Scenario of academic productions on initial and continuing education of teachers who teach mathematics in elementary school I (2000-2018)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63587

Keywords:

Early years, Teacher training, Multipurpose teachers, Mathematics, Systematic review

Abstract

This text presentes a systematic literature review, which aimed to make na inventory of Brazilian theses and dissertations on initial and continuing training of multipurpose teachers who teach mathematics in the eraly years of Elemenatry School, covering the period from 2000 to 2018. Following the line of Lee Shulman´s studies (1986, 1987) on specific contente knowledge, pedagogical contente knowledge and curriculum knowledge of the multipurpose teacher who teaches mathematics. The survey was carried out in a digital databse, selecting the Works based on the Reading of the title and abstract. The categorization process generated a grouping, with subcategories according to the research object. The study revealed that there are gaps in the initial and continuing education as to the mathematical knowledge of multipurpose teachers, that in academic productions aimed ate both continuing education and initial education in the área of mathematics, the discussion about the pedagogical knowledge of teachers predominates, remaining in the background the specific knowledge of mathematics, that is, the greater emphasis of research is more on teaching methodologies than on the study of the mathematical contente necessary for teaching in the early years of elementar school in Brazil. 

Downloads

Download data is not yet available.

     

Author Biographies

Jocilene Pupo Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). 

Mary í‚ngela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e doutorado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2007).

References

ARAÚJO, Letí­cia de Castro. Concepções e competências de um grupo de professores polivalentes relacionadas í  leitura e interpretação de tabelas e gráficos. 165f. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino da Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
BARBOSA, Cirléia Pereira. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 186f. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
BAUMANN, Ana Paula Purcina. Caracterí­sticas da Formação de Professores de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Foco nos Cursos de Pedagogia e Matemática. 241f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
BEDNARCHUK, Joanice Zuber. Formação inicial em matemática: as manifestações dos egressos de Pedagogia sobre a formação para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 171f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
BERTUCCI, Monike Cristina Silva. Formação continuada de professores que ensinam matemática nas séries iniciais: uma experiência em grupo. 169f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 210f. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de São Paulo/Campus de Presidente Prudente, São Paulo, 2017.
BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. A formação em Matemática no Curso De Pedagogia: percepções dos alunos – professores sobre as contribuições para a prática em sala de aula. 100f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.
CALSON, Marcos Leomar. A formação do professor dos anos iniciais e suas concepções sobre o ensino de Matemática. 118f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifí­cia Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
CIRíACO, Kingler Teodoro. Conhecimentos & Práticas de professores que ensinam matemática na infância e suas relações com a ampliação do ensino fundamental. 334f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2012.
CORDEIRO, Roberta Magna Almeida. Análise do processo de formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais. 97f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011.
CORREIA, Carlos Eduardo Fenix. Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 131f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
COSTA, Jaqueline de Morais. Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no municí­pio de Ponta Grossa. 242f. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relação entre a formação inicial e a prática pedagógica. 107f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática de crenças e atitudes que interferem na constituição destes conhecimentos. 278f. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
DUARTE, Edna Mataruco. Tecnologia da informação e da comunicação e a formação inicial de professores em um contexto EaD, que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. 139f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.
ELIAS, Loulou Hibrahim. O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a Ressignificação de Práticas Docentes em Matemática de um grupo de professores em Palmas/To. 140f. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016.
FAUSTINO, Monica Podsclan. Ações de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentes. 203f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.
FERREIRA, Ana Paula Aragão. O que os professores da rede pública estadual do semiárido sergipano dizem sobre o PNAIC eixo matemática. 93f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
FERREIRA, Valdivina Alves. A formação de conceitos matemáticos nos anos iniciais: como os professores pensam e atuam com conceitos. 154f. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
FIORENTINI, Dário; NACARATO, Adair Mendes. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir de prática. São Paulo: Musa Editora, 2005.
FRAGA, Laura Pippi. Futuros professores e a organização do ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência. 185f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
GALLEGO, Eduardo Manuel Bartalini. Investigando as práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em um grupo do PIBID. 121f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2012.
GALLICCHIO NETO, Domenico. Influências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos anos iniciais sobre ensinar e aprender matemática. 140f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2016.
GRAÇA, Janilce Santos Domingues. A Educação Matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 83f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.
HARTWIG, Sandra Christ. Formação continuada de professores: um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos. 103f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
LACERDA, Sara Miranda de. O aluno concluinte do curso de Pedagogia e o ensino de Matemática nas séries iniciais. 144f. 2011. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
LAMBERTI, Denise Di Giovanni. Número Natural: Conhecimentos de/para Professores Polivalentes em um Curso de Especialização. 220f. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
LíDIO, Henrique. Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina Matemática. 102f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
LIMA, Debora Cabral. A formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e as estruturas multiplicativas. 161f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.
LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Conhecimento especializado do professor dos anos iniciais no âmbito da multiplicação: uma metassí­ntese de teses produzidas entre 2001 e 2012 em diferentes contextos formativos. 201f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
LUCIO, Claudia Cristiane Bredariol. Práticas de letramento matemático narradas por professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 173f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.
MACHADO, Ivana de Fátima Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática. 97f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2009.
MAIA, Dennys Leite. Ensinar matemática com o uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de Pedagogia. 190f. 2012. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000- 2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 7-23, 2006.
MAGALHíES, Patrí­cia Dutra. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: o método Estudo e Planejamento de Lições nos contextos de escola e ensino. 116f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MARIM, Vlademir. Formação continuada do professor que ensina matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir da produção acadêmico-cientí­fica brasileira (2003-2007). 216f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 234f. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MATTEI, Joelma Fatima Torrel. Formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Geometria. 76f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.
MONTIBELLER, Liliane. Pedagogos que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a relação entre a formação profissional e a prática docente. 137f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí­, Itajaí­, 2015.
MORAIS, Maria do Perpétuo Socorro Bandeira. A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em Pedagogia. 120f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013.
NACARATO, Adair Mendes. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currí­culo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 344f. 2000. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
NASCIMENTO, Julia de Cássia Pereira do. Formação inicial de pedagogos para ensinar matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular. 312f. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Juliane do. A implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (Pic) em Pompéia (Sp): (re) construindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática. 180f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.
OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Ensino de matemática, história da matemática e artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 217f. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
OLIVEIRA, Ana Carolina Nogueira. Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação í  Matemática: as implicações da/na formação. 105f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
OLIVEIRA, Gaya Marinho de. A matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. 240f. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, Sandra Alves de. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. 171f. 2012. Dissertação (Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
OLIVEIRA, Monica Aparecida Pivante. Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 146f. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2014.
ORTEGA, Eliane Maria Vani. A construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação í  Matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 164f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Ações Colaborativas Universidade – Escola: processo de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 101f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
POGGETTI, Liane Geyer. Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e as orientações curriculares oficiais para o ensino de Matemática: um estudo dessa relação. 107f. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
PRATES, Ellen Marques de Oliveira Rocha. Narrativas de graduandos do curso de pedagogia: representações sobre a profissão docente e o silenciamento sobre a matemática escolar. 196f. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Francisco, Itatiba, 2014.
QUEIROZ, Júlio César Guimarães. As fontes do saber matemático de professores dos anos iniciais. 103f. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
RABAIOLLI, Leonice Ludwig. Geometria nos anos iniciais: uma proposta de formação de professores em cenários para investigação. 134f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2013.
RENAUX, Cinthia Domit Zaniolo. O uso de objetos de aprendizagem de estatí­stica em um curso de pedagogia: algumas possibilidades e potencialidades. 110f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
ROCHA, Maria Stefani. Professores polivalentes das séries iniciais do Ensino Fundamental: concepção da formação e do ensino. 269f. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005.
RODRIGUES, José Maria Soares. A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes. 150f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
ROMANO, Simone Santoro. Formação Continuada: um plano para o ensino de Matemática desenvolvido com professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 149f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SANTOS, Lucimara. Mudanças na prática docente: um desafio da formação continuada de professores polivalentes para ensinar Matemática. 152f. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira. Ensino da Matemática em curso de Pedagogia: a formação do professor polivalente. 205f. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SANTOS, Aparecido dos. Processos de formação colaborativa com foco no campo conceitual multiplicativo: um caminho possí­vel com professores polivalentes. 339f. 2012. Tese (Doutorado em Educação matemática) -Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
SANTOS, Débora Guimarães Cruz. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e práticas. 171f. 2012. Dissertação (Mestrado de Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.
SANTOS, Conceição de Maria Ribeiro dos. Formação contí­nua do professor de Matemática: contribuições para a prática docente. 150f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí­, Teresina, 2013.
SANTOS, Telsuí­ta Laudomira Pereira. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 196f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
SANTOS, Janaina Freitas dos. Da prática í  teoria: caminhos da formação continuada em Matemática na escola. 92f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana no Brasil, Canoas, 2015.
SANTOS, Marilene Xavier dos. A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam matemática e construções de práxis pedagógicas. 137f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2017.
SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. 308f. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, Silvana Holanda da. Conhecimento de professores polivalentes em geometria: contribuições da teoria dos registros de representação semiótica. 167f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
SILVA, Antônia Givaldete da. O professor dos anos iniciais e o conhecimento de Geometria. 112f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
SILVA, Fábio Colins da. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 175f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. American Educacional Research Association, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
VIEIRA, Norma Sueli Oliveira. A formação matemática do pedagogo: reflexões sobre o ensino de geometria. 113f. 2017. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin. Formação continuada de professores que ensinam matemática: o que pensam e sentem sobre o ensino, aprendizagem e avaliação. 300f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Espí­rito Santo, Vitória, 2011.
ZIMER, Tania Teresinha Bruns. Aprendendo a ensinar matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 299f. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Published

2022-05-16

How to Cite

Ribeiro, J. P., & Brandalise, M. í‚ngela T. (2022). Scenario of academic productions on initial and continuing education of teachers who teach mathematics in elementary school I (2000-2018). Vitruvian Cogitationes, 1(1), 84–98. https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63587

Issue

Section

Artigos