O caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70590

Keywords:

History of Science, Women in Science, Women in Astronomy, Stellar Composition, Cecilia Payne

Abstract

This text presents a brief analysis of the history of women in Science and Astronomy and highlights some contributions to the formulation of stellar chemical composition, based on the last century, in which the history often presented omits the mishaps faced by them. The objective is to analyze historically how the condition of being a woman crossed the evolution and construction of the stellar phenomenon with the work of scientists, and how it crossed history within the temporal limits of the time, especially in relation to the studies of Cecilia Payne. It is a qualitative investigation, with bibliographic analysis as a methodological procedure, in order to establish relations of approximation with the object under study and the bibliographic sources. The results reverberate that Cecilia Payne carried out important research in the area of Astronomy, standing out for her studies of evolution and stellar composition. The majestic repercussion of her doctoral thesis did not bring her professional recognition, because she was a woman, and due to the difficulties she faced during her academic and professional life, it was a great highlight of the struggle of women in the scientific environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizandra Daneize dos Santos, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências - Bauru/SP. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com ênfase na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel/PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR.

Gleyson Miranda de Souza, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Fí­sica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase em Fí­sica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Fí­sica-Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Fí­sica (MNPEF) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Cursando Especialização em Formação Didático-Pedagógica Educação í  Distância pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Doutorando em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob orientação do professor Dr Rodolfo Langhi. 

Izabela Prado Lourenço da Silva, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Cursando o programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Licenciatura em Fí­sica no Instituto Federal de Brasí­lia, Campus Taguatinga.

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É professor assistente doutor do Departamento de Fí­sica e Meteorologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. 

References

BARROS, Magali Conceição de. As mulheres do Harvard College Observatory: Henrietta Swan Leavitt - a mulher que descobriu como medir a distância das galáxias. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 18, n. esp., p. 12 - 21, 2018. Disponí­vel em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/37138. Acesso em: 30 nov. 2023.
BUTTERFIELD, Herbert. The whig interpretation of history. London: G. Bell, 1931.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento cientí­fico. Tradução de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Forense Editora Universitária, 1982.
KRAGH, Helge. História da Ciência anacrônica e diacrônica. In.: KRAGH, Helge. Introdução í  historiografia da Ciência. Porto: Porto Editora, 2001.
LAZZARINI, Ana Beatriz. SAMPAIO, Camilia Pierroti; GONÇALVES, Vitória Séllos;
NASCIMENTO, Érica Regina Filletti; PEREIRA, Fabí­ola Manhas Verbi; FRANÇA, Vivian Vanessa. Mulheres na ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 188 - 194, 2018. Disponí­vel em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1717/2019. Acesso em: 30 nov. 2023.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento cientí­fico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37 - 45, 2007.Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 30 nov. 2023.
LINO, Tayane Rogeria; MAYORGA, Cláudia. As mulheres como sujeitos da ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. Revista Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 96 - 107, 2016. Disponí­vel em: https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4239. Acesso em: 30 nov. 2023.
MARCHI, Magali Conceição de Barros de. A contribuição de Annie Jump Cannon para a classificação espectral de Harvard. 2017. 91 f. Tese (Doutorado em História da Ciência). Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2017.
MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsí­dios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Fí­sica, 2006.
MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32 - 46, jan./jun. 2014. Disponí­vel em: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237. Acesso em: 30 nov. 2023.
NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do; CARVALHO, Hermano Ribeiro de; SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A astronomia, a historiografia da ciência e os livros didáticos: uma história mal contada? Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 5, p. 40 - 52, out./dez. 2016. Disponí­vel em: https://doi.org/10.26843/rencima.v7i5.1158. Acesso em: 30 nov. 2023.
PAYNE, Cecilia Helena. Stellar Atmospheres: a contribution to the observational study of high temperature in the reversing layers of stars. 1925. 225 f. Tese. Harvard Observatory: Cambridge, 1925. Disponí­vel em: https://articles.adsabs.harvard.edu/pdf/1925HarMo...1.....P. Acesso em: 10 out. 2023.
ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da Ciência: a Ciência e o Triunfo do Pensamento Cientí­fico no Mundo Contemporâneo, v. 3, 2. ed., Brasí­lia: FUNAG, 2012.
SILVA, Fabiane Ferreira da. Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012. 149 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande: Rio Grande, 2012.
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. - 466, abr./jun. 2014. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200012. Acesso em: 30 nov. 2023.
SITKO, Camila Maria. Panorama das pesquisas sobre a participação das mulheres na construção da astronomia nos séculos XIX e XX. Periódico Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, p. e022023, 2022. Disponí­vel em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1298. Acesso em: 1 dez. 2023.
STASIŃSKA, Grażyna. Por que as estrelas são importantes para nós? Traduzido por Natalia Vale Asari. Caderno Brasileiro de Ensino de Fí­sica, Florianópolis, v. 27, n. esp., p. 672 - 684, dez. 2010. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/21757941.2010v27nespp672. Acesso em: 1 dez. 2023.
TOSI, Lucí­a. Mulher e ciência: a revolução cientí­fica, a caça í s bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, Florianópolis, n. 10, p. 369 - 397, 1998. Disponí­vel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/4786705. Acesso em: 10 jan. 2023.
VIEIRA, Patrese Coelho. Uma estrela eclipsada na ciência: um resgate histórico de Cecilia Payne e seu papel na determinação da composição estelar. 2021. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Fí­sica). Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2021.
VIEIRA, Patrese Coelho; MASSONI, Neusa Teresinha; ALVES-BRITO, Alan. O papel de Cecilia Payne na determinação da composição estelar. Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica, São Paulo, v. 43, p. 1 - 11, 2021. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/1806-9126RBEF-2021-0028. Acesso em: 30 nov. 2023.

Published

2023-12-21

How to Cite

Santos, E. D. dos, Souza, G. M. de, Silva, I. P. L. da, & Langhi, R. (2023). O caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 246–258. https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70590