As contribuições da perspectiva CTSA para a formação continuada de pedagogos(as) para o ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64497Palavras-chave:
Perspectiva CTSA, Ensino de Ciências da Natureza, Pedagogia Libertadora, Formação Continuada de Pedagogos(as)Resumo
A partir da convergência de ideias de autores que defendem, avidamente, a necessidade de se repensar as relações estabelecidas entre o ensino de Ciências e o contexto sociopolítico econômico, no qual se inserem, invariavelmente, os sujeitos participantes do processo educativo, este artigo apresenta seu objetivo, o qual seja abordar, í luz da Pedagogia Libertadora, algumas contribuições da perspectiva CTSA para o processo de formação continuada de pedagogos(as). Para tanto, aborda conceitos fundamentais dessa perspectiva e aponta para sua necessária aproximação com a prática docente, lançando mão de autores como Chrispino (2017), Costa de Lucena (2019), Freire (1996), Martins (2020) e Teixeira (2003). Tais contribuições apontam para a necessidade de que a formação continuada de pedagogos considere as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, compreendendo os fenômenos da natureza em seu processo de permanência e mudança, gênese e desenvolvimento, enquanto produção humana na relação de transformação da natureza.
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Referências
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