Reflexões sobre aspectos sociais e afetivos da (in)disciplina escolar a partir da concepção de Licenciandos de um curso de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.025008Palavras-chave:
Indisciplina escolar, aspectos emocionais da indisciplina, constituição ética e moral do sujeitoResumo
A pesquisa direcionou-se à (in)disciplina escolar e sobre os aspectos sociais e afetivos que constituem a ética e a moral do sujeito. Teve como objetivo problematizar os aspectos afetivos da (in)disciplina escolar a partir de uma categoria emergente, intitulada Falta de estrutura familiar. Para isso, utilizou-se como corpus de análise a categoria emergente já produzida em pesquisas recentes publicadas pelos autores, com ênfase nos aspectos não abordados anteriormente. A produção de um metatexto a partir da reflexão evidenciou que a natureza social é relativa e que suas funções sociais e valores morais são contingentes. Além disso, os conceitos de humanidade e (in)disciplina podem ser intercambiáveis, sendo produtos da contingência história das relações entre humanos e não humanos. Assim, a questão de (in)disciplina é uma questão de qualidade e modalidades de afetos, levando a compreensão de que o sujeito possui modos de subjetivação únicos relacionados a afetos que, por sua vez, desencadeiam processos de ação racional que influenciam escolhas e comportamentos de (in)disciplina no espaço escolar.
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