Compreensões de professores do Ensino Médio em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63597Palavras-chave:
Docentes, Sustentabilidade, Educação Básica, Educação AmbientalResumo
O crescente questionamento sobre como o ser humano está interagindo com o ambiente, aponta que nossas ações estão acumulando problemas ambientais preocupantes. Despertar a consciência ambiental e saber tratar desta temática na sociedade é imprescindível. Neste sentido, foram analisadas as compreensões de professores do Ensino Médio acerca dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a relação com a Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade estudo de caso, por meio de respostas a um questionário semiestruturado. A reflexão ocorreu com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os questionários foram respondidos por cem professores da Educação Básica e Superior, dos quais selecionamos vinte e cinco, que atuam no Ensino Médio, com a finalidade de verificar suas concepções sobre os ODS. Foram incluídas nesse estudo as respostas a duas questões: O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e quais ações são necessárias para alcançar os ODS na sua região?. Para a efetivação da Educação Ambiental nas escolas, é necessário, sobretudo, capacitar os educadores, uma vez que, o trabalho de ensinar e/ou compartilhar conhecimentos sobre esta temática, requer muito conhecimento, persistência e busca constante da dinamização das atividades, para consolidar Educação de qualidade. Ademais, é pertinente frisar a importância de os professores apropriarem-se dos significados dos ODS, e significar o debate na organização, planejamento e realização das práticas pedagógicas de Educação Ambiental em suas aulas.
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