Visões distorcidas da ciência: uma análise da teoria do Big Bang em livros didáticos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025010

Palavras-chave:

Física Moderna e Contemporânea, livros didáticos, transposição didática

Resumo

No contexto atual, o ensino de Física Moderna e da Natureza da Ciência surge como uma alternativa para um ensino de Ciências mais crítico e alinhado às demandas globais. Este artigo teve como objetivo analisar a textualização da teoria do Big Bang em livros didáticos de Física do Ensino Médio, destacando visões distorcidas sobre a Natureza da Ciência, com base nos conceitos de despersonalização, descontextualização e dessincretização da teoria da Transposição Didática. Utiliza-se, para isso, a Análise de Conteúdo de Bardin como metodologia na investigação das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, nas edições de 2018 e 2021. Os resultados indicam que a abordagem da teoria do Big Bang apresenta distorções, tanto evidentes quanto subjacentes, relacionadas aos processos da transposição. Argumenta-se que a vigilância epistemológica contínua é essencial para aprimorar a qualidade e o tratamento de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincon Phyerry Maciel Batista, Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC). Atua como Professor de Física no Complexo Integrado de Educação Básica, Tecnológica e Profissional de Eunápolis (CIEBTEC).

Maxwell Roger da Purificação Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e na pós-graduação.

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R.; FERRARO, N. G.; PENTEADO, P. C. M.; TORRES, C. M. A.; SOARES, J.; CANTO, E. L. Moderna Plus: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

ALVES FILHO, J. P. Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174–188, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9006. Acesso em: 22 de jan. 2025.

ARTHURY, L. H. M.; PEDUZZI, L. O. Q. A teoria do Big Bang e a natureza da ciência. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 20, p. 59-90, 15 dez. 2015. Universidade Federal de São Carlos. DOI: http://dx.doi.org/10.37156/relea/2015.20.059

BAGDONAS, A. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia. 2015. 266 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/T.81.2015.tde-14092015-112555

BAGDONAS, A.; SILVA NETO, C. P. O papel epistêmico da diversidade e as origens metafísicas da teoria do Big Bang: reflexões para a educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 29, p. 1-16, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230029

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino da física. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 242-260, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.199

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 1-14, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0257

BARCELOS, M.; GUERRA, A. Inovação curricular e física moderna: da prescrição à prática. Revista Ensaio, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 329-350, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170203

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BASTOS, K. L.; GONÇALVES, K. M.; CABRAL NETO, J. S. Modelo padrão: uma análise dos livros didáticos do PNLD para identificar conceitos relacionados a física de partículas elementares. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, p. 1-20, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2022-0153

BATISTA, C. A. S. Um mergulho na história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física à luz da solução de problemas laudanianos: dos babilônios à gravitação universal newtoniana. 2020. 482f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

BATISTA, L. P. M.; BATISTA, C. A. S.; THIARA, A. C.; SIQUEIRA, M. Que visões de ciências estão subjacentes na abordagem da Lei de Hubble nos livros didáticos de Física do ensino médio? Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 23, n. 3, p. 448-472, 2024. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen23/REEC_23_03_06_ex2181_1043.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2025.

BATISTA, L. P. M.; SANTOS, A. C. T.; BATISTA, C. A. S.; SIQUEIRA, M. A teoria cosmológica do Big Bang e a natureza da ciência nos livros didáticos de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 14., Caldas Novas, 2023. Anais eletrônicos [...]. Caldas Novas: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92992. Acesso em: 22 de jan. 2025.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BONJORNO, J. R.; BONJORNO, R. F. S. A.; BONJORNO, V.; RAMOS, C. M.; PRADO, E. P.; CASEMIRO, R. Física: eletromagnetismo, física moderna, 3º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf . Acesso em: 29 set. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF, 2006. v. 2. 135 p. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 29 set. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 22 de jan. 2025.

BROCKINGTON, G.; SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M. A realidade escondida: a inserção de conceitos de física quântica e de partículas no ensino médio. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

CARVALHO, P. S. Textos de divulgação científica em livros didáticos de ciências: uma análise a partir da transposição didática. 106f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2945. Acesso em: 22 jan. 2025.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: La Pensée Sauvage, 1991.

FUKUI, A.; MOLINA, M. M.; VENÊ. Ser Protagonista: Física. 3. ed. São Paulo: Editora SM, 2016.

GIL-PÉREZ, D.; FERNÁNDEZ, I.; CARRASCOSA, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não-deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-7313

GODOY, L. P.; AGNOLO, R. M. D.; WOLNEY C. M. Multiversos: Ciências da natureza: matéria, energia e a vida: Ensino Médio. São Paulo: Editora FTD, 2020.

GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Ática, 2016.

KRAGH, H. Cosmology and controversy: the historical development of two theories of the universe. New Jersey: Princeton University Press, 1996.

MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em temas e questões. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

MARTINS, R. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994.

MORTIMER, E.; HORTA, A.; MATEUS, A.; PANZERA, A.; MUNFORD, D.; GARCIA, E.; FRANCO, L.; MATOS, S. Matéria, energia e vida: uma abordagem interdisciplinar: Desafios contemporâneos das juventudes. São Paulo: Scipione, 2020.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237

NUNES, R.; QUEIRÓS, W. P. Visões deformadas sobre a natureza da ciência no conteúdo de relatividade especial em livros didáticos de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 19, n. 2, p. 295-319, 2020. Disponível em: http://reec.educacioneditora.net/. Acesso em 20 jan. 2025.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Física contemporánea en la escuela secundaria: una experiencia en el aula involucrando formación de profesores. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 18, n. 3, p. 391-404, 2000. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21689. Acesso em 20 jan. 2025.

PEDUZZI, L.; RAICIK, A. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

PEREIRA, P. N.; GUERINI, S.; SÁ-SILVA, J. R. Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, p. 106-124, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124

RICARDO, E. C. A história da ciência no ensino de física e a vigilância epistemológica. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, Cajazeiras, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1506

SANTOS, E. D.; DIAS, T. C. D.; SOUZA, G. M.; LANGHI, R. Os conteúdos de astronomia na Base Nacional Comum Curricular: uma análise a partir das modalidades curriculares. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 3, n. 2, p. 191-201, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66280

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 735–768, 2019. DOI: https://10.5007/2175-7941.2019v36n3p735

SOUZA, G. F.; AZEVEDO FILHO, J. S. Considerações sobre a disponibilidade dos tópicos de Astronomia em livros didáticos de Física do PNLD 2018. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 38, n. 1, p. 66-83, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e73273

TORRES, C. M. A.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T.; PENTEADO, P. C. M. Física: ciência e tecnologia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

ZAMBONI, A.; BEZERRA, L. M. Ser protagonista: Ciências da natureza e suas tecnologias: composição e estrutura dos corpos: Ensino Médio. São Paulo: Edições SM, 2020.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Batista, L. P. M., & Siqueira, M. R. da P. (2025). Visões distorcidas da ciência: uma análise da teoria do Big Bang em livros didáticos do Ensino Médio. Vitruvian Cogitationes, 6, e025010. https://doi.org/10.4025/rvc.025010

Edição

Seção

Artigos