Um olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024018Palavras-chave:
educação sobre drogas, pedagogia decolonial, educação em ciênciasResumo
A abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar í s substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicídio), a natureza subjetiva das políticas proibicionistas e a devastadora guerra í s drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva crucial, buscando descolonizar estruturas de poder, conhecimentos e identidades, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'Como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é “Realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em ciênciasâ€. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade, um panorama das políticas proibicionistas e referências que embasam uma Educação em Ciências decolonial.
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