Um olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024018

Palavras-chave:

educação sobre drogas, pedagogia decolonial, educação em ciências

Resumo

A abordagem convencional do tema das drogas nas escolas tende a se limitar í s substâncias em si, negligenciando os importantes fatores histórico-sociais provenientes da colonialidade que permeia o assunto. Entre esses fatores estão o encarceramento em massa da população negra, o apagamento dos conhecimentos tradicionais (epistemicí­dio), a natureza subjetiva das polí­ticas proibicionistas e a devastadora guerra í s drogas. Diante desse cenário, os estudos decoloniais emergem como uma perspectiva crucial, buscando descolonizar estruturas de poder, conhecimentos e identidades, ao reconhecer e valorizar perspectivas e experiências historicamente marginalizadas e colonizadas. Partindo da indagação 'Como os estudos decoloniais podem contribuir para a Educação sobre drogas?', nosso objetivo é “Realizar uma reflexão sobre como os estudos decoloniais podem contribuir nas discussões sobre o tema drogas na Educação em ciênciasâ€. Para tal, articulamos o conceito de colonialidade, um panorama das polí­ticas proibicionistas e referências que embasam uma Educação em Ciências decolonial. 

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Biografia do Autor

Janaina Alves de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutoranda em Educação Cientí­fica e Tecnológica, Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, graduada em Ciências Biológicas.

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Educação, Mestre em Educação, graduada em Ciências Biológicas.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Souza, J. A. de ., & Cassiani, S. (2024). Um olhar decolonial sobre o ensino do tema drogas . Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024018. https://doi.org/10.4025/rvc.e024018

Edição

Seção

Artigos