A Análise Textual Discursiva como um exercício de ampliação de horizontes compreensivos acerca da pesquisa qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63586Palavras-chave:
Análise Textual Discursiva, Escrita, AprendizagemResumo
Neste texto são apresentadas algumas reflexões, compreensões e problematizações acerca do percurso de apropriação teórico/metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD). Com ênfase qualitativa, essa investigação, tencionou compreender como o processo de aprender, no que concerne os elementos da ATD, oportuniza o ampliar de horizontes compreensivos inerentes í dimensão da pesquisa qualitativa. As compreensões, apresentadas nesse texto emergem da análise da transcrição de dois vídeos, produzidos pelos licenciandos matriculados no componente de Tópicos da Análise Textual Discursiva no Ensino de Química, articulada í s experiências vividas pelas pesquisadoras com essa metodologia no decorrer do pesquisar em diferentes espaços e níveis. O exercício de análise se ancorou em duas investigações, destas podemos mencionar: a ATD í s avessas, proposta por Bartelmebs (2020), e a análise da palavra ao conceito, segundo a perspectiva apresentada por Moreno-Rodriguez (2020). Por meio desse movimento foi possível compreender que a apropriação teórico/metodológica da ATD se delineia como um exercício de compreensão das palavras e dos conceitos, além da superação de entendimentos de Ciência centrados na objetividade, e da separação entre sujeito e objeto. Ante o exposto, apropriar-se das dimensões inerentes í ATD envolve ler, escrever, dialogar e permitir-se complexificar os saberes inerentes, não só ao seu tema de pesquisa, mas também í organização da escrita na dimensão acadêmica, a construção e validade de bons argumentos e os saberes e fazeres na pesquisa qualitativa.
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