Produção dos grupos de pesquisa em formação de professores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024017

Palavras-chave:

diretório dos grupos de pesquisa, educação do campo, formação de professores do campo

Resumo

O objetivo foi caracterizar os grupos de pesquisa e suas produções com linha em “Formação de Professores do Campoâ€. Através de uma busca no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) e na Plataforma Lattes, foi possí­vel observar o perfil dos lí­deres, suas produções cientí­ficas, incluindo artigos indexados, livros e capí­tulos de livros, além das temáticas abordadas. A partir do descritor “Formação de Professores do Campo†foram selecionados 46 grupos. Ás produções observadas foi aplicada a classificação conforme a tabela Qualis/CAPES para o quadriênio 2017-2020. As temáticas abordadas, com maior frequência, foram o fechamento e nucleação de escolas, a formação inicial, contí­nua e continuada, oportunidade de trabalho por meio de concurso público ao egresso, a formação de formadores, a questão da formação e a vivência no estágio, as práticas pedagógicas no contexto da Reforma Agrária, a pedagogia das turmas multisseriadas, entre outras. 

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Cunha dos Santos, Instituto Federal do Pará - IFPA

Licenciado em Ciências Biológicas, Licenciado em Pedagogia, Tecnólogo em Saúde
Pública. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Especialista em
Libras. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UNIFESSPA. Doutorando
no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM)
da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), polo UFPA.
Docente EBTT, no Campus Rural de Marabá (IFPA).

Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí­. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC, polo UFPA. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão - Campus Bacabal.

Leila do Socorro Rodrigues Feio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, área de Educação Especial, e doutora em Psicologia pela Universidade de Oviedo/Espanha, área de Psicologia Evolutiva e Educação, sendo no Brasil, revalido o tí­tulo de doutorado pela Universidade Federal do Pará. Professora efetiva da Universidade Federal do Amapá.

Vilmar Martins da Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduação em Pedagogia, Matemática e Administração. Especializações em  Ensino de Ciências habilidade em Biologia, Didática do Ensino superior e m Supervisão Escolar. Mestre em Ciências da Educação; Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, polo UFPA. Professor na UEMA. 

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Santos, C. A. C. dos, Ferreira, F. de A. P. da S. do A., Rodrigues Feio, L. do S., & Silva, V. M. da. (2024). Produção dos grupos de pesquisa em formação de professores do campo. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024017. https://doi.org/10.4025/rvc.e024017

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