<b>Determinação e análise de isotermas de adsorção do corante azul 5G em leito fixo de carvão ativado</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i4.8239
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i4.8239Palavras-chave:
Adsorção, modelagem matemática, corante reativo azul 5G.Resumo
Visando o desenvolvimento de um processo de tratamento de efluentes têxteis, este trabalho teve por objetivo estudar o processo de adsorção do corante reativo azul 5G de um efluente sintético em carvão ativado. As isotermas de adsorção, com seus respectivos parâmetros ajustados, em sistema batelada foram obtidas para as temperaturas de 30, 40 e 60°C (com pH controlado na faixa de 6,0 a 8,0 e também com tempo de contato entre o sistema corante-carvão de 90 horas) segundo os modelos de Langmuir e Freundlich. A partir daí estes parâmetros foram colocados em função da temperatura, apresentando bons resultados frente aos dados experimentais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











