Seleção de variáveis categóricas utilizando análise de correspondência e análise <em>procrustes</em>
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3084Palavras-chave:
análise procrustes, análise de correspondência, seleção de variáveisResumo
A análise de correspondência é uma técnica da análise multivariada (em particular, um método de análise fatorial para variáveis categóricas) que permite obter uma representação gráfica através da distribuição dos scores das categorias de linhas e/ou colunas em um sistema de coordenadas. Krzanowski (1987) apresentou uma metodologia que combina a análise de componentes principais e a análise procrustes para determinar o quanto o novo subconjunto de variáveis representa a estrutura dos dados originais Esse trabalho tem como objetivo propor um procedimento que aplica a análise procrustes combinada com a análise de correspondência para encontrar um ranking de importância para as colunas (atributos) de uma tabela de contingência. Esse procedimento foi aplicado num exemplo de Krzanowski(1993) e algumas conclusões quanto ao comportamento do procedimento são apresentadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
