Aspectos de visualização de ambientes natural e social para os processos de desenho livre na Educação Matemática de crianças em Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024014

Palavras-chave:

Linguagem nos Ambientes de Aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor, Educação Pré-Escolar, Timor-Leste

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as potencialidades de aspectos de visualização para os processos de desenho livre no desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças da educação pré-escolar da comunidade de Canossa em Timor-Leste. As discussões foram baseadas nas concepções de Castro e Rodrigues (2008) sobre sentido de número; de Raquel Reis (2003) sobre educação pela arte e de Vygotsky (1998) sobre pensamento e linguagem. Uma turma de trinta e seis crianças, foram selecionadas intencionalmente oito delas para serem sujeitos desta pesquisa. Ao observar os arredores da escola, as crianças expressaram as suas percepções acerca do ambiente circundante í  sua escola por meio do desenho livre. Os processos de observação realizados pelas crianças no ambiente natural e social tiveram como instrumento pedagógico o desenho livre, despertaram a curiosidade, o interesse e a motivação das crianças da educação pré-escolar a desenvolver as suas habilidades básicas de conhecer, identificar, pintar, memorizar, contar, e distinguir as diferenças e semelhanças. Estas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do raciocí­nio abstrato, preparando as crianças para o ingresso no primeiro ano do Ensino Básico.

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Biografia do Autor

Gaspar Varela, Universidade Nacional Timor Lorosa'e

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade Nacional Timor Lorosae (2007), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é professor de matemática do curso de Formação de Professores do Ensino Básico. Vogal de Comissão e Docente do Curso de Mestrado em Educação e Vogal da Comissão e Docente dp Curso de Mestrado em Matemática para Professores da UNTL. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores de matemática, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que Ensinam Matemática na perspectiva de EtnoMatemática; Formação de Professores de Matemática; Dificuldades de aprendizagem de frações. Atualmente, atuando como professor das disciplinas de Metodologia de Ensino de Matemática; Estudo de Currí­culo e Sócio-Antropologia, Matemática II; Matemática III na Graduação e, das Unidades Curriculares de Educação Cientifica, Matemática e Tecnológica; Matemática e Didática, e Etnomatemáttica no Curso de Mestrado em Educação. Atuando também como professor nas Unidades currí­culares de História de Matemática e, Matemática e Ensino no Curso de Mestrado em Matemática para Professores da Universidade Nacional Timor Lorosa'e - UNTL.

Micaela da Costa Ximenes, Educação Pré-Escolar da Santa Madalena de Canossa

Licenciada em Educação pela Universidade Nacional Timor Lorosa´e – UNTL. Professora do Jardim-de-Infância de  Santa Madalena de Canossa de Has-Laran, Dí­li/Timor-Leste.

Dulce Campos Leite, Universidade Nacional Timor Lorosa´e – UNTL

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta, Lisboa/Portugal. Professora Convidada da Universidade Nacional Timor Lorosa´e – UNTL, Dí­li/Timor-Leste.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Varela, G., Ximenes, M. da C., & Leite, D. C. (2024). Aspectos de visualização de ambientes natural e social para os processos de desenho livre na Educação Matemática de crianças em Timor-Leste. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024014. https://doi.org/10.4025/rvc.e024014

Edição

Seção

Artigos