A Análise Textual Discursiva como um exercí­cio de ampliação de horizontes compreensivos acerca da pesquisa qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63586

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Escrita, Aprendizagem

Resumo

Neste texto são apresentadas algumas reflexões, compreensões e problematizações acerca do percurso de apropriação teórico/metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD). Com ênfase qualitativa, essa investigação, tencionou compreender como o processo de aprender, no que concerne os elementos da ATD, oportuniza o ampliar de horizontes compreensivos inerentes í  dimensão da pesquisa qualitativa. As compreensões, apresentadas nesse texto emergem da análise da transcrição de dois ví­deos, produzidos pelos licenciandos matriculados no componente de Tópicos da Análise Textual Discursiva no Ensino de Quí­mica, articulada í s experiências vividas pelas pesquisadoras com essa metodologia no decorrer do pesquisar em diferentes espaços e ní­veis. O exercí­cio de análise se ancorou em duas investigações, destas podemos mencionar: a ATD í s avessas, proposta por Bartelmebs (2020), e a análise da palavra ao conceito, segundo a perspectiva apresentada por Moreno-Rodriguez (2020). Por meio desse movimento foi possí­vel compreender que a apropriação teórico/metodológica da ATD se delineia como um exercí­cio de compreensão das palavras e dos conceitos, além da superação de entendimentos de Ciência centrados na objetividade, e da separação entre sujeito e objeto. Ante o exposto, apropriar-se das dimensões inerentes í  ATD envolve ler, escrever, dialogar e permitir-se complexificar os saberes inerentes, não só ao seu tema de pesquisa, mas também í  organização da escrita na dimensão acadêmica, a construção e validade de bons argumentos e os saberes e fazeres na pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Licenciada em Quí­mica e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat/UFGD).

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Quí­mica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Quí­mica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande.

Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Licenciada em Quí­mica pela Associação Prudentina de Educação e Cultura de Presidente Prudente (1978) Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1982); Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Quí­mica) pela Universidade de São Paulo - USP (2001); Doutor em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/ Bauru, Brasil (2009) e Pós-doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Universidade de Aveiro - UA/PT (2016). Professora Associada do Departamento de Quí­mica - UEM. Atualmente aposentada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM.

Referências

BARTELMEBS, Roberta Chiesa. Mas o que eu sei? O movimento da escrita acadêmica a partir da Textual Discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo-SP, v.8, n.19, p. 1010- 1020, 2020.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CALIXTO, Vivian dos Santos. Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de Quí­mica no espaço da prática como componente curricular. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Brasil. 2019.
CALIXTO, Vivian dos Santos. Reflexões acerca do desenvolvimento da autoria no exercí­cio de escrita envolvido na análise textual discursiva: um horizonte compreensivo. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo-SP, v.8, n.19, p. 835-862, 2020.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2015.
DICIO. Dicionário Online de Português. 2009 – 2020. Disponí­vel em: https://www.dicio.com.br/. Acesso em: 08 abr. 2021.
DICIO. Dicionário" em Só Filosofia: Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Disponí­vel na Internet em http://filosofia.com.br/dicionario.php . Acesso em: 08 abr. 2021.
FLICK, Uwe. Uma introdução í  Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í  prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996.
GALIAZZI, Maria do Carmo; LIMA, Valderez Marina do Rosário e RAMOS, Maurivan Gí¼ntzel. A fusão de horizontes na Análise Textual Discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo-SP, v.8, n.19, p. 610-640, 2020.
GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplí­cio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.7, n. 13, p. 1-22, abr.2019.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre, v. XXII, n. 37, mar., p.7- 21, 1999.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí­: Editora Unijuí­, 2007.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí­: Editora Unijuí­, 2007.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí­: Ed. Unijuí­, 2016.
MORENO-RODRíGUEZ, Andrei Steveen. Linguagear na compreensão da Análise Textual Discursiva: das palavras aos conceitos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo-SP, v.8, n.19, p. 1021-1040, 2020.
ROHDEN, Luí­z. Filosofando com Gadamer e Platão. Dissertatio, Pelotas, v. 36, p. 105- 130, 2012.
SÍNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, José Camilo; SÍNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. Col. Questões da Nossa Época, v. 46, 2013, p. 83-108.
SILVA, Lenice Heloí­sa Arruda; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco. e ARAGíO, Rosália Maria Ribeiro de. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
SOUSA, Robson Simplicio; GALIAZZI, Maria do Carmo. O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos. Ciênc. educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 799-814, 2018.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Calixto, V. dos S., Galiazzi, M. do C., & Kiouranis, N. M. M. (2022). A Análise Textual Discursiva como um exercí­cio de ampliação de horizontes compreensivos acerca da pesquisa qualitativa. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 45–64. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63586

Edição

Seção

Artigos