Uma leitura interdisciplinar da imagem “experimentos de eletricidade de Galvani”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025004

Palavras-chave:

Análise Imagética, Comunicação Científica, Ciência, Arte

Resumo

Este artigo apresenta uma análise interdisciplinar da ilustração dos experimentos de bioeletricidade de Luigi Galvani, que retrata a passagem de corrente elétrica pelas pernas de um sapo. A abordagem integra História da Ciência, Arte e Educação, demonstrando como a imagem transcende sua função documental e atua como meio de comunicação científica. A análise é dividida em quatro passos: exploração dos elementos visuais; investigação do conteúdo temático no contexto histórico; discussão das relações entre autor, contexto e leitores; e interpretação crítica pelo observador. Conclui-se que a integração entre Arte e Ciência, exemplificada na obra de Galvani, enriquece o ensino e promove uma compreensão mais ampla dos fenômenos naturais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Telma Augusta Diniz, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Biológicas e especialização em Biologia pela Faculdade de Jandaia do Sul (1995). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/Pr), desde 1998. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM / UEM)

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Física com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Gabriel Luiz Nalon Macedo, Universidade Estadual de Maringá

Gabriel Luiz Nalon Macedo é doutorando do curso de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa História, Epistemologia e Cultura da Ciência. É Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2023) e também Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Faz parte do comitê editorial da Revista Vitruvian Cogitationes - RVC

Referências

BATISTA, D. R. da R.; MENON, M. C.; BATISTA, M. C. Literatura e Ciência: O livro Frankenstein de Mary Shelley como possibilidade para a Educação Científica. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 24, n. 1, p. 120-132, mar. 2020. https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i1.49060

MACEDO, G. L. N.; RAZENTE, C. C. S.; PRADO, E. C. M. Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados na costa de Fort Lauderdale de Steve Spring. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 2, n. 2, p. 48-58, mai. 2022. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63684

OLIVEIRA, C. M. de; BATISTA, M. C.; ALMEIDA JUNIOR, E. R. de B. de Literatura e Astronomia: análise de uma imagem do conto “Mais coisas do céu” de Monteiro Lobato, a partir da leitura de imagem interdisciplinar. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 5, n. 1, p. 49-64, fev. 2024. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70776

PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

RAICIK, A. C. A rã enigmática e os experimentos exploratórios: dos estudos iniciais de Galvani à sua teoria da eletricidade animal. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 114-137, jan./jun. 2019. https://doi.org/10.53727/rbhc.v12i1.44

RAICIK, A. C. Galvani, Volta e os experimentos cruciais: A emblemática controvérsia da eletricidade animal. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 358-383, abr. 2020. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p358

THE INSTITUTION OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY. Galvani's frog’s leg experiment. [s. d.]. Disponível em: https://www.theiet.org/membership/library-and-archives/the-iet-archives/archives-highlights/galvanis-animal-electricity-experiments. Acesso em: 30 jan. 2025.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136, mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866. Acesso em: 06 ago. 2024.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, DF, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4002

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Parte III - Estudos de imagens na relação arte x ciência. In: SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. (org.). Imagem: diálogos e interfaces interdisciplinares. Maringá: Eduem, 2021. p. 107-199. https://doi.org/10.7476/9786587626079

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Diniz, T. A., Batista, M. C. ., & Macedo, G. L. N. (2025). Uma leitura interdisciplinar da imagem “experimentos de eletricidade de Galvani”. Vitruvian Cogitationes, 6, e025004. https://doi.org/10.4025/rvc.025004

Edição

Seção

Artigos