O caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70590

Palavras-chave:

História da Ciência, Mulheres na Ciência, Mulheres na Astronomia, Composição Estelar, Cecilia Payne

Resumo

Este texto apresenta uma breve análise sobre a história das mulheres na Ciência e na Astronomia e destaca algumas contribuições para a formulação da composição quí­mica estelar, fundamentada no século passado, no qual a história frequentemente apresentada omite os percalços enfrentados por elas. O objetivo é analisar historicamente como a condição de ser mulher transpassou a evolução e construção do fenômeno estelar com o trabalho das cientistas, e como atravessou a história dentro dos limites temporais da época, principalmente em relação aos estudos de Cecilia Payne. Constitui-se em uma investigação de caráter qualitativo, tendo a análise bibliográfica como procedimento metodológico, a fim de estabelecer relações de aproximação com o objeto em estudo e as fontes bibliográficas. Os resultados reverberam que Cecilia Payne realizou pesquisas importantes na área da Astronomia, destacando-se pelos estudos de evolução e composição estelar. A majestosa repercussão de sua tese de doutorado não lhe trouxe reconhecimento profissional, por ser mulher, e devido í s dificuldades enfrentadas durante sua vida acadêmica e profissional, constituiu-se em um grande destaque da luta das mulheres no meio cientí­fico.

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Biografia do Autor

Elizandra Daneize dos Santos, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências - Bauru/SP. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com ênfase na linha de Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Cascavel/PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR.

Gleyson Miranda de Souza, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Fí­sica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase em Fí­sica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Fí­sica-Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Fí­sica (MNPEF) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Cursando Especialização em Formação Didático-Pedagógica Educação í  Distância pela Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP). Doutorando em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob orientação do professor Dr Rodolfo Langhi. 

Izabela Prado Lourenço da Silva, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Cursando o programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Licenciatura em Fí­sica no Instituto Federal de Brasí­lia, Campus Taguatinga.

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É professor assistente doutor do Departamento de Fí­sica e Meteorologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Santos, E. D. dos, Souza, G. M. de, Silva, I. P. L. da, & Langhi, R. (2023). O caminho tortuoso de mulheres na Ciência e na Astronomia: evolução e composição estelar a partir de estudos feitos por Cecilia Payne. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 246–258. https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70590

Edição

Seção

Artigos