<b>Determinação de fosfato por eletrodos modificados com quitosana</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.7235
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.7235Palavras-chave:
Sensor, troca iônica, fosfatoResumo
A utilização de biomassas como membranas seletivas í espécies químicas em eletrodos modificados tem avançado muito nos últimos anos, com a quitosana sendo um material barato, versátil e disponível como modificador. Este trabalho descreve a construção de um eletrodo modificado com quitosana como um sensor aos íons fosfato. Foram estudadas diferentes metodologias de preparação desses eletrodos, sendo que o construído com microesferas de quitosana e trocador iônico nitrato foi o mais eficiente, com correlação acima de 0,99 e faixa linear de concentração de fosfato entre 5,1 x 10-5 a 1,3 x 10-3 mol L-1. Não há interferência significativa de íons iodeto e brometo, mas os íons cloreto apresentam pequena interferência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
