Ingresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69666

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Representações Sociais, Ingresso, Permanência

Resumo

O artigo apresenta as motivações para o ingresso e permanência em uma Licenciatura em Educação do Campo, áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, em uma IES mineira. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi um questionário Google Forms. Adotou-se como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Como resultados, verificou-se que a motivação para o ingresso se pauta na representação social que essa é uma oportunidade para estar em um curso de graduação, que dialoga com a realidade campesina. Ressaltaram, ainda, a Pedagogia da Alternância como algo essencial em suas escolhas. O núcleo-central da representação social sobre permanência no curso são os termos: dedicação e sonho. Conhecer as representações sociais que alicerçam o ingresso e a permanência dos estudantes na LECampo podem fornecer importantes indicativos para o curso e para o fomento de polí­ticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. C. Abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. Org.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998, p. 27-37.
ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 155-171.
ARROYO, M. G. Formação de Educadores do Campo. In: CALDART, R. S; Pereira, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão popular, 2012, p. 361-367.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.
CARVALHO, K. L. Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: um estudo sobre acesso e permanência, 2019. Dissertação (Mestrado em estudos rurais) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina - MG, 2019.
CRESWELL, J. W. O projeto de um estudo qualitativo. In: CRESWELL, J. W. (Org.). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
GOMES, A. T.; CEOLIN, T. Formação de educadores para escolas do campo e a possibilidade do conhecimento crí­tico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017.
GONÇALVES, A. M.; TÍVORA, M. J. S. Representações sociais e projeto polí­tico-pedagógico. Jundiaí­: Paco Editorial, 2016.
JESUINO, J. C. Um conceito reencontrado. In: ALMEIDA, A. M. de O.; SANTOS, M. de F. de S.; TRINDADE, Z. A. (Org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. 2. ed. Brasí­lia: Technopolitik, 2014, p. 41-75.
JODELET, D. As representações sociais: um domí­nio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.
LAHLOU, S. Difusão das representações e inteligência coletiva distribuí­da. In: ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A. (Org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. 2. ed. Brasí­lia: Technopolitik, 2014, p. 77-130.
LEMES, A. F. G.; MIRANDA, C. L. A presença da quí­mica na formação por área do conhecimento: o caso das licenciaturas em Educação do Campo mineiras. In: FALEIRO, W.; RIBEIRO, G. K.; SILVA, L. (Org.). Ciências da natureza na diversidade dos contextos educacionais. 1ed. Goiânia: Kelps, 2020, p. 82-99.
LEíO, G.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Juventudes do Campo. São Paulo: Autêntica Editora, 2015.
MARTINS-SILVA, P. O.; JUNIOR, A. S.; PERONI, G. G. H.; MEDEIROS, C. P.; VITÓRIA, N. O. Teoria das representações sociais nos estudos organizacionais no Brasil: análise bibliométrica de 2001 a 2014. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 891-919, 2016.
MIRANDA, C. L. As representações sociais de licenciandos em Quí­mica sobre “Ser Professor”. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Quí­mica) - Faculdade de Educação, Instituto de Fí­sica, Instituto de Quí­mica e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, 2014.
MIRANDA, C. L.; REZENDE, D. B.; LISBOA, J. C. F. A licenciatura e a construção das representações sociais sobre ser professor de quí­mica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 1-11, 2015. Disponí­vel em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/40/18. Acesso em: 15 out. 2022.
MIRANDA, C. L.; PLACCO, V. M. N. S.; REZENDE, D. B. As representações sociais de docência e a constituição identitária de licenciandos em quí­mica. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 54, p. 1-25, 2019. Disponí­vel em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18085. Acesso em: 15 out. 2022.
MIRANDA, C. L.; NASCIMENTO, W. E. Narrativas autobiográficas: elementos para educação em direitos humanos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 412-430, 2020. Disponí­vel em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6447. Acesso em: 10 mar. 2022.
MIRANDA, C. L. O que é a Quí­mica? Uma análise a partir da representação social de licenciandos em educação do campo. Revista Debates em Ensino de Quí­mica, Recife, v. 8, n. 3, p. 449-464, 2022. Disponí­vel em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3476. Acesso em: 10 mar. 2023.
MOLINA, M. C. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as polí­ticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 587-609, 2017. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/es/a/57t84SXdXkYfrCqhP6ZPNfh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2022.
MOLINA, M. C.; BRITO, M. M. B. Epistemologia da práxis: referência no processo de formação inicial e continuada de formadores na educação do campo. In: MOLINA, M. C. (Org.). Licenciaturas em educação do campo e o ensino de ciências naturais: desafios í  promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasí­lia: Editora da UnB, 2017. p. 337-374.
MOLINA, M. C.; SÍ, L. M. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, R. S; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, p. 469, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
ORTIZ, A. J.; TRIANI, F.; MAGALHíES JÚNIOR, C. A. O. Representações sociais: uma teoria, muitos caminhos. In: MAGALHíES JÚNIOR, C. A.; BATISTA, M. C. (Org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023, p. 103-119.
OVIGLI, D. F. B.; KLEPKA, V. A formação de professores em ciências e matemática na educação do campo a partir das experiências em estágios e trabalhos de conclusão de curso. Revista Contexto & Educação, Ijuí­, v. 36, n. 113, p. 352–372, 2021. Disponí­vel em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10438. Acesso em: 09 set. 2022.
RECEPUTI, C. C. Percepções de professores de licenciaturas em quí­micas sobre "experimentação" na perspectiva na teoria das representações sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Quí­mica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ensino de Quí­mica, Universidade de São Paulo, São Paulo - SP, 2019.
REIS, A. O. A.; SARUBBI-JUNIOR, V.; BERTOLINO-NETO, M. M.; ROLIM-NETO, M. L. Tecnologias computacionais para o auxí­lio em pesquisa qualitativa: software EVOC. São Paulo: Schoba, 2013.
SACHS, L.; ELIAS, H. R. A Formação Matemática nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 30, n. 55, p. 439-454, 2016. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RpF4wJqP64rWWckRJYhyrFg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2022.
SILVA, L. H. Educação Rural em Minas Gerais: Origens, concepções e trajetória da Pedagogia da Alternância e das Escolas Famí­lia Agrí­cola. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 3, n. 1, p. 105-125, 2012. Disponí­vel em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6546/2693. Acesso em: 09 set. 2022.
SOUZA, D. C.; KATO, D. S.; PINTO, T. H. O. A. Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro: território de contradições. Rev. Bras. Educ. Campo, Tocantinópolis, v. 2, n. 1, p. 411-435, 2017. Disponí­vel em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3374/9766. Acesso em: 09 set. 2022.
TEIXEIRA. E. S.; BERNARTT. M. L.; TRINDADE. G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio-ago., 2008. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yKbb64ckpSn6r5k3szHTHJJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 set. 2022.
TRINDADE, Z. A.; SANTOS, M. F. S.; ALMEIDA, A. M. O. Ancoragem: notas sobre consensos e dissensos. In: ALMEIDA, A. M. O.; SANTOS, M. F. S.; TRINDADE, Z. A. (Org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. 2. ed. Brasí­lia: Technopolitik, 2014, p. 133-162.
VERONESE, M. C. B. S. O que é ser educador do campo: as representações sociais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba - MG, 2021.
VERONESE, M. C. B. S.; SIVIERI-PEREIRA, H. O.; MIRANDA, C. L. Licenciatura em Educação do Campo: representações sociais sobre a escolha da profissão. Rev. Ed. popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 222-241, 2023. Disponí­vel em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68994/36804. Acesso em: 30 ago. 2023.
VOGEL, M. Influências do PIBID na Representação Social de licenciandos em Quí­mica sobre ser “professor de Quí­mica”. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências - Modalidade Quí­mica) - Faculdade de Educação, Instituto de Fí­sica, Instituto de Quí­mica e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Silva, L. A. ., Veronese, M. C. B. S. ., & Miranda, C. L. . (2023). Ingresso e permanência em uma licenciatura em educação do campo: uma análise a partir da teoria das representações sociais . Vitruvian Cogitationes, 4(2), 92–106. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69666

Edição

Seção

Artigos