A LEGO®TERAPIA COMO METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM UM CONTEXTO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: LEGO®terapia. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Psicologia.

Resumo

O artigo dedica-se ao tema da LEGO®terapia como uma metodologia lúdica e exploratória de intervenção clínica, da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem por objetivo mostrar como é possível facilitar o aprendizado de pessoas com TEA utilizando técnicas lúdicas de ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. O estudo conciliou a técnica de observação, e a aplicação de questionários após a realização de uma atividade de forma lúdica apresentando intervenções através de bloquinhos de montagem LEGO®. Foram identificadas melhoras quantificáveis no comportamento social, e na linguagem e comunicação após a intervenção com este método, que favorece a motivação, a interação e o trabalho conjunto, comprovando a evolução do quadro dos indivíduos com TEA.

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Biografia do Autor

Priscila da Silva, Universidade La Salle

Possuo experiência na área de Psicologia, com ênfase em promoção e prevenção da saúde. Experiência na área organizacional, com desenvolvimento e treinamento de pessoas,gestão e análise dos indicadores da área, propondo melhorias no acompanhamento dos dados. Pesquisadora da metodologia Lego Serious Play. Psicóloga no Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Atuante em consultório particular , realizando atendimentos psicológicos. Experiência em avaliações psicológicas e desenvolvimento de projetos. Palestrante. Atuante como voluntária na liga de câncer de Ivoti , realizando atendimentos as pacientes da instituição.Voluntária no instituto de câncer infantil, realizando acompanhamentos em pacientes e familiares nos hospitais conceição e clinicas de Porto Alegre. Educadora voluntária da Equipe de Jovens Missionários Lassalistas província Brasil - Chile. Trabalho de educação para a paz e conscientização de crianças, jovens e adultos.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Campus Canoas, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, de cursos de especialização Lato Sensu e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilassalle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, secretária e revisora da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior). Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

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Publicado
2020-12-16
Como Citar
da Silva, P., & Jung, H. S. (2020). A LEGO®TERAPIA COMO METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM UM CONTEXTO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 115-131. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.56253
Seção
Artigos