Comparando equações de regressão em dados de saúde
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2794Palavras-chave:
regressão linear múltipla, comparação de regressão, variáveis dummy em regressãoResumo
Em muitas situações, a variável resposta Y e o conjunto de variáveis regressoras são medidas em um conjunto composto de grupos distintos. O objetivo é o de examinar como os grupos diferem entre si pela relação entre Y e Xi, determinando se o conjunto de curvas de regressão são paralelas, ou se tem o intercepto comum ou se são idênticas. Foram utilizadas variáveis dummy para identificar os grupos no conjunto de dados. Kleinbaum et al. (1998), Krzanowski (1998), Neter, J., et al. (1996) e Seber, G. A. F. (1977) comparam várias equações de regressão pelo uso de modelos de regressão linear múltipla. Tal método fornece as mesmas informações que os obtidos com a análise de covariância e de variância. Esta metodologia foi aplicada aos dados de uma amostra de doadores do Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá no período de 1995 a 1996Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.