Termodinâmica, e não somente física térmica
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3025Palavras-chave:
termodinâmica, esquemas intuitivos, ensino de físicaResumo
O presente artigo apresenta uma proposta para o ensino de Termodinâmica que tem como ponto de partida as idéias intuitivas dos estudantes. A apresentação dos resultados de investigações sobre a compreensão e “enganos†dos estudantes nos leva a sugerir que características de processo e tempo são componentes importantes para os esquemas intuitivos, claro que sem qualquer formalização. Assume-se, então, que o estado final de conhecimento poderia consistir na compreensão da Termodinâmica de processo de acordo com o desenvolvimento desse tema neste século. Um esquema de itinerário didático é apresentado. Uma lista de possíveis assuntos para discussão conclui o artigo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
