A experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69789Keywords:
Internship, High school, Teacher training, Public schoolAbstract
The experience at school plays a fundamental role in the degree because it provides moments of experience for the perception of the profession and the exercise of pedagogical theories. This article aims to report the teaching experience of two students of Biological Sciences in the Pedagogical Residency program. The target audience comprises teenagers in their first year of high school, aged between 14 and 16 years old. During the internship at the field school, the stages of setting, observation and conducting were experienced. From this contact at school and with the theoretical support, based mainly on Vygotsky's ideas, it was possible to infer that the way teachers relate to students and the pedagogical method used, influences the behavior of these young people in the classroom.
Downloads
References
ALVES, L. P.; ANASTASIOU, L. G. C. (Orgs.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2003.
AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano. 2003.
AUSUBEL, D. P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução: Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AYRES, A. C. M. As tensões entre a licenciatura e o bacharelado: a formação dos professores de biologia como território contestado. In: SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005, p. 182-196.
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002, seção1, p.8.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
CARDOSO, A.; DEL PINO, M.; DORNELES, C. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: ANPED SUL, 9, 2012. Anais [...], Caxias do Sul: UCS. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile /668/556/. Acesso em: 10 jun. 2023.
COSTA, F. T. P; SILVA, M. M. P.; BESSA, V. T. P.; CALDAS, I. F. P. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. In: SEMANA DE ESTUDOS TEORIAS E PRÍTICAS EDUCATIVAS, 5., 2014, Assu-RN. Anais [...] Assu-RN: UERN, 2014.
FERREIRA, F. I. A formação e os seus efeitos. Do modelo escolar í formação em contexto. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009, p. 329-344.
FORMOSINHO, J.; NIZA, S. Iniciação í prática profissional nos cursos de formação inicial de professores. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009, p. 119-139.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVíO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. HMELO-SILVER, C. E.; DUNCAN, R. G.; CHINN, C. A. Scaffolding and achievement in problem-based and inquiry learning: a response to Kirschner, Sweller, and. Educational psychologist, v. 42, n. 2, p. 99-107, 2007.
JARES, X. R. Pedagogia da convivência. Trad. Elisabete de Moraes Santana. São Paulo: Palas Athena, 2008.
MARTINS, M. A. V. O teórico e o prático na formação de professores. In: CAPPELLETTI, I. F.; LIMA, L. A. N. (Orgs.) Formação de educadores – pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Ed. Olho D´ Agua, 1999, p.07-18.
MONTEIRO, A. M. Formação Docente: território contestado. In: SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005, p. 153-170.
MORAES, C. B.; GUZZI, M. E. R.; SA, L. P. Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência. Ciênc. educ., Bauru, v. 25, n. 1, p. 235-253, jan. 2019.
SCHRAM, S. C.; CARVALHO, M. A. B. O. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de Mudanças, 2015. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000.
VIGOTSKY, L. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKY, L.; L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone, 1988.
VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.; ALMEIDA, S. H. V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução í s teorias e suas implicações na escola. Psicologia da Educação, n.29, p.27-55, dez, 2009.
ZABALA, A. Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.