Alfabetização científica, alfabetização midiática e ilhotas interdisciplinares de racionalidade: uma vivência em Didática das Ciências
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64494Palavras-chave:
Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade., Educação em Ciência, Fake news, Alfabetização Científica e MidiáticaResumo
O presente artigo objetiva narrar, de forma descritiva e analítica, a vivência em uma oficina didática em que foi desenvolvida a estratégia teórico-metodológica, denominada Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade, em uma disciplina de Didática das Ciências, de um curso de formação inicial de professores em Ciências Exatas. O desenvolvimento decorre da necessidade de formar professores com conhecimentos profissionais que lhes permitam atuar no contexto atual, de pandemia e pós-pandemia, em que notícias falsas, as fake news, desinformam as pessoas. Ao analisar, com um olhar qualitativo, os diários de campo de uma das licenciandas participantes, observou-se como a metodologia pode contribuir para a formação de professores e em prol da alfabetização científica e midiática na Educação em Ciências. As atividades foram realizadas de forma remota, utilizando plataformas virtuais para o desenvolvimento das atividades. Apesar das dificuldades e limitações do distanciamento social, infere-se que a prática metodológica permitiu o desenvolvimento de autonomia docente, reflexão didático - pedagógica e compreensões acerca das relações entre alfabetização científica e interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital. Anales de Documentació, v. 5 2002. Disponível em: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2261. Acesso em: 10 maio 2022.
CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health: UF`Pel, v.1, n. 2, pp. 94-103. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447/2832. Acesso em 10 maio 2022.
FOUREZ, G; LECOMPTE, V.E.; GROOTAERS, D.; MATHY, P.; TILMAN, F. Alfabetización científica y técnica. Argentina: Ediciones Colihue, 1997.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, 37-50, 2001.
MAYER, R. E. Introduction to Multimedia Learning. In: MAYER, R. E. (Ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge University.
MOHR, A, MULINARI, G. VENTURI, T.; BOTATELLI, T. Um Singular Plural: Contribuições de Gérard Fourez para A Educação em Ciências / A Single-Plural: Contributions of Gérard Fourez to Science Education. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 164-179, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7989. Acesso em: 05 jun. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179.
OLIVEIRA, C. B.; COSTA, O. M. Narrar, Pesquisar e Educar em Ciências e Matemática. In: MAGALHíES-JÚNIOR, C. A.; BATISTA, C. M. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 2021. Press, 2005. p.1-18.
SCOFIELDT-JR, G. Descontruindo as fake News: o trabalho das agências de fact-checking. In BARBOSA, M(org.). Pós-Verdade e Fake News: reflexões sobre a guerra de narrativas.1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
SIQUEIRA, J. B.; GAERTNER, R. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2. 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2985. Acesso em 10 maio 2022.
VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma Perspectiva Pedagógica e Formação de Professores: contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC: Florianópolis, 2018.
VENTURI, T.; LISBÔA, E. S. Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Cenas Educacionais, v. 4, p. e10746, 14 mar. 2021.
VENTURI, T.; PEREIRA, B. Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade: reflexões a partir de um relato de experiência do estágio em biologia. Atas do Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, UNESC: 2015.
WILSON, C; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.