Alfabetização cientí­fica, alfabetização midiática e ilhotas interdisciplinares de racionalidade: uma vivência em Didática das Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64494

Palavras-chave:

Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade., Educação em Ciência, Fake news, Alfabetização Cientí­fica e Midiática

Resumo

O presente artigo objetiva narrar, de forma descritiva e analí­tica, a vivência em uma oficina didática em que foi desenvolvida a estratégia teórico-metodológica, denominada Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade, em uma disciplina de Didática das Ciências, de um curso de formação inicial de professores em Ciências Exatas. O desenvolvimento decorre da necessidade de formar professores com conhecimentos profissionais que lhes permitam atuar no contexto atual, de pandemia e pós-pandemia, em que notí­cias falsas, as fake news, desinformam as pessoas. Ao analisar, com um olhar qualitativo, os diários de campo de uma das licenciandas participantes, observou-se como a metodologia pode contribuir para a formação de professores e em prol da alfabetização cientí­fica e midiática na Educação em Ciências. As atividades foram realizadas de forma remota, utilizando plataformas virtuais para o desenvolvimento das atividades. Apesar das dificuldades e limitações do distanciamento social, infere-se que a prática metodológica permitiu o desenvolvimento de autonomia docente, reflexão didático - pedagógica e compreensões acerca das relações entre alfabetização cientí­fica e interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Victória Emí­lia Gomes Martins, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática E Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor e Mestre em Educação Cientí­fica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Martins, V. E. G., & Venturi, T. (2022). Alfabetização cientí­fica, alfabetização midiática e ilhotas interdisciplinares de racionalidade: uma vivência em Didática das Ciências. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 17–31. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64494

Edição

Seção

Artigos