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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  • Com vistas a atingir a internacionalização e melhor indexação dos nossos periódicos, a Revista Brasileira de História da Educação adotou, a partir de 1º de janeiro de 2016, como padrão para apresentação dos artigos, o Manual de Estilo da American Psychological Association (APA) - 6. ed. Assim, os artigos submetidos devem estar em consonância com a APA. Siga até o fim desta página e observe atentamente os padrões exigidos.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Revista Brasileira de História da Educação é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Revista Brasileira de História da Educação não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) e do CNPq, que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar os website do COPE e o Relatório da Comissão de integriade de Pesquisa do CNPq, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

 2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

 3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck logo após a submissão. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b) Revisão por Pares: Os manuscritos recebidos são apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas de publicação da revista, serão encaminhados para avaliadores ad hoc. A avaliação segue o procedimento duplo-cego, mantendo o anonimato entre os autores e os referees. A Comissão Editorial apreciará os pareceres dos avaliadores e notificará os autores sobre sua decisão, que poderá ser de: aceite sem modificação; aceite com solicitação de reformulação; reenvio para nova apreciação; recusa. Juntamente com a decisão editorial, os autores receberão cópia dos pareceres;

c)  Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

d) A publicação está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores;

e) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

4. Conflito de interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. 

Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 5. Declaração sobre o papel desempenhado na pesquisa

Todos os autores deverão descrever, em documento próprio, assinado e anexado à plataforma de submissão, a  participação detalhada de cada um dos autores que subscrevem o artigo, considerando o delineamento do estudo; a coleta, análise e interpretação dos dados; a redação do manuscrito; a decisão de submeter o manuscrito para publicação.


ORIENTAÇÕES AOS COLABORADORES/GUIDELINES FOR CONTRIBUTOR/ORIENTACIONES A LOS COLABORADORES

Revista Brasileira de História da Educação, periódico da Sociedade Brasileira de História da Educação, publica artigos, dossiês, traduções, entrevistas e resenhas, inéditos no Brasil, relacionados à História e à Historiografia da Educação, de autores brasileiros e estrangeiros. Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A modalidade de publicação é contínua.

ARTIGOS - Textos analíticos que apresentam resultados originais de trabalhos de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica.

DOSSIÊS - Conjuntos de artigos abordando temáticas de relevância para a área de História da Educação. Devem ter caráter interinstitucional, ser compostos de uma apresentação e de três a cinco artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, três instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, um pesquisador filiado a uma instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um mínimo de três artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, estes poderão ser publicados isoladamente.

TRADUÇÕES - Textos relevantes para a pesquisa na área de História da Educação. Deverão vir acompanhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora na qual o texto tenha sido publicado. Caso a obra seja de domínio público, esse procedimento não é necessário, sendo o autor da tradução responsável por esta informação.

ENTREVISTAS - Depoimentos de pesquisadores cuja trajetória e contribuição sejam relevantes para a área.

RESENHAS - Estudos críticos de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas na área. Devem apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa e conter comentários e julgamentos sobre as ideias expressas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

Normas editoriais

A submissão dos originais é feita, exclusivamente, pelo portal de periódicos SEER/UEM <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe>.

Os autores devem verificar a conformidade dos originais às configurações adotadas pela revista. Trabalhos fora do padrão serão recusados automaticamente.

Os originais submetidos à publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico.

Cada autor só poderá ter um texto em tramitação, entre a submissão e a sua publicação, observando-se um intervalo de dois anos entre a publicação e uma nova submissão de texto de um mesmo autor.

Apresentação dos originais

IDIOMAS: A Revista Brasileira de História da Educação aceita colaborações em português, espanhol e inglês.

FORMATO: O texto deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; página tamanho A4 (297 x 210 mm), com 2,5 cm de margem superior e inferior; e 3 cm de margem direita e esquerda.

Todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais, incluindo o nome do usuário cadastrado no Microsoft Word.

No ato da submissão, é obrigatório o cadastro de todos os autores do manuscrito nos metadados do sistema, inserindo o nome completo (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, endereço institucional e o e-mail. Não será permitida a inclusão posterior de autores que não estiverem cadastrados no sistema.

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e de normas da APA, antes de apresentá-lo à Revista Brasileira de História da Educação.

EXTENSÃO: Os trabalhos devem obedecer à seguinte extensão:

•   Artigos, traduções e artigos dos dossiês - de 40.000 a 60.000 caracteres com espaços (excluídos da contagem o resumo e suas versões em inglês e espanhol e incluídos gráficos, tabelas, figuras e imagens). O resumo e suas versões deverão conter entre 700 e 800 caracteres com espaços, cada um;

•   Resenhas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços;

•   Entrevistas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços.

TÍTULO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, SEÇÕES: Os artigos deverão vir acompanhados de resumo e palavras-chave (até quatro palavras-chave, que não estejam citadas no título, separadas por vírgula), em português, inglês e espanhol. O título completo com subtítulos (em até duas linhas) também deve ser apresentado em suas versões para o inglês e o espanhol.

O texto deve conter, OBRIGATORIAMENTE, as seções 'Introdução' e 'Considerações finais'.

Visando facilitar o uso e a busca das palavras-chave, é obrigatório o uso de Vocabulário Controlado. A RBHE adota o "Brased" - Thesauro Brasileiro de Educação.

TABELAS, IMAGENS E ELEMENTOS GRÁFICOS: As tabelas devem ser inseridas no texto com caracteres legíveis, numeradas sequencialmente, citadas no corpo do texto, com suas respectivas legendas e nos espaços definidos pelo autor, contendo abaixo, alinhada à esquerda, a indicação da fonte de onde foram retiradas as informações.

As imagens e os elementos gráficos devem ser apresentados no interior do texto e em arquivo à parte, em formato JPG ou TIFF, em resolução 400 dpi, em escala de cinza, numerados e acompanhados dos respectivos títulos e legendas. Em conformidade com a NBR 14724:2011 da ABNT, na parte superior da ilustração, registrar: identificação, precedida da palavra designativa (fotografia, gráfico, quadro, figura, imagem, entre outros); número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos; travessão; título. Na parte inferior: fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor); legenda. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

NOTAS EXPLICATIVAS: As notas de rodapé, apresentadas em numeração consecutiva, devem ter caráter explicativo.

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES

As citações deverão seguir os exemplos abaixo, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA).  Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Garraffoni (2007) ou (Garraffoni, 2007); para dois autores: Virtuoso e Rabelo (2015) ou (Virtuoso & Rabelo, 2015); para três a cinco autores (1.ª citação): Gheorghiu, Gruson e Vari (2008) ou (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) e, nas citações subsequentes, Gheorghiu et al. (2008) ou (Gheorghiu et al., 2008); para seis ou mais autores, citar apenas o primeiro seguido de et al.:Cachioni et al. (2015) ou (Cachioni et al., 2015).

 AUTOCITAÇÕES

A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

 MODELOS DE REFERÊNCIAS

Deverão ser organizadas em ordem alfabética, alinhamento justificado, conforme os exemplos seguintes, que se baseiam na norma da American Psychological Association (APA). Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação.

Importante: a partir da segunda linha, em toda referência, deve haver um recuo à esquerda.

ARTIGOS

Um autor

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Dois autores

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77.

Até sete autores (devem-se indicar todos os autores separados por vírgula, exceto o último que deve ser separado por vírgula seguido de &)

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399.

Oito ou mais autores (devem-se indicar os seis primeiros, inserir reticencias e acrescentar o último autor)

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103

ANAIS

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

LIVROS

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge.

TESE

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

ARTIGO DE REVISTA

Chamberlin, J. Novotney, A. Packard, E., & Price, M. (2008, May). Enhancing worker well-being: Occupational health pschologists convene to share their research on work, stress, and health. Monitor on Psychology, 39(5), 26-29.

ARTIGO DE REVISTA ONLINE

Fiuza, G. (2015, Julho). Só a Grécia salva Dilma: Austeridade é o palavrão da moda. A Grécia deve € 26 milhões à Espanha, e a culpa é dos espanhóis. Época. Acessado em:  http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/guilherme-fiuza/noticia/2015/07/so-grecia-salva-dilma.html

ARTIGO DE JORNAL ONLINE

Ninio, M. (2015, 6 de Agosto). Se partido não o escolher, Trump ameaça concorrer como independente. Folha de São Paulo. Acessado em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/08/1665601-se-nao-for-escolhido-trump-ameaca-concorrer-como-independente.shtml

Para instruções sobre outros casos de referências de acordo com as normas da APA, consulte o material “Normalização de Referências: adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA) – 6a ed.”, publicado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo: http://www.ip.usp.br/portal/images/biblioteca/normalizacao_referencias_APA_6_ed_vers%C3%A3o2013.pdf

Espaçamento após elementos de pontuação

Insira um espaço após

- vírgulas, dois-pontos e ponto-e-vírgula.

- pontos que separem partes de uma referência citada.

- pontos que sucedam as iniciais em nomes próprios (por exemplo, J. R. Zhang).

Exceção: não insira espaço após pontos internos em abreviações (e.g., a.m., i.e.).

Ponto final

Use ponto final com

- iniciais de nomes (J. R. Smith).

- abreviações em latim (a.m., cf., i.e., vs.).

- abreviações de referências (Vol. 1, 2ª ed., p. 6).

Não use ponto final com

- abreviações de nome de estados (SP; MG; Maringá, PR) em lista de referências.

- abreviações formada por letras maiúsculas ou acrônimos (APA, IBAMA, IBGE).

- endereços da web no texto ou na lista de referências (http://www.apa.org). No texto, coloque o link entre parênteses quando possível ou revise a sentença a fim de evitar terminá-la com um URL e sem pontuação.

- abreviações métricas e não-métricas (cd, cm, kg, lb, min, s).

Traço

Use o traço para indicar somente uma súbita interrupção na continuidade da sentença. Seu uso excessivo enfraquece a fluidez do conteúdo.

Aspas

Observe as seguintes instruções para os usos de aspas duplas além do caso de citação direta de uma fonte externa.

Use aspas duplas

- para introduzir uma palavra ou frase como um comentário irônico, gíria ou um neologismo. Use aspas pela primeira vez que a palavra ou frase é usada; posteriormente, não use.

Correto:

considerado um comportamento “normal”

a “espantosa” variável . . . a espantosa variável (não há aspas após o primeiro uso).

Incorreto:

considerado um comportamento ‘normal’

a “espantosa” variável . . . a “espantosa” variável

- para indicar, no corpo do texto, o título de um artigo ou capítulo em periódico ou livro.

O artigo de Riger (1992), “Epistemological Debates, Feminist Voices: Science, Social Values, and the Study of Women”

- para reproduzir itens em uma lista ou instruções a participantes:

O primeiro item a ser preenchido foi “esperava-se que _______”

Se as instruções são longas, separe-as do corpo do texto a partir do recuo, sem uso das aspas.

Não use aspas duplas

- para identificar referências de uma escala. Em seu lugar, use itálico.

Nós ranqueamos os itens numa escala que vai de 1 (todo o tempo) a 5 (nunca).

- para citar uma letra, palavra, frase ou sentença como um exemplo linguístico. Em seu lugar, use itálico.

- Ele explicou a distinção entre mas mais.

- para introduzir um termo técnico. Em seu lugar, use itálico.

O termo lauda aparece frequentemente no discurso.

Ela o comparou a partir de meta-análise, a qual é descrita na próxima seção.

Aspas duplas ou simples

No texto. Use aspas duplas para abrir e fechar citações no texto. Use aspas simples para substituir aspas duplas dentro de uma citação, isto é, quando o trecho citado já possui aspas duplas.

Correto: Miranda (2002) observou que o “fenômeno ‘cristais expandidos’, verificado em estudos prévios, tem seus efeitos ampliados se testado sob temperaturas mais altas” (p. 299).

Incorreto: Miranda (2002) observou que o “fenômeno “cristais expandidos”, verificado em estudos prévios, tem seus efeitos ampliados se testado sob temperaturas mais altas” (p. 299).

Em citações recuadas. Não use aspas duplas para abrir e fechar essas citações. Use-as somente quando houver aspas duplas no próprio trecho citado, no próprio texto recuado.

Correto:

O fenômeno “cristais expandidos”, verificado em estudos prévios, tem seus efeitos ampliados se testado sob temperaturas mais altas. No caso analisado inicialmente, a aplicação dos remédios mostrou-se pouco eficiente, sendo necessário, assim, o uso de diferentes temperaturas no experimento (p. 299).

Incorreto:

“O fenômeno “cristais expandidos”, verificado em estudos prévios, tem seus efeitos ampliados se testado sob temperaturas mais altas. No caso analisado inicialmente, a aplicação dos remédios mostrou-se pouco eficiente, sendo necessário, assim, o uso de diferentes temperaturas no experimento (p. 299)”.

Uso de itálicos

Para o uso específico de itálicos em periódicos APA, veja as diretrizes abaixo. No geral, use itálicos com pouca frequência.

Use itálicos para

- títulos de livro, periódicos, filmes, vídeos, programas de TV e publicações em microfilme.

Exceção: palavras no título de um livro que já estão em itálicos devem ser escritas em tipo romano (isso é geralmente chamado de itálico reverso).

A Stereotaxic Atlas of the Monkey Brain (Macaca Mulatta)

Dreaming by the Book: Freud’s The Interpretation of Dreams and the History of the Psychoanalytic Movement

- gênero, espécie e variedades.

Macaca mulatta

- introdução de um novo termo ou termo técnico.

- uma letra, palavra ou frase citada como um exemplo linguístico.

palavras como grande pequeno

a letra a

o significado de fazer crer

uma fila de Cs

- palavras que poderiam ser mal interpretadas

o grupo pequeno (significando uma designação, não o tamanho do grupo)

- indicação de volume de periódico em listas de referências

American Psychologist, 26, 46-67

- marcos em uma escala

os índices de saúde vão de 1 (ruim) a 5 (excelente).

Números de tabelas e figuras

Numere todas as tabelas e figuras com numerais arábicos na ordem em que eles são mencionados no texto, independente se uma discussão mais detalhada da tabela ou figura ocorra em trecho posterior do texto. Não use letras como sufixo para numerar tabelas e figuras; isto é, nomeie-as como Tabela 5, Tabela 6, Tabela 7 ou Figura 5, Figura 6 e Figura 7 em vez de 5, 5a e 5b. Se o manuscrito incluir um apêndice com tabelas e figuras, identifique aqueles elementos do apêndice com letras maiúsculas e numerais arábicos (e.g., Tabela A1 é a primeira tabela do Apêndice A, Figura C2 é a segunda figura do Apêndice C).

Títulos de tabelas

Fornece a cada tabela um breve, porém explicativo título. O conteúdo básico da tabela deve ser inferido a partir de seu título. Abreviações que aparecem nos cabeçalhos ou no corpo de uma tabela podem ser explicados no próprio título (abreviação entre parênteses).

Explique abreviações que requeiram maiores explicações ou que não se relacionem diretamente com o conteúdo do título numa nota geral sobre a tabela. Não use uma nota específica para esclarecer um elemento do título.

5.16

Tabelas podem ter dois tipos de notas localizadas abaixo do corpo: notas gerais e notas explicativas. A nota geral qualifica, explica e fornece informações relacionadas à tabela como um todo e termina com uma explicação de abreviações, símbolos e afins. Consideram-se, também, nesse caso, informações sobre a origem da tabela. Isto é, se ela tem origem em fonte externa. Notais gerais devem ser identificadas pela palavra Nota (em itálico)

Para outros casos, sugerimos aos autores a consulta do material "Normalização de Referências: adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA) – 6a ed.", publicado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e disponível neste link.

 Responsabilidade ideológica

Os artigos cuja autoria é identificada expressam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da Revista Brasileira de História da Educação.

Observações gerais

Serão fornecidos gratuitamente aos autores e/ou tradutores dois exemplares do número da revista em que seu texto foi publicado.

Contato

O contato com a Revista Brasileira de História da Educação poderá ser feito  pelo e-mail rbhe.sbhe@gmail.com e pelo portal da revista {http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe}.

 * * *

GUIDELINES FOR AUTHORS

In order to reach the internationalization and a better indexing of our periodicals, the Revista Brasileira de História da Educação has adopted, since January 1st, 2016, as a standard for article presentation, the Style Guide of the American Psychological Association (APA) – 6. ed. Thus, submitted articles must comply with the APA. Continue to the end of this page and pay careful attention to the standards required.

OPEN ACESS POLICY

The Revista Brasileira de História da Educação is published through an Open Access model and allows anyone to read and download, as well as to copy and disseminate its content in accordance with the Creative Commons Attribution copyright policies.

POLICY AGAINST PLAGIARISM AND MISCONDUCT IN RESEARCH

Keeping our tradition of excellence, we would like to inform about editorial improvements that aim to strengthen the integrity of all articles published by this journal. In conformity with the guidelines of the COPE (Committee on Publication Ethics) and of the CNPq, whose intention is to encourage the identification of plagiarism, misconducts, frauds, possible ethics violations and opening processes, we indicate:

1. Authors should visit COPE website and the Report of CNPq’s Commission on Research Integrity, which contain information for authors and editors about ethics in research;

2. Before submission, authors must meet the following criteria:

- articles containing data acquisition, or analysis and interpretation of data from other publications must reference them explicitly;

- in writing of articles containing critical review of an intellectual content belonging to other authors, the latter must be dully cited;

- all authors must meet the unpublished-article authorship criteria, and none of the researchers involved in the research may be left out of the list of authors;

- the final approval of the article will be given by the editors and the editorial board.

3. To meet the criteria, the following procedures will be carried out:

a) The editors will evaluate the manuscripts through the CrossCheck system immediately after submission. First, the textual content of the scientific articles will be evaluated, seeking to detect plagiarism, duplicate submissions, manuscripts already published and possible research frauds;

b) Peer Review: The received manuscripts are evaluated by the Editorial Board. If they are in agreement with the Journal’s norms of publication, they will be sent to ad hoc associates. The evaluation follows the double-blind procedure, maintaining the anonymity between authors and referees. The Editorial Board will assess the reviewers' opinions and will notify the authors about the decision, that can be of: acceptance without changes; acceptance after reformulation; returned for new evaluation; refused. Together with the editorial decision, the authors will receive copy of the judgements;

c)  With the results, the editors and the editorial board will decide on whether the manuscript will be sent for review by peers, who will also conduct evaluations;

d) Submission is subject to the opinions of members of the Editorial Board or ad hoc associates. The selection of articles for publishing has as primary criteria their contribution to education and to the editorial line of the Journal, the originality of the theme or of the treatment given to it, as well as the consistency and rigor of the theoretical and methodological approach. Eventual changes in structure or content, suggested by the evaluators or by the Editorial Board, will be incorporated only with the consent of the authors;

e) After acceptance and before publishing, the articles might be evaluated again.

4. Conflict of interests

A conflict of interests may have personal, commercial, political, academic or financial nature. Conflicts of interests may occur when authors, reviewers or editors have interests that may influence on the elaboration or evaluation of manuscripts. By submitting a manuscript, authors are responsible for recognizing and disclosing financial conflicts or conflicts of another nature that may have influenced on the piece of work. In case there is any conflict of interest, even if potentially, the author(s) must inform it in a proper document to be signed and attached to the submission platform.

Authors must identify in the manuscript any financial aid received for the execution of the piece of work and other personal connections referring to its development. The reviewer must inform the editors about any conflicts of interest that could influence on the analysis of the manuscript and must declare himself or herself as unqualified to review it.

5. Declaration on the role played in the research for articles endorsed by more than 4 authors

The first author of the article must describe, in details, by means of a proper document to be signed and attached to the submission platform, the participation of each one of the authors that endorse the article, considering study design; data collection, analysis and interpretation; manuscript writing; decision to submit the manuscript for publishing.

PRESENTATION OF ORIGINALS

LANGUAGES: The Revista Brasileira de História da Educação accepts collaborations in Portuguese, Spanish and English.

FORMAT: The text must be typed in Word for Windows text editor, Times New Roman font, size 12, 1.5 line spacing; page size A4 (297 x 210 mm), with top and bottom margins of 2.5 cm; and right and left margins of 3 cm.

All authorship indications must be deleted from the originals, including the username registered on Microsoft Word.

For submission, the registration of all authors of the manuscript in the metadata of the system is mandatory and must include full name (maximum of four), ORCID identifying number (ID), institutional address and e-mail. Later inclusion of authors that are not registered in the system will not be allowed.

Authors should check the text for spelling and grammar errors, as well as for compliance with APA norms, before presenting it to the Revista Brasileira de História da Educação.

EXTENSION: All pieces of work must comply with the following extension:

• Articles, translations and articles from the dossiers – 40,000 to 60,000 characters with spaces (excluding from the count the abstract and its versions in English and Spanish, and including graphs, tables, figures and images). The abstract and its versions must contain between 700 and 800 characters with spaces, each;

• Reviews – 8,000 to 15,000 characters with spaces;

• Interviews – 8,000 to 15,000 characters with spaces.

TITLE, ABSTRACT, KEYWORDS, SECTIONS: all articles must include abstract and keywords (up to four keywords not mentioned in the title, separated by comma), in Portuguese, English and Spanish. Full title with subtitles (in up to two lines) must also be presented in their versions for English and Spanish.

The text must contain, MANDATORILY, sections ‘Introduction’ and ‘Further Considerations’.

In order to facilitate the use of and search for keywords, a Controlled Vocabulary must be used. The RBHE adopts "Brased" – Brazilian Education Thesaurus.

EXPLANATORY NOTES: Footnotes, presented in consecutive numbering, must have explanatory purpose.

REFERENCES AND CITATIONS

Citations must follow the examples below, which are based on the norm of the American Psychological Association (APA). For citation in the text, use surname and year: Garraffoni (2007) or (Garraffoni, 2007); for two authors: Virtuoso and Rabelo (2015) or (Virtuoso & Rabelo, 2015); for three to five authors (1st citation): Gheorghiu, Gruson and Vari (2008) or (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008), and, in subsequent citations, Gheorghiu et al. (2008) or (Gheorghiu et al., 2008); for six authors or more, cite only the first one followed by et al.: Cachioni et al. (2015) or (Cachioni et al., 2015).

 SELF-CITATIONS

The journal accepts a maximum rate of 5% of self-citations.

MODELS FOR REFERENCES

They must be organized in alphabetical order, with justified alignment, in accordance with the following examples, which are based on the norm of the American Psychological Association (APA). List all authors of the piece of work. Periodical titles must be written in full, not abbreviated, without place of publication.

Important: from the second line, in every reference, there must be a left indent.

ARTICLES

One author

Saviani, D. (2015). Historiography of Brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Two authors

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77.

Up to seven authors (all authors must be indicated, separated by comma, except for the last one, who must be separated by comma followed by &)

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399.

Eight authors or more (indicate the first six, insert suspension points and add the last author)

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103

ANNALS

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

BOOKS

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge.

THESIS

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

MAGAZINE ARTICLE

Chamberlin, J. Novotney, A. Packard, E., & Price, M. (2008, May). Enhancing worker well-being: Occupational health pschologists convene to share their research on work, stress, and health. Monitor on Psychology, 39(5), 26-29.

ONLINE MAGAZINE ARTICLE

Fiuza, G. (2015, Julho). Só a Grécia salva Dilma: Austeridade é o palavrão da moda. A Grécia deve € 26 milhões à Espanha, e a culpa é dos espanhóis. Época. Acessado em:  http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/guilherme-fiuza/noticia/2015/07/so-grecia-salva-dilma.html

ONLINE NEWSPAPER ARTICLE

Ninio, M. (2015, 6 de Agosto). Se partido não o escolher, Trump ameaça concorrer como independente. Folha de São Paulo. Acessado em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/08/1665601-se-nao-for-escolhido-trump-ameaca-concorrer-como-independente.shtml

For instructions on other reference cases in accordance with APA norms, consult the “Normalização de Referências: adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA) – 6a ed.” material [Standardization of References: adaptation of the style guide of the America Psychological Association] (APA), published by the Psychology Institute of the University of São Paulo: http://www.ip.usp.br/portal/images/biblioteca/normalizacao_referencias_APA_6_ed_vers%C3%A3o2013.pdf

Spacing after punctuation elements

Add space after

- commas, colon and semi-colon.

- marks that separate parts of a quoted reference.

- marks after initials in names (for instance, J. R. Zhang).

Exception: do not add space after internal marks in abbreviations (e.g., a.m., i.e.).

Period

Use a period with

- name initials (J. R. Smith).

- Latin abbreviations (a.m., cf., i.e., vs.).

- abbreviations of references (Vol. 1, 2nd ed., p. 6)

Do not use a period with

- abbreviations of state names (SP; MG; Maringá, PR) on list of references.

- abbreviations made up of capital letters or acronyms (APA, IBAMA, IBGE).

- web addresses in the text or on the list of references (http://www.apa.org). In the text, insert the link in brackets when possible, or revise the sentence to avoid ending it with a URL and without punctuation.

- metric and non-metric abbreviations (cd, cm, kg, lb, min, s).

Dash

Use a dash to indicate only a sudden interruption in the continuity of the sentence. Its excessive use breaks the textual flow.

Quotation marks

Observe the following instructions for use of double quotations marks for cases other than direct quotation of external source.

Use double quotation marks

- to introduce a word or phrase such as an ironic comment, slangs or neologism. Use quotation marks the first time the word or phrase is used; afterwards, do not use it.

Correct:

considered a “normal” behavior

the “astonishing” variable . . . the astonishing variable (no quotation marks after the first instance).

Incorrect:

considered a ‘normal’ behavior

the “astonishing” variable . . . the “astonishing” variable

- to indicate, in the body text, the title of an article or chapter in periodical or book.

Riger’s article (1992), “Epistemological Debates, Feminist Voices: Science, Social Values, and the Study of Women”

- to reproduce items on a list or instructions to participants:

The first item to be filled in was “it was expected that ________”

If the instructions are long, separate them from the body text through an indentation, without quotation marks.

Do not use double quotation marks

- to identify references from a scale. Instead, use italics.

We ranked the items on a scale ranging from 1 (all the time) to 5 (never).

- to insert a letter, word, phrase or sentence as linguistic example. Instead, use italics.

- He explained the difference between now and know

- to introduce a technical term. Instead, use italics.

The term diction appears frequently in the discourse.

She compared it by meta-analysis, which is described in the next section.

Single or double quotation marks

In the text. Use double quotation marks to open and close quotations in the text. Use single quotation marks to replace double quotation marks inside a quotation, that is, when the quoted excerpt already has double quotation marks.

Correct: Miranda (2002) observed that the “‘expanded crystal’ phenomenon, verified in previous studies, has its effects boosted if tested at higher temperatures” (p. 299).

Incorrect: Miranda (2002) observed that the ““expanded crystal” phenomenon, verified in previous studies, has its effects boosted if tested at higher temperatures” (p. 299).

In indented quotations. Do not use double quotation marks to open and close these quotations. Use them only when there are double quotation marks in the quoted excerpt itself, in the indented text itself.

Correct:

The “expanded crystal” phenomenon, verified in previous studies, has its effects boosted if tested at higher temperatures. In the case analyzed initially, the application of medicines proved little efficient, thus making it necessary to use different temperatures in the experiment (p. 299).

Incorrect:

“The “expanded crystal” phenomenon, verified in previous studies, has its effects boosted if tested at higher temperatures. In the case analyzed initially, the application of medicines proved little efficient, thus making it necessary to use different temperatures in the experiment (p. 299)”.

Using italics

For the specific use of italics in APA periodicals, see the guidelines below. In general, limit the use of italics.

Use italics for

- titles of books, periodicals, movies, videos, TV shows and microfilm publications.

Exception: words in the title of a book that are in italics already must be written in Roman type (this is usually called reverse italics).

A Stereotaxic Atlas of the Monkey Brain (Macaca Mulatta)

Dreaming by the Book: Freud’s The Interpretation of Dreams and the History of the Psychoanalytic Movement

- genre, species and varieties.

Macaca mulatta

- introduction of a new term or technical term.

- a letter, word or phrase inserted as a linguistic example.

words such as big and small

the letter a

the meaning of make believe

a row of Cs

- words that could be misinterpreted

Small group (meaning a designation, not the size of the group)

- indication of periodical volume on lists of references

American Psychologist, 26, 46-67

- markers on a scale

health indexes range from 1 (bad) to 5 (excellent).

Tables and figures numbers

Number all tables and figures with Arabic numerals in the order they are mentioned in the text, regardless of whether a more detailed discussion of the table or figure occurs later in the text or not. Do not use letters as suffixes to number tables and figures; that is, number them as Table 5, Table 6, Table 7, or Figure 5, Figure 6 and Figure 7, instead of 5, 5a and 5b. If the manuscript includes an appendix with tables and figures, identify those appendix elements with capital letters and Arabic numerals (e.g., Table A1 is the first table of Appendix A, Figure C2 is the second figure of Appendix C.

Table titles

Provide each table a brief but explanatory title. The basic content of the table must be inferred from its title. Abbreviations that appear in the header or body of a table may be explained in the title itself (abbreviation in brackets).

Explain abbreviations that require further explanations or that do not relate directly to the content of the title in a general note above the table. Do not use a specific note to clarify an element of the title.

5.16

Tables may have two types of notes located below the body: general notes and explanatory notes. A general note qualifies, explains and provides information related to the table as a whole and ends with an explanation of abbreviations, symbols and the like. Also consider, in this case, information about the origin of the table, that is, whether it originates from an external source. General notes must be identified by the word Note (italicized)

For other cases, we suggest that authors consult the “Normalização de Referências: adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA) – 6a ed." material [Standardization of references: adaptation of the manual of the American Psychological Association (APA)], published by the Psychology Institute of the University of São Paulo and available at this link.

Ideological responsibility

Articles whose authorship is identified express the viewpoint of the authors rather than the official stance of the Revista Brasileira de História da Educação.

General observations

Authors and/or translators will receive two copies of the journal issue in which their text was published, free of charge.

Contact

Contact with the Revista Brasileira de História da Educação can be made via e-mail – rbhe.sbhe@gmail.com – and via the portal of the journal {http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe}.

 

* * *

DIRECTRICES PARA AUTORES

Con el fin de lograr la internacionalización y mejor indexación de nuestros periódicos, la Revista Brasileira de História da Educação adoptó, a partir de 1º de enero de 2016, como estándar para presentación de los artículos, el Manual de Estilo de la American Psychological Association (APA) - 6. ed. Así, los artículos sometidos deben estar en consonancia con la APA. Siga hasta el final de esta página y observe atentamente los estándares exigidos.

POLÍTICA DE ACCESO ABIERTO

Revista Brasileira de História da Educação es publicada bajo el modelo Acceso Abierto y permite a cualquiera la lectura y el download, así como la copia y propagación de su contenido de acuerdo con las políticas de copyright Creative Commons Attribution.

POLÍTICA CONTRA PLAGIO Y MALAS-CONDUCTAS EN INVESTIGACIÓN

Continuando nuestra tradición de excelencia, informamos las mejorías editoriales que pretenden fortalecer la integridad de los artículos publicados por esta revista. En conformidad con las directrices del COPE (Committee on Publication Ethics) y del CNPq (Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico), cuyo objetivo es fomentar la identificación de plagio, malas prácticas, fraudes, posibles violaciones de ética y apertura de demandas judiciales, indicamos:

1. Los autores deben visitar el sitio web del COPE y el Relatório da Comissão de integriade de Pesquisa do CNPq, que contienen informaciones para autores y editores sobre la ética en investigación;

2. Antes de la sumisión, los autores deben seguir los siguientes criterios:

- artículos que contengan adquisición de datos o análisis e interpretación de datos de otras publicaciones deben referenciarlas de manera explícita;

- en la redacción de artículos que contengan una revisión crítica del contenido intelectual de otros autores, estos deberán ser debidamente nombrados;

- todos los autores deben atender los criterios de autoría inédita del artículo y ninguno de los investigadores involucrados en la investigación podrá ser omitido de la lista de autores;

- la aprobación final del artículo será hecha por los editores y el consejo editorial.

 3. Para satisfacer a los criterios, serán realizados los siguientes procedimientos:

a) Los editores evaluarán los manuscritos con el sistema CrossCheck tras la sumisión. Primeramente será evaluado el contenido textual de los artículos científicos, procurando identificar plagio, sumisiones duplicadas, manuscritos ya publicados y posibles fraudes en investigación;

b) Revisión por Pares: Los manuscritos recibidos son apreciados por la Comisión Editorial. Si estén de acuerdo con las normas de publicación de la revista, serán encaminados para evaluadores ad hoc. La evaluación sigue el procedimiento doble ciego, manteniendo el anonimato entre los autores y los referees. La Comisión Editorial apreciará los pareceres de los evaluadores y notificará a los autores sobre su decisión, que podrá ser de: aceptación sin modificación; aceptación con solicitación de reformulación; reenvío para nueva apreciación; rechazo. Juntamente con la decisión editorial, los autores recibirán copia de los pareceres;

c) Con los resultados, cabe a los editores y al consejo editorial decidir si el manuscrito será enviado para revisión por pares que también realizarán evaluaciones;

d) La publicación está condicionada a pareceres de miembros del Consejo Editorial o de colaboradores ad hoc. La selección de artículos para publicación tiene como criterios básicos su contribución a la educación y a la línea editorial de la Revista, la originalidad del tema o del tratamiento dado a él, así como la consistencia y el rigor del abordaje teórico-metodológico. Eventuales modificaciones, de estructura o de contenido, sugeridas por los evaluadores o por la Comisión Editorial, solo serán incorporadas mediante concordancia de los autores;

d) Tras la aceptación y antes de la publicación, los artículos podrán ser evaluados nuevamente.

 4. Conflicto de intereses

El conflicto de intereses puede ser de naturaleza personal, comercial, política, académica o financiera. Conflictos de intereses pueden surgir cuando autores, revisores o editores poseen intereses que pueden influir la elaboración o evaluación de manuscritos.

Al someter el manuscrito, los autores son responsables por reconocer y revelar conflictos financieros o de otra naturaleza que puedan haber influenciado su trabajo. Caso haya, aunque potencialmente, conflicto de interés, el(los) autor(es) debe(n) informarlo en documento propio firmado y adjunto a la plataforma de sumisión.

Los autores deben reconocer en el manuscrito todo el apoyo financiero obtenido para la ejecución del trabajo y otras conexiones personales en cuanto a la investigación. El revisor debe revelar a los editores cualesquier conflictos de interés que podrían influir en su opinión sobre el manuscrito, y debe declararse no calificado para revisarlo.

5. Declaración sobre el papel desempeñado en la investigación para los artículos suscritos por más de 4 autores

El primer autor del artículo deberá describir, en documento propio, firmado y adjunto a la plataforma de sumisión, la participación detallada de cada uno de los autores que suscriben el artículo, considerando el delineamiento del estudio; la recolección, el análisis e interpretación de los datos; la redacción del manuscrito; la decisión de someter el manuscrito para publicación.

PRESENTACIÓN DE LOS ORIGINALES

IDIOMAS: La Revista Brasileira de História da Educação acepta colaboraciones en portugués, español e inglés.

FORMATO: El texto debe ser digitado en editor de texto Word for Windows, fuente Times New Roman, tamaño 12; espaciado entre líneas 1,5; página tamaño A4 (297 x 210 mm), con 2,5 cm de margen superior e inferior; y 3 cm de margen derecha e izquierda.

Todas las indicaciones de autoría deben ser borradas de los originales, incluyendo el nombre del usuario registrado en el Microsoft Word.

 En el acto de la sumisión, es obligatorio el catastro de todos los autores del manuscrito en los metadatos del sistema, insertando el nombre completo (como máximo cuatro), número identificador (ID) del ORCID, dirección institucional y el e-mail. No será permitida la inclusión posterior de autores que no estén catastrados en el sistema.

 Se recomienda que los autores sometan el texto a la revisión ortográfica, gramatical y de normas de la APA, antes de presentarlo a la Revista Brasileira de História da Educação.

EXTENSIÓN: Los trabajos deben obedecer a la siguiente extensión:

• Artículos, traducciones y artículos de los dosieres - de 40.000 a 60.000 caracteres con espacios (excluidos del conteo el resumen y sus versiones en inglés y español e incluidos gráficos, tablas, figuras e imágenes). El resumen y sus versiones deberán contener entre 700 y 800 caracteres con espacios, cada uno;

• Reseñas - de 8.000 a 15.000 caracteres con espacios;

• Entrevistas - de 8.000 a 15.000 caracteres con espacios.

TÍTULO, RESUMEN, PALABRAS CLAVE, SECCIONES: Los artículos deberán estar acompañados de resumen y palabras clave (hasta cuatro palabras clave, que no estén mencionadas en el título, separadas por coma), en portugués, inglés y español. El título completo con subtítulos (hasta dos líneas) también debe ser presentado en sus versiones para el inglés y el español.

El texto debe contener, OBLIGATORIAMENTE, las secciones 'Introducción' y 'Consideraciones finales'.

Con el objetivo de facilitar el uso y la busca de las palabras clave, es obligatorio el uso de Vocabulario Controlado. La RBHE adopta el "Brased" - Thesauro Brasileiro de Educação.

NOTAS EXPLICATIVAS: Las notas a pie de página, presentadas en numeración consecutiva, deben tener carácter explicativo.

REFERENCIAS Y CITAS

Las citas deberán seguir los ejemplos abajo, que se basan en la norma de la American Psychological Association (APA). Para cita en el texto, usar el apellido y año: Garraffoni (2007) o (Garraffoni, 2007); para dos autores: Virtuoso y Rabelo (2015) o (Virtuoso & Rabelo, 2015); para tres a cinco autores (1.ª cita): Gheorghiu, Gruson y Vari (2008) o (Gheorghiu, Gruson & Vari, 2008) y, en las citas subsecuentes, Gheorghiu et al. (2008) o (Gheorghiu et al., 2008); para seis o más autores, citar apenas el primero seguido de et al.:Cachioni et al. (2015) o (Cachioni et al., 2015).

 AUTOCITAS

La revista acepta un índice máximo de 5% de autocitas.

 MODELOS DE REFERENCIAS

Deberán ser organizadas en orden alfabético, alineamiento justificado, conforme los siguientes ejemplos, que se basan en la norma de la American Psychological Association (APA). Listar todos los autores del trabajo. Los títulos de los periódicos deberán ser completos y no abreviados, sin la ubicación de publicación.

Importante: a partir de la segunda línea, en toda referencia, debe haber una sangría a la izquierda.

ARTÍCULOS

Un autor

Saviani, D. (2015). Historiography of brazilian education: training and development field of the history of education in Brazil. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 1-14. doi: 10.4025/actascieduc.v37i1.23680

Dos autores

Virtuoso, T. S., & Rabelo, G. (2015). Escolas étnicas italianas: Urussanga como principal centro ítalo-brasileiro catarinense no início do século XX. Acta Scientiarum. Education, 37(1), 65-77.

Hasta siete autores (se deberán indicar todos los autores separados por coma, excepto el último que debe ser separado por coma seguido de &)

Gheorghiu, M. D., Gruson, P., & Vari, J. (2008). Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias. Educação e Sociedade, 29(103), 377-399.

Ocho o más autores (se deberán indicar los seis primeros, insertar puntos suspensivos y añadir el último autor)

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., Lima-Silva, T. B., Fooken, I., Dornelles, L. V., ... Ramos, A. C. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103

ANALES

Caporalini, J. B. (2005). O problema antropológico em O Nome da Rosa. In Anais da 4ª Jornada de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá (p. 200-213). Maringá, PR.

LIBROS

Bowman, A. K., & Woolf, G. (1998). Literacy and power in the ancient world. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Adorno, T. W. (2003). Educação e emancipação. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Ucko, P. (1995). Archaeological interpretation in a world context. In I. Hodder (Ed.), Theory in archaeology: a world perspective (p. 1-27). Londres, UK: Routledge.

TESIS

Santos, V. S. (2007). A mediação docente na educação para mídia (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

ARTÍCULO DE REVISTA

Chamberlin, J. Novotney, A. Packard, E., & Price, M. (2008, May). Enhancing worker well-being: Occupational health pschologists convene to share their research on work, stress, and health. Monitor on Psychology, 39(5), 26-29.

ARTÍCULO DE REVISTA ONLINE

Fiuza, G. (2015, Julho). Só a Grécia salva Dilma: Austeridade é o palavrão da moda. A Grécia deve € 26 milhões à Espanha, e a culpa é dos espanhóis. Época. Acessado em:  http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/guilherme-fiuza/noticia/2015/07/so-grecia-salva-dilma.html

ARTÍCULO DE PERIÓDICO ONLINE

Ninio, M. (2015, 6 de Agosto). Se partido não o escolher, Trump ameaça concorrer como independente. Folha de São Paulo. Acessado em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/08/1665601-se-nao-for-escolhido-trump-ameaca-concorrer-como-independente.shtml

Para instrucciones sobre otros casos de referencias de acuerdo con las normas de la APA, consulte el material “Normalización de Referencias: adaptación del manual de estilo de la American Psychological Association (APA) – 6a ed.”, publicado por el Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo: http://www.ip.usp.br/portal/images/biblioteca/normalizacao_referencias_APA_6_ed_vers%C3%A3o2013.pdf

Espaciado tras elementos de puntuación

Inserte un espacio tras

- comas, dos puntos y punto y coma.

- puntos que separen partes de una referencia citada.

- puntos subsiguientes a las iniciales en nombres propios (por ejemplo, J. R. Zhang).

Excepción: no inserte espacio tras puntos internos en abreviaciones (e.g., a.m., i.e.).

Punto final

Use punto final con

- iniciales de nombres (J. R. Smith).

- abreviaciones en latín (a.m., cf., i.e., vs.).

- abreviaciones de referencias (Vol. 1, 2ª ed., p. 6).

No use punto final con

- abreviaciones de nombre de estados (SP; MG; Maringá, PR) en lista de referencias.

- abreviaciones formadas por letras mayúsculas o acrónimos (APA, IBAMA, IBGE).

- direcciones de la web en el texto o en la lista de referencias (http://www.apa.org). En el texto, coloque el link entre paréntesis cuando posible o revise la sentencia a fin de evitar terminarla con un URL y sin puntuación.

- abreviaciones métricas y no-métricas (cd, cm, kg, lb, min, s).

Raya

Use la raya para indicar solamente una súbita interrupción en la continuidad de la sentencia. Su uso excesivo debilita la fluidez del contenido.

Comillas

Observe las siguientes instrucciones para los usos de comillas dobles además del caso de cita directa de una fuente externa.

Use comillas dobles

- para introducir una palabra o fr

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
    • URLs para as referências foram informadas quando possível.
    • O texto está em espaço entrelinhas 1,5; usa fonte Times New Roman de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras/tabelas estão inseridas no texto. As imagens e os elementos gráficos estão apresentados no interior do texto e em arquivo à parte, em formato JPG ou TIFF, em resolução 400 dpi, em escala de cinza.
    • O autor informou o seu nome e curriculum em, no máximo, três linhas, indicando a titulação, função e instituição (por extenso e sigla) a que está vinculado, bem como os grupos de pesquisa dos quais participa. Registrou, ainda, o endereço, telefone e e-mail, que serão divulgados pela revista.
    • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a revista.
    • Possuo titulação de doutor ou ao menos um dos autores do artigo possui tal titulação.
    • Para assegurar a avaliação cega por pares, não deverá ser citado o grupo de pesquisa envolvido na autoria do artigo.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais. 

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

 

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