Compreensões de professores do Ensino Médio em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63597

Palavras-chave:

Docentes, Sustentabilidade, Educação Básica, Educação Ambiental

Resumo

O crescente questionamento sobre como o ser humano está interagindo com o ambiente, aponta que nossas ações estão acumulando problemas ambientais preocupantes. Despertar a consciência ambiental e saber tratar desta temática na sociedade é imprescindí­vel. Neste sentido, foram analisadas as compreensões de professores do Ensino Médio acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a relação com a Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade estudo de caso, por meio de respostas a um questionário semiestruturado. A reflexão ocorreu com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os questionários foram respondidos por cem professores da Educação Básica e Superior, dos quais selecionamos vinte e cinco, que atuam no Ensino Médio, com a finalidade de verificar suas concepções sobre os ODS. Foram incluí­das nesse estudo as respostas a duas questões: O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e quais ações são necessárias para alcançar os ODS na sua região?. Para a efetivação da Educação Ambiental nas escolas, é necessário, sobretudo, capacitar os educadores, uma vez que, o trabalho de ensinar e/ou compartilhar conhecimentos sobre esta temática, requer muito conhecimento, persistência e busca constante da dinamização das atividades, para consolidar Educação de qualidade. Ademais, é pertinente frisar a importância de os professores apropriarem-se dos significados dos ODS, e significar o debate na organização, planejamento e realização das práticas pedagógicas de Educação Ambiental em suas aulas.

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Biografia do Autor

Marciele Dias Santos Cabeleira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí­

Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui - 2021); Mestra em Educação nas Ciências pela (Unijuí­ - 2020); Pedagoga pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul - 2019); Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp - 2010); Professora na Rede Municipal e Estadual de Ijuí­ - RS.

Ilda de Franceschi Fellipetto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí­

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí­), Ijuí­/RS. Mestra em Educação e Formação de Professores pelo Programa de Pós graduação Scrito Sensu pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2002). Licenciada em Ciências e Quí­mica pela Unijuí­ (1989), Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013) Mestrado em: Educação e Formação de Professores pelo Programa de Pós graduação Scrito Sensu pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Pr (2002). Professora na Educação Básica no Estado do Paraná.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí­

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO).

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Cabeleira, M. D. S., Fellipetto, I. de F., & Araújo, M. C. P. de . (2022). Compreensões de professores do Ensino Médio em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Vitruvian Cogitationes, 2(1), 134–149. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63597

Edição

Seção

Artigos