Alfabetización cientí­fica, alfabetización mediática e islotes interdisciplinarios de racionalidad: una experiencia en Didáctica de las Ciencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64494

Palabras clave:

Islote Interdisciplinario de la Racionalidad, Enseí±anza de las Ciencias, Noticias Falsas, Alfabetización Cientí­fica y Mediática

Resumen

O presente artigo objetiva narrar, de forma descritiva e analí­tica, a vivência em uma oficina didática em que foi desenvolvida a estratégia teórico-metodológica, denominada Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade, em uma disciplina de Didática das Ciências, de um curso de formação inicial de professores em Ciências Exatas. O desenvolvimento decorre da necessidade de formar professores com conhecimentos profissionais que lhes permitam atuar no contexto atual, de pandemia e pós-pandemia, em que notí­cias falsas, as fake news, desinformam as pessoas. Ao analisar, com um olhar qualitativo, os diários de campo de uma das licenciandas participantes, observou-se como a metodologia pode contribuir para a formação de professores e em prol da alfabetização cientí­fica e midiática na Educação em Ciências. As atividades foram realizadas de forma remota, utilizando plataformas virtuais para o desenvolvimento das atividades. Apesar das dificuldades e limitações do distanciamento social, infere-se que a prática metodológica permitiu o desenvolvimento de autonomia docente, reflexão didático - pedagógica e compreensões acerca das relações entre alfabetização cientí­fica e interdisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victória Emí­lia Gomes Martins, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Estudiante de Maestrí­a en el Programa de Postgrado en Educación Cientí­fica, Educación Matemática y Tecnologí­as Educativas (PPGECEMTE) de la Universidad Federal de Paraná (UFPR).

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doctor y Magí­ster en Educación Cientí­fica y Tecnológica del Programa de Postgrado en Educación Cientí­fica y Tecnológica (PPGECT), de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC).

Citas

BARTELMEBS, R.; VENTURI, T.; DE SOUSA, R. Pandemia, negacionismo cientí­fico, pós- verdade: contribuições da Pós-graduação em Educação em Ciências na Formação de Professores. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 64-85, 20 ago. 2021.

BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital. Anales de Documentació, v. 5 2002. Disponí­vel em: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2261. Acesso em: 10 maio 2022.

CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health: UF`Pel, v.1, n. 2, pp. 94-103. Disponí­vel em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447/2832. Acesso em 10 maio 2022.

FOUREZ, G; LECOMPTE, V.E.; GROOTAERS, D.; MATHY, P.; TILMAN, F. Alfabetización cientí­fica y técnica. Argentina: Ediciones Colihue, 1997.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização cientí­fica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, 37-50, 2001.

MAYER, R. E. Introduction to Multimedia Learning. In: MAYER, R. E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University.

MOHR, A, MULINARI, G. VENTURI, T.; BOTATELLI, T. Um Singular Plural: Contribuições de Gérard Fourez para A Educação em Ciências / A Single-Plural: Contributions of Gérard Fourez to Science Education. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 164-179, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponí­vel em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7989. Acesso em: 05 jun. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179.

OLIVEIRA, C. B.; COSTA, O. M. Narrar, Pesquisar e Educar em Ciências e Matemática. In: MAGALHíES-JÚNIOR, C. A.; BATISTA, C. M. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 2021. Press, 2005. p.1-18.

SCOFIELDT-JR, G. Descontruindo as fake News: o trabalho das agências de fact-checking. In BARBOSA, M(org.). Pós-Verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas.1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

SIQUEIRA, J. B.; GAERTNER, R. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentí­cios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2. 2015. Disponí­vel em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2985. Acesso em 10 maio 2022.

VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma Perspectiva Pedagógica e Formação de Professores: contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica – UFSC: Florianópolis, 2018.

VENTURI, T.; LISBÔA, E. S. Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10746, 14 mar. 2021.

VENTURI, T.; PEREIRA, B. Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade: reflexões a partir de um relato de experiência do estágio em biologia. Atas do Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, UNESC: 2015.

WILSON, C; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: currí­culo para formação de professores. Brasí­lia: UNESCO, UFTM, 2013.

Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Martins, V. E. G., & Venturi, T. (2022). Alfabetización cientí­fica, alfabetización mediática e islotes interdisciplinarios de racionalidad: una experiencia en Didáctica de las Ciencias. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 17–31. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64494

Número

Sección

Artigos