<b>Efeitos do nitrogênio sobre o milho cultivado em consórcio com <em>Brachiaria brizantha</em></b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i1.1916
Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos de doses de nitrogênio (N), aplicadas em cobertura do solo, sobre o estado nutricional e a produtividade de milho, bem como a biomassa e a composição mineral de Brachiaria brizantha cultivados em consórcio. Foram avaliadas cinco doses de N (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1), aplicadas em cobertura no consórcio, mais uma testemunha correspondente ao monocultivo do milho com a aplicação de 120 kg ha-1 de N. Aos 20 dias após a emergência (DAE) do milho foi feita à aplicação dos herbicidas (nicosulfuron e atrazine) visando minimizar a competição entre as espécies consorciadas, e aos 25 DAE realizou-se a adubação em cobertura. No milho foram avaliados os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e clorofila total, além do rendimento e peso de mil grãos. A biomassa e a composição mineral de B. brizantha foram avaliadas por ocasião da colheita do milho, aos 50 dias após a colheita (DAC) deste e 40 dias após o pastejo (DAP) da forrageira. Verificou-se aumento nos teores de clorofila total, N orgânico foliar, produção de grãos e peso de mil grãos de milho à medida que se elevaram as doses de N. Quando se aplicou a dose de 120 kg ha-1 de N no monocultivo e no consórcio, não se observou diferença entre estas características. O aumento das doses de N resultou em maior produção de forragem e de concentração de N orgânico na parte aérea de B. brizantha.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.