Cenário das produções acadêmicas sobre formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática no ensino fundamental I (2000-2018)
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v1i1.63587Palavras-chave:
Anos iniciais, Formação de professores, Professores polivalentes, Matemática, Revisão sistemáticaResumo
Este texto apresenta uma revisão sistemática de literatura, que objetivou inventariar as teses e dissertações brasileiras sobre formação inicial e continuada de professores polivalentes que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, compreendendo o período de 2000 a 2018. Seguindo a linha de estudos de Lee Shulman (1986,1987) sobre o conhecimento específico do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular do professor polivalente que ensina matemática. O levantamento foi realizado em base de dados digitais selecionando os trabalhos com base na leitura do título e do resumo. O processo de categorização gerou o agrupamento de pesquisas sobre formação inicial, formação continuada e formação inicial e continuada, com subcategorias de acordo com o objeto de pesquisa. O estudo revelou que existem lacunas na formação inicial e continuada quanto ao conhecimento matemático dos professores polivalentes, que nas produções acadêmicas voltadas tanto í formação continuada quanto í formação inicial na área de matemática predomina a discussão sobre o conhecimento pedagógico dos professores, ficando em segundo plano o conhecimento específico de matemática, ou seja, a ênfase maior das pesquisas é mais para as metodologias de ensino mais do que ao estudo dos conteúdos matemáticos necessários í docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil.
Downloads
Referências
BARBOSA, Cirléia Pereira. O pensamento geométrico em movimento: um estudo com professores que lecionam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 186f. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
BAUMANN, Ana Paula Purcina. Características da Formação de Professores de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com Foco nos Cursos de Pedagogia e Matemática. 241f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
BEDNARCHUK, Joanice Zuber. Formação inicial em matemática: as manifestações dos egressos de Pedagogia sobre a formação para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 171f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
BERTUCCI, Monike Cristina Silva. Formação continuada de professores que ensinam matemática nas séries iniciais: uma experiência em grupo. 169f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 210f. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de São Paulo/Campus de Presidente Prudente, São Paulo, 2017.
BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. A formação em Matemática no Curso De Pedagogia: percepções dos alunos – professores sobre as contribuições para a prática em sala de aula. 100f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2008.
CALSON, Marcos Leomar. A formação do professor dos anos iniciais e suas concepções sobre o ensino de Matemática. 118f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
CIRíACO, Kingler Teodoro. Conhecimentos & Práticas de professores que ensinam matemática na infância e suas relações com a ampliação do ensino fundamental. 334f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2012.
CORDEIRO, Roberta Magna Almeida. Análise do processo de formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais. 97f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2011.
CORREIA, Carlos Eduardo Fenix. Formação continuada de professores polivalentes: o potencial da análise de erros no processo ensino/aprendizagem da matemática. 131f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
COSTA, Jaqueline de Morais. Formação continuada para professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre as contribuições do PNAIC no município de Ponta Grossa. 242f. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
CUNHA, Deise Rôos. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relação entre a formação inicial e a prática pedagógica. 107f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática de crenças e atitudes que interferem na constituição destes conhecimentos. 278f. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
DUARTE, Edna Mataruco. Tecnologia da informação e da comunicação e a formação inicial de professores em um contexto EaD, que ensinam Matemática no Ensino Fundamental. 139f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.
ELIAS, Loulou Hibrahim. O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a Ressignificação de Práticas Docentes em Matemática de um grupo de professores em Palmas/To. 140f. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016.
FAUSTINO, Monica Podsclan. Ações de formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentes. 203f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.
FERREIRA, Ana Paula Aragão. O que os professores da rede pública estadual do semiárido sergipano dizem sobre o PNAIC eixo matemática. 93f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
FERREIRA, Valdivina Alves. A formação de conceitos matemáticos nos anos iniciais: como os professores pensam e atuam com conceitos. 154f. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.
FIORENTINI, Dário; NACARATO, Adair Mendes. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir de prática. São Paulo: Musa Editora, 2005.
FRAGA, Laura Pippi. Futuros professores e a organização do ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência. 185f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
GALLEGO, Eduardo Manuel Bartalini. Investigando as práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em um grupo do PIBID. 121f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2012.
GALLICCHIO NETO, Domenico. Influências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos anos iniciais sobre ensinar e aprender matemática. 140f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2016.
GRAÇA, Janilce Santos Domingues. A Educação Matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 83f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.
HARTWIG, Sandra Christ. Formação continuada de professores: um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos. 103f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
LACERDA, Sara Miranda de. O aluno concluinte do curso de Pedagogia e o ensino de Matemática nas séries iniciais. 144f. 2011. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
LAMBERTI, Denise Di Giovanni. Número Natural: Conhecimentos de/para Professores Polivalentes em um Curso de Especialização. 220f. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
LíDIO, Henrique. Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina Matemática. 102f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
LIMA, Debora Cabral. A formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e as estruturas multiplicativas. 161f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.
LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Conhecimento especializado do professor dos anos iniciais no âmbito da multiplicação: uma metassíntese de teses produzidas entre 2001 e 2012 em diferentes contextos formativos. 201f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
LUCIO, Claudia Cristiane Bredariol. Práticas de letramento matemático narradas por professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 173f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.
MACHADO, Ivana de Fátima Silva. Formação continuada de professores que ensinam Matemática. 97f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2009.
MAIA, Dennys Leite. Ensinar matemática com o uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de Pedagogia. 190f. 2012. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000- 2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 7-23, 2006.
MAGALHíES, Patrícia Dutra. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: o método Estudo e Planejamento de Lições nos contextos de escola e ensino. 116f. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MARIM, Vlademir. Formação continuada do professor que ensina matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir da produção acadêmico-científica brasileira (2003-2007). 216f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 234f. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MATTEI, Joelma Fatima Torrel. Formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Geometria. 76f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.
MONTIBELLER, Liliane. Pedagogos que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a relação entre a formação profissional e a prática docente. 137f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2015.
MORAIS, Maria do Perpétuo Socorro Bandeira. A disciplina matemática a partir da visão curricular no curso de licenciatura em Pedagogia. 120f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013.
NACARATO, Adair Mendes. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 344f. 2000. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
NASCIMENTO, Julia de Cássia Pereira do. Formação inicial de pedagogos para ensinar matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular. 312f. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Juliane do. A implementação do Projeto Intensivo no Ciclo (Pic) em Pompéia (Sp): (re) construindo o processo formativo dos professores que ensinam Matemática. 180f. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.
OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Ensino de matemática, história da matemática e artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 217f. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
OLIVEIRA, Ana Carolina Nogueira. Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação í Matemática: as implicações da/na formação. 105f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
OLIVEIRA, Gaya Marinho de. A matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. 240f. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, Sandra Alves de. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais. 171f. 2012. Dissertação (Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
OLIVEIRA, Monica Aparecida Pivante. Análise de uma experiência de formação continuada em matemática com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 146f. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
ORTEGA, Eliane Maria Vani. A construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação í Matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 164f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Ações Colaborativas Universidade – Escola: processo de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 101f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
POGGETTI, Liane Geyer. Professoras das séries iniciais do ensino fundamental e as orientações curriculares oficiais para o ensino de Matemática: um estudo dessa relação. 107f. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
PRATES, Ellen Marques de Oliveira Rocha. Narrativas de graduandos do curso de pedagogia: representações sobre a profissão docente e o silenciamento sobre a matemática escolar. 196f. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Francisco, Itatiba, 2014.
QUEIROZ, Júlio César Guimarães. As fontes do saber matemático de professores dos anos iniciais. 103f. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
RABAIOLLI, Leonice Ludwig. Geometria nos anos iniciais: uma proposta de formação de professores em cenários para investigação. 134f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2013.
RENAUX, Cinthia Domit Zaniolo. O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia: algumas possibilidades e potencialidades. 110f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
ROCHA, Maria Stefani. Professores polivalentes das séries iniciais do Ensino Fundamental: concepção da formação e do ensino. 269f. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005.
RODRIGUES, José Maria Soares. A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes. 150f. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
ROMANO, Simone Santoro. Formação Continuada: um plano para o ensino de Matemática desenvolvido com professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 149f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SANTOS, Lucimara. Mudanças na prática docente: um desafio da formação continuada de professores polivalentes para ensinar Matemática. 152f. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SANTOS, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira. Ensino da Matemática em curso de Pedagogia: a formação do professor polivalente. 205f. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SANTOS, Aparecido dos. Processos de formação colaborativa com foco no campo conceitual multiplicativo: um caminho possível com professores polivalentes. 339f. 2012. Tese (Doutorado em Educação matemática) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
SANTOS, Débora Guimarães Cruz. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e práticas. 171f. 2012. Dissertação (Mestrado de Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.
SANTOS, Conceição de Maria Ribeiro dos. Formação contínua do professor de Matemática: contribuições para a prática docente. 150f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.
SANTOS, Telsuíta Laudomira Pereira. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 196f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
SANTOS, Janaina Freitas dos. Da prática í teoria: caminhos da formação continuada em Matemática na escola. 92f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana no Brasil, Canoas, 2015.
SANTOS, Marilene Xavier dos. A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam matemática e construções de práxis pedagógicas. 137f. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. 308f. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, Silvana Holanda da. Conhecimento de professores polivalentes em geometria: contribuições da teoria dos registros de representação semiótica. 167f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
SILVA, Antônia Givaldete da. O professor dos anos iniciais e o conhecimento de Geometria. 112f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
SILVA, Fábio Colins da. Saberes docentes na/da formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. 175f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. American Educacional Research Association, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
VIEIRA, Norma Sueli Oliveira. A formação matemática do pedagogo: reflexões sobre o ensino de geometria. 113f. 2017. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin. Formação continuada de professores que ensinam matemática: o que pensam e sentem sobre o ensino, aprendizagem e avaliação. 300f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
ZIMER, Tania Teresinha Bruns. Aprendendo a ensinar matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 299f. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.