen: v. 2, p. 1-8, 01 Jul. 2019.
FRAKNOI, A. (ed.). Universe at your fingertips: an astronomy activity and resource notebook. San Francisco: Astronomical Society of the Pacific, 1996.
HECK, A. Information handling in Astronomy. Dordrecht: Springer: Imprint, 2000.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 55-66, nov. 2008.
KYBA, C. C. M.; ALTINTA?, Y. Ö.; WALKER, C. E.; NEWHOUSE, M. Citizen scientists report global rapid reductions in the visibility of stars from 2011 to 2022. Science, Washington, DC, v. 379, n. 6629, p. 265-268, jan. 2023.
KYBA, C. C. M.; KUESTER, T.; MIGUEL, A. S.; BAUGH, K.; JECHOW, A.; HÖLKER, F.; BENNIE, J.; ELVIDGE, C. D.; GASTON, K. J.; GUANTER, L. Artificially lit surface of Earth at night increasing in radiance and extent. Science Advances, Washington, DC, v. 3, n. 11, e1701528, 3 nov. 2017.
LEMES, B. F. Planetário: ambiente não formal de aprendizagem e educação ambiental – proposta para a cidade de Maringá-PR. 2019. Artigo (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Maringá, Maringá, 2019.
LO, Y.-C.; CAI, J.-Y.; TASI, M.-S.; TASI, Z.-Y.; SUN, C.-C. Side-illuminating LED luminaires with accurate projection in high uniformity and high optical utilization factor for large-area field illumination. Optics Express, Washington, DC, v. 22, n. S2, A365-A375, 10 Mar. 2014.
MITTON, J. A concise dictionary of astronomy. Oxford: Oxford University Press, 1991.
NARISADA, K.; SCHREUDER, D. Light pollution handbook. Dordrecht: Springer, 2004.
PERCY, J. R. Light pollution: education of students, teachers and the public. In: SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL ASTRONOMICAL UNION, 196., 2001, Canberra. Anais [...]. Canberra: IAU, 2001. Disponível em: https://adsabs.harvard.edu/full/2001IAUS..196..353P. Acesso em: 29 jul. 2024.
PET FÍSICA UEL. Imagem. Facebook, 2024. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=932429462230052&set=pb.100063890206703.-2207520000&type=3&locale=pt_BR. Acesso em: 29 jul 2024.
ROMANZINI, J.; BATISTA, I. L. Os planetários como ambientes não-formais para o ensino de ciências. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 7, Florianópolis, 8 nov. 2009. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. p. 1-11. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1197.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
SCHWARZ, H. E. Light pollution: the global view. Dordrecht: Springer Netherlands, 2003.
SILVA, F. C. E. A medição da poluição luminosa na UEL: aspectos teóricos e práticos e sua influência na observação celeste. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.
SILVA, F. C. E. O Planetário como resposta à Poluição Luminosa. Revista de Divulgação de Astronomia e Ciências da Natureza AstroNova, [s. l.], Ano 9, n. 37, p. 09-14, mar. 2023.
SILVA, F. C. E.; IACHEL, G. Do céu iluminado ao céu estrelado: planetários como ferramenta de conscientização sobre a poluição luminosa. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 4, n. extra, p. 222-232, 21 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70789
STELLARIUM. Stellarium Astronomy Software. 2020. Disponível em: http://stellarium.org/en/. Acesso em: 29 jul. 2024.
VIEIRA, F.; PESSO, G.; SANTOS, N. M. Memória do Planetário do Rio. Rio de Janeiro. 2007.
WALKER, C. E.; POMPEA, S. M.; SPARKS, R. T.; DOKTER, E. Teaching illumination engineering using light pollution education kits. Proceedings of SPIE - The International Society for Optical Engineering, San Diego, 19 Aug. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitruvian Cogitationes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.