Análise do ensino de Física no ensino médio: perspectivas dos alunos e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025005

Palavras-chave:

Ensino médio: ensino de Física, interesse dos alunos, metodologias de ensino, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo analisa o ensino de Física no ensino médio a partir da perspectiva dos alunos, buscando compreender como suas percepções podem contribuir para melhorias pedagógicas. A relevância dessa pesquisa reside na necessidade de identificar fatores que impactam o interesse dos estudantes e, consequentemente, seu desempenho, dado que a Física é frequentemente vista como uma disciplina de difícil compreensão e baixa aplicabilidade. A investigação foi fundamentada teoricamente em abordagens construtivistas da educação, que valorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e a contextualização dos conteúdos científicos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados em quatro turmas do terceiro ano do ensino médio, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas de Goioerê/PR. Para a análise dos dados, foi empregada uma metodologia quantitativa e qualitativa, combinando estatísticas descritivas com a análise de respostas discursivas dos estudantes. Os resultados destacam a necessidade de metodologias inovadoras e contextualizadas para tornar o ensino de Física mais atrativo e eficaz.

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Biografia do Autor

Mônica dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Física na UEM

Darlan Duvoizem Motta, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Física na UEM

Danilo Sande Santos, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012), especialização em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia (2016), doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2018) e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2020). Atualmente é professor da UEM e Diretor Executivo da Exatamente Soluções Educacionais.

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Publicado

2025-02-20

Como Citar

Santos, M. dos, Motta, D. D., & Santos, D. S. (2025). Análise do ensino de Física no ensino médio: perspectivas dos alunos e práticas pedagógicas. Vitruvian Cogitationes, 6, e025005. https://doi.org/10.4025/rvc.025005

Edição

Seção

Artigos