Termodinâmica, e não somente fí­sica térmica

Autores

  • Matilde Vicentini UNIVERSITÁ LA SAPIENZA

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3025

Palavras-chave:

termodinâmica, esquemas intuitivos, ensino de fí­sica

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta para o ensino de Termodinâmica que tem como ponto de partida as idéias intuitivas dos estudantes. A apresentação dos resultados de investigações sobre a compreensão e “enganos†dos estudantes nos leva a sugerir que caracterí­sticas de processo e tempo são componentes importantes para os esquemas intuitivos, claro que sem qualquer formalização. Assume-se, então, que o estado final de conhecimento poderia consistir na compreensão da Termodinâmica de processo de acordo com o desenvolvimento desse tema neste século. Um esquema de itinerário didático é apresentado. Uma lista de possí­veis assuntos para discussão conclui o artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matilde Vicentini, UNIVERSITÁ LA SAPIENZA

Downloads

Publicado

2008-05-14

Como Citar

Vicentini, M. (2008). Termodinâmica, e não somente fí­sica térmica. Acta Scientiarum. Technology, 21, 795–803. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3025

Edição

Seção

Fí­sica

 

0.8
2019CiteScore
 
 
36th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.8
2019CiteScore
 
 
36th percentile
Powered by  Scopus