<b>Determinação de metais em corantes alimentícios artificiais</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i1.3218
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i1.3218Palavras-chave:
corantes alimentícios, metais pesados, contaminaçãoResumo
Em razão da grande utilização de corantes alimentícios artificiais nos mais diferentes produtos, o controle de qualidade se torna imprescindível. Um dos problemas que pode estar presente, nestes corantes, é o teor elevado de metais tóxicos em sua composição, provenientes da contaminação da síntese da matéria-prima ou do processo de manufatura. Neste trabalho, os corantes em solução foram caracterizados por espectrofotometria na região do visível e ultravioleta. Posteriormente, foram determinados os metais Pb, Cd, Al, Cr e As, em soluções aquo-alcóolicas de corantes artificiais, vendidas comercialmente. Foram encontrados todos metais pesados tóxicos estudados nas amostras de dois diferentes lotes de corantes, com alto coeficiente de variação, com o As excedendo os limites legais em um dos lotes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
