Reflexões sobre aspectos sociais e afetivos da (in)disciplina escolar a partir da concepção de Licenciandos de um curso de Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025008

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, aspectos emocionais da indisciplina, constituição ética e moral do sujeito

Resumo

A pesquisa direcionou-se à (in)disciplina escolar e sobre os aspectos sociais e afetivos que constituem a ética e a moral do sujeito. Teve como objetivo problematizar os aspectos afetivos da (in)disciplina escolar a partir de uma categoria emergente, intitulada Falta de estrutura familiar. Para isso, utilizou-se como corpus de análise a categoria emergente já produzida em pesquisas recentes publicadas pelos autores, com ênfase nos aspectos não abordados anteriormente. A produção de um metatexto a partir da reflexão evidenciou que a natureza social é relativa e que suas funções sociais e valores morais são contingentes. Além disso, os conceitos de humanidade e (in)disciplina podem ser intercambiáveis, sendo produtos da contingência história das relações entre humanos e não humanos. Assim, a questão de (in)disciplina é uma questão de qualidade e modalidades de afetos, levando a compreensão de que o sujeito possui modos de subjetivação únicos relacionados a afetos que, por sua vez, desencadeiam processos de ação racional que influenciam escolhas e comportamentos de (in)disciplina no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina- UEL Paraná. Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Santa Helena.

 

 

 

 

 

Ketlin Kroetz, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2024). Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. professora EBTT na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). 

Rosangela Araujo Xavier Fujii, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007), especialização em Pesquisa Educacional, pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (2009), mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, pelo Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Maringá (2011 e 2016). Professora da área de Ensino e Humanidades na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Santa Helena/Paraná. 

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Ozelame, D. M., Kroetz, K., & Fujii, R. A. X. (2025). Reflexões sobre aspectos sociais e afetivos da (in)disciplina escolar a partir da concepção de Licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. Vitruvian Cogitationes, 6, e025008. https://doi.org/10.4025/rvc.025008

Edição

Seção

Artigos