<b>Atividade e estabilidade operacional de lipase imobilizada em fosfato de zircônio na ausência e presença de polietilenoglicol</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v28i2.1173
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i2.1173Palavras-chave:
lipase, imobilização, fosfato de zircônio, polietilenoglicolResumo
No presente trabalho, diferentes procedimentos de imobilização foram avaliados: adição direta da lipase em fosfato de zircônio (ZrP) e adição simultânea de lipase e agente estabilizante (polietilenoglicol, MM-1500) no mesmo suporte. A seleção desse aditivo foi baseada na sua compatibilidade com a lipase de Candida rugosa, conforme dados obtidos anteriormente empregando silica de porosidade controlada como suporte. A metodologia de imobilização da lipase em ZrP na presença de PEG-1500 forneceu derivados imobilizados mais ativos (310,6 U mg-1) quando comparados com aqueles obtidos sem adição de PEG-1500 (162,8 U mg-1), proporcionando elevada recuperação da atividade oferecida na imobilização (88,7%). Nos testes catalíticos efetuados em meio orgânico (síntese de butirato de butila), foi também constatado um melhor desempenho dos derivados imobilizados obtidos na presença de PEG, em termos de atividade e estabilidade operacional. Esse resultado pode ser atribuído ao recobrimento da enzima pelo aditivo que provavelmente aumentou o acesso do substrato ao sítio ativo da enzimaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.