<b>Estudo da oxidação do limoneno utilizando catalisadores metaloporfirínicos com variação do sistema solvente/oxidante</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v26i1.1533
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v26i1.1533Palavras-chave:
metaloporfirinas, oxidação, limonenoResumo
Complexos tetrafenilporfirínicos de ferro, manganês e cobalto foram sintetizados, caracterizados e utilizados na oxidação do R-limoneno empregando-se diferentes solventes e doadores de oxigênio. Foram utilizados três solventes (acetato de etila, acetonitrila e diclorometano) e dois agentes doadores de oxigênio (hidroperóxido de terc-butila e hipoclorito de sódio) de acordo com planejamento de experimentos. Os sistemas propostos apresentaram altos valores para a conversão do limoneno com baixa seletividade a carvona/epóxidos. A conversão se mostrou fortemente dependente do agente oxidante utilizado e pouco influenciada pelo complexo metálico e solventeDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











