<b>Análise energética da secagem de farelo de soja em secador rotativo indireto</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v28i2.1191
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i2.1191Palavras-chave:
farelo de soja, secagem, modelagem, energia, secador rotativoResumo
O farelo de soja é um produto importante do agronegócio brasileiro. A secagem do farelo de soja, uma das etapas da produção, é grande consumidora de energia e, normalmente, se realiza em um secador rotativo de aquecimento indireto. O estudo da secagem do farelo visando í redução de seu consumo de energia é importante para tornar esse produto competitivo. Assim, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento um modelo matemático, em regime estacionário, a fim de avaliar o consumo energético e a eficiência do processo. O modelo foi baseado em balanços de massa, de energia, equações constitutivas e empíricas. A validação do modelo foi feita a partir de dados operacionais de um secador rotativo de contato indireto da Cooperativa Agrícola Mourãoense (Coamo)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.