Análise do ensino de Física no ensino médio: perspectivas dos alunos e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.025005Palavras-chave:
Ensino médio: ensino de Física, interesse dos alunos, metodologias de ensino, práticas pedagógicasResumo
Este artigo analisa o ensino de Física no ensino médio a partir da perspectiva dos alunos, buscando compreender como suas percepções podem contribuir para melhorias pedagógicas. A relevância dessa pesquisa reside na necessidade de identificar fatores que impactam o interesse dos estudantes e, consequentemente, seu desempenho, dado que a Física é frequentemente vista como uma disciplina de difícil compreensão e baixa aplicabilidade. A investigação foi fundamentada teoricamente em abordagens construtivistas da educação, que valorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e a contextualização dos conteúdos científicos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados em quatro turmas do terceiro ano do ensino médio, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas de Goioerê/PR. Para a análise dos dados, foi empregada uma metodologia quantitativa e qualitativa, combinando estatísticas descritivas com a análise de respostas discursivas dos estudantes. Os resultados destacam a necessidade de metodologias inovadoras e contextualizadas para tornar o ensino de Física mais atrativo e eficaz.
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