As contribuições da perspectiva CTSA para a formação continuada de pedagogos(as) para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64497

Palavras-chave:

Perspectiva CTSA, Ensino de Ciências da Natureza, Pedagogia Libertadora, Formação Continuada de Pedagogos(as)

Resumo

A partir da convergência de ideias de autores que defendem, avidamente, a necessidade de se repensar as relações estabelecidas entre o ensino de Ciências e o contexto sociopolí­tico econômico, no qual se inserem, invariavelmente, os sujeitos participantes do processo educativo, este artigo apresenta seu objetivo, o qual seja abordar, í  luz da Pedagogia Libertadora, algumas contribuições da perspectiva CTSA para o processo de formação continuada de pedagogos(as). Para tanto, aborda conceitos fundamentais dessa perspectiva e aponta para sua necessária aproximação com a prática docente, lançando mão de autores como Chrispino (2017), Costa de Lucena (2019), Freire (1996), Martins (2020) e Teixeira (2003). Tais contribuições apontam para a necessidade de que a formação continuada de pedagogos considere as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, compreendendo os fenômenos da natureza em seu processo de permanência e mudança, gênese e desenvolvimento, enquanto produção humana na relação de transformação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Akauê Basili E. Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL), pós-graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Dom Alberto e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM-UFAL.

Jenner Barretto Bastos Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Tem Bacharelado em Fí­sica pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Fí­sica pela Escola Politécnica Federal de Zí¼rich -ETH Zí¼rich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993).

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015).

Referências

ANDRADE, Tatiana Santos; SOUZA, Claudia; DE LIMA NETO, Edmilson G. As dificuldades ressaltadas por professores na Implantação de currí­culos com ênfase CTSA no ensino de ciências da rede pública de Aracajú-SE. 2019.

COSTA DE LUCENA, M. P. Principais Obstáculos í  Inserção da História da Ciência e da Filosofia da Ciência no Ensino de Fí­sica no Contexto da Educação Básica, Dissertação de Mestrado defendida junto ao MNPEF/UFAL-Polo 36, em fevereiro de 2019.

CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação e no Ensino. Documentos de Trabajo Iberciência, n. 4, 2017.

HESSEN, B. The Social and Economic Roots of Newton´s `Principia´ In: Science at the CrossRoads – Second International Congress History and Science Technology, London: Frank Cass&Co. Ltd, 1931.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

MARTINS, Isabel P. Revisitando orientações CTS/CTSA na Educação e no Ensino de Ciências. APEduC. Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020.

SANTOS, M. E. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI: co-construção do saber cientí­fico e da cidadania via ensino CTS de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, p. 76-89, 1999.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. D. Alfabetização cientí­fica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p.59-77, 2011.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação cientí­fica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crí­tica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Lima, A. B. E., Filho, J. B. B., & Gama, C. N. (2022). As contribuições da perspectiva CTSA para a formação continuada de pedagogos(as) para o ensino de Ciências da Natureza. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 53–63. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64497

Edição

Seção

Artigos